Antigo Testamento / Josué

Josué envia exploradores.

Capítulo 2

1Josué, filho de Nun, mandou secretamente de Setim dois espiões, dizendo: “Ide e examinai o país e a cidade de Jericó”. Eles foram e entraram na casa de uma prostituta chamada Raab, e ali se hospedaram.  2Foi comunicado ao rei de Jericó: “Alguns israelitas chegaram aqui esta noite para explorar o país”. 3Então o rei de Jericó mandou dizer a Raab: “Põe para fora os homens que vieram ter contigo e entraram em tua casa, pois vieram para explorar todo o país”. 4Mas a mulher levou os dois homens a um esconderijo e depois disse: “Sim, vieram a mim uns homens, mas eu não sabia de onde eram;  5quando ia ser fechada a porta da cidade, sendo já escuro, eles partiram, e não sei para onde foram; persegui-os depressa que os alcançareis”. 6Mas ela os fizera subir ao terraço e os escondera entre os feixes de linho que ali tinha empilhado. 7Os homens foram atrás deles pela estrada do Jordão, em direção dos vaus; e logo que saíram os que os perseguiam, a porta da cidade foi fechada.

 

O pacto com Raab.

8Antes que os espiões se deitassem, Raab subiu ao terraço até eles 9e lhes disse: “Sei que Javé vos deu esta terra, porque o medo de vós nos invadiu e todos os habitantes tremem diante de vós. 10Ouvimos dizer como Javé secou diante de vós as águas do mar Vermelho, quando saíeis do Egito; e o que fizestes do outro lado do Jordão aos dois reis dos amorreus, Seon e Og, votando-os ao extermínio. 11Tendo ouvido isto, nosso coração desfaleceu e em ninguém mais há ânimo algum por causa de vós, porque Javé, vosso Deus, é Deus lá no alto do céu e aqui embaixo na terra. 12Agora, pois, vos peço: jurai-me por Javé que, assim como vos tratei com bondade, também vós tratareis com bondade a casa de meu pai; e dai-me um sinal seguro 13de que preservareis a vida de meu pai, de minha mãe, de meus irmãos e de minhas irmãs e de todos os que lhes pertencem, livrando-nos da morte”. 14Os homens responderam-lhe: “Estamos prontos a dar nossa vida por vós, contanto que não reveles o que estamos fazendo; e quando Javé nos der esta terra, nós te trataremos com bondade e lealdade”.

Volta dos exploradores.

15Então ela os fez descer pela janela com uma corda, porque sua casa era pegada aos muros e ela morava sobre os muros. 16E disse-lhes: “Ide em direção à montanha, para que não vos encontrem os que vos procuram, e ficai ali escondidos três dias, até que eles voltem, e depois segui vosso caminho”. 17Os homens disseram-lhe: “Assim cumpriremos este juramento que nos fizeste prestar: 18quando entrarmos no país, amarrarás este cordão de fio escarlate à janela pela qual nos fizeste descer e reunirás em casa contigo teu pai, tua mãe, teus irmãos e toda a família de teu pai. 19Todo aquele que sair para fora da porta de tua casa será responsável por sua morte, e nós seremos inocentes; mas se alguém tocar qualquer um que estiver contigo em tua casa, seremos nós os responsáveis. 20Se revelares esta nossa missão, ficaremos desobrigados do juramento que nos fizeste prestar”. 21Ela respondeu: “Seja como dizeis”. Ela os despediu e eles partiram. Ela atou à janela o cordão de fio escarlate. 22Partiram, pois, e chegaram ao monte, onde ficaram três dias, até que voltaram seus perseguidores, os quais os procuraram por todo o caminho, mas não os encontraram. 23Então os dois homens voltaram, desceram do monte, atravessaram o Jordão e vieram a Josué, filho de Nun, a quem narraram tudo o que lhes tinha acontecido. 24Disseram a Josué: “Certamente Javé, nosso Deus, entregou toda essa terra em nossas mãos, e todos os seus habitantes estão apavorados diante de nós”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital