Antigo Testamento / Josué

Terror dos reis amorreus e cananeus.

Capítulo 5

1Quando todos os reis dos amorreus, que habitavam além do Jordão, ao ocidente, e todos os reis cananeus, que habitavam junto ao mar, ouviram dizer que Javé tinha secado as águas do Jordão diante dos israelitas até que tivessem passado, desfaleceu-se o coração deles e perderam toda a coragem diante dos israelitas.

 

Circuncisão dos israelitas.

2Naquele tempo Javé disse a Josué: “Faze facas de pedra e torna a circuncidar pela segunda vez os israelitas”. 3Josué fez então facas de pedra e circuncidou os israelitas na colina de Aralot. 4Foi este o motivo por que Josué os circuncidou: todo o povo que tinha saído do Egito, os homens, todos os homens de guerra, já tinham morrido no deserto pelo caminho, depois que saíram do Egito. 5Todo o povo que saíra do Egito havia sido circuncidado, mas todo o povo nascido no deserto, durante a viagem, depois da saída do Egito, não estava circuncidado. 6Os israelitas tinham caminhado quarenta anos pelo deserto, até que se extinguiu toda a nação, isto é, os homens de guerra que haviam saído do Egito. Porque não obedeceram à palavra de Javé, a eles Javé jurou que não os deixaria ver a terra que Javé a seus pais havia jurado dar-nos: uma terra onde corre leite e mel. 7Mas em lugar deles suscitou seus filhos, que Josué circuncidou, pois eram incircuncisos, não tendo sido circuncidados durante a viagem.  8Quando toda a nação tinha sido circuncidada, ficaram no mesmo lugar no acampamento até sararem.  9Então Javé disse a Josué: “Hoje tirei de vós a desonra do Egito”. Assim, aquele lugar foi chamado Guilgal até hoje.

Primeira Páscoa em Canaã.Cessa o maná.

10Os israelitas acamparam em Guilgal e celebraram a Páscoa no dia quatorze do mês, à tarde, nas planícies de Jericó. 11No dia seguinte à Páscoa comeram dos produtos da terra, pão ázimo e trigo tostado. 12Um dia depois de terem comido dos frutos da terra cessou o maná. Os israelitas não tiveram mais o maná, mas comeram dos frutos da terra de Canaã naquele ano.

Visão de Josué.

13Estando Josué perto de Jericó, levantou os olhos e viu um homem em pé diante dele, tendo na mão uma espada desembainhada. Josué foi a seu encontro e perguntou-lhe: “És um dos nossos ou dos inimigos?” 14Respondeu: “Não! Eu sou o chefe do exército de Javé; cheguei agora mesmo”. Josué prostrou-se com o rosto em terra, adorou-o e lhe disse: “Que tem a dizer meu Senhor a seu servo?” 15O chefe do exército de Javé respondeu a Josué: “Tira as sandálias dos pés, pois o lugar em que estás é santo”. E Josué assim o fez.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital