Antigo Testamento / Josué

Pecado de Acã e derrota em Hai.

Capítulo 7

1Os israelitas cometeram uma infidelidade violando o anátema, pois Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zaré, da tribo de Judá, apoderou-se do que era anátema; e a ira de Javé acendeu-se contra os israelitas.  2De Jericó, Josué mandou homens a Hai, que está perto de Bet-Áven, ao oriente de Betel, e lhes disse: “Subi para espiar o país”. Eles subiram e exploraram Hai. 3Retornando a Josué, disseram- -lhe: “Não é preciso que suba o povo todo, mas subam uns dois ou três mil homens e ataquem Hai. Não canseis ali todo o povo, pois eles são poucos”. 4Assim subiram lá uns três mil homens escolhidos dentre o povo, mas tiveram de fugir diante dos homens de Hai,  5que mataram cerca de trinta e seis e os perseguiram desde a porta da cidade até Sabarim e os derrotaram na descida. Por isso o coração do povo desfaleceu e se tornou como água.

 

Lamentação de Josué.

6Então Josué rasgou suas vestes, prostrou-se com o rosto em terra diante da arca de Javé até a tarde, tanto ele como os anciãos de Israel, e cobriram de pó suas cabeças. 7Josué disse: “Ah! Senhor Deus, por que fizestes este povo passar o Jordão, se era para nos entregar nas mãos dos amorreus e destruir-nos? Oxalá tivéssemos ficado do outro lado do Jordão! 8Oh! Senhor, que posso dizer depois que Israel voltou as costas aos inimigos? 9Os cananeus e todos os habitantes da terra saberão disso, eles nos cercarão e apagarão da terra nosso nome. Que fareis vós, então, por vosso glorioso nome?” 10Javé disse a Josué: “Levanta-te! Por que ficas assim prostrado com o rosto em terra? 11Israel pecou e transgrediu minha aliança que eu lhe prescrevi: tomaram do que era anátema, roubando e mentindo, e as esconderam em suas bagagens. 12Por isso, os israelitas não poderão enfrentar seus inimigos, mas voltarão as costas diante deles, porque eles próprios se tornaram anátemas. Não estarei mais convosco se não eliminardes o objeto do anátema que está no meio de vós. 13Levanta-te, santifica o povo e dize-lhe: Santificai-vos para amanhã, porque assim diz Javé, Deus de Israel: ‘Um anátema está no meio de ti, ó Israel; não poderás resistir diante de teus inimigos enquanto não tiverdes afastado de vosso meio o anátema’. 14Por isso, amanhã cedo vos apresentareis tribo por tribo; e a tribo que Javé designar pela sorte se apresentará clã por clã; e o clã que Javé designar pela sorte se apresentará família por família; e a família que Javé designar pela sorte se apresentará pessoa por pessoa. 15Aquele que for apontado pela sorte naquilo a que se refere o anátema será queimado com tudo quanto lhe pertence, porque transgrediu a aliança com Javé e porque cometeu uma infâmia em Israel”.

O culpado é descoberto.

16Josué levantou-se bem cedo e convocou Israel por tribos; foi sorteada a tribo de Judá. 17Depois mandou que se aproximassem os clãs de Judá, e foi sorteado o clã de Zaré. Mandou que se aproximasse o clã de Zaré por famílias, e foi sorteada a família de Zabdi. 18Fez com que se aproximasse a família deste, pessoa por pessoa, e foi sorteado Acã, filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zaré, da tribo de Judá.  19Disse então Josué a Acã: “Meu filho, dá glória a Javé, Deus de Israel, e rende-lhe homenagem! Dize-me o que fizeste, sem me esconder nada”.  20Acã respondeu a Josué: “É verdade, pequei contra Javé, Deus de Israel; foi isto que fiz:  21Vi entre os despojos um belo manto de Senaar, duzentos siclos de prata e uma barra de ouro de cinquenta siclos; cobicei-os e os peguei; estão escondidos no chão, no meio de minha tenda, e a prata está embaixo”.

Punição de Acã.

22Josué enviou mensageiros, que foram correndo à tenda, e de fato tudo estava lá escondido, e a prata embaixo. 23Tomaram o que estava na tenda e o levaram a Josué e a todos os israelitas, depondo-o diante de Javé. 24Então Josué, e todo o Israel com ele, tomou Acã, filho de Zaré, a prata, o manto e a barra de ouro, com seus filhos e filhas, seus bois, jumentos e ovelhas, sua tenda e tudo o que tinha e conduziu-os ao vale de Acor. 25Josué disse: “Por que trouxeste sobre nós a desgraça? Que Javé traga hoje a desgraça sobre ti”. Todo o Israel o apedrejou; e depois de os terem apedrejado, eles os queimaram. 26Levantaram sobre ele um grande monte de pedras que permanece até hoje. Então Javé se aplacou do ardor de sua ira. Por isso aquele lugar se chama até hoje vale de Acor.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital