Antigo Testamento / Josué

Território das outras tribos.

Capítulo 18

1Reuniu-se em Silo toda a comunidade dos israelitas e lá foi armada a tenda da reunião. O país havia sido dominado por eles.  2Mas entre os israelitas restavam sete tribos que não haviam recebido suas possessões. 3Josué disse aos israelitas: “Até quando tardareis a ocupar a terra que vos deu Javé, Deus de vossos pais? 4Escolhei três homens de cada tribo, para que eu os envie a percorrer o país; farão uma descrição dele, com vistas à distribuição a ser feita, e voltarão para junto de mim. 5Eles o dividirão em sete partes; Judá ficará em seu território ao sul, e a casa de José em seu território ao norte. 6Fazei, pois, uma descrição do país em sete partes e trazei-a a mim; eu farei o sorteio para vós aqui diante de Javé, nosso Deus. 7Os levitas não devem possuir nenhuma porção no meio de vós, já que sua herança é o sacerdócio de Javé; e quanto a Gad, a Rúben e à meia tribo de Manassés, já receberam sua parte além do Jordão, ao oriente, dada a eles por Moisés, servo de Javé”. 8Aqueles homens se levantaram e partiram; aos que iam fazer a descrição do país, Josué deu esta ordem: “Ide, percorrei o país e descrevei-o; depois voltai a mim, e eu farei o sorteio para vós aqui diante de Javé, em Silo”. 9Partiram, pois, percorreram o país e o descreveram por cidades em sete partes, num livro, e voltaram a Josué no acampamento em Silo. 10Josué fez o sorteio para eles em Silo, na presença de Javé, e fez a divisão do país entre os israelitas, segundo suas partes.

 

Benjamim.

11A sorte caiu primeiro sobre a tribo dos filhos de Benjamim, segundo suas famílias; coube a eles o território situado entre os filhos de Judá e os filhos de José. 12Ao norte, sua fronteira partia do Jordão e subia pela encosta ao norte de Jericó, depois galgava a montanha rumo ao oeste e terminava no deserto de Bet-Áven. 13Daí a fronteira passava por Luza, isto é, na encosta ao sul de Luza, que é Betel. Descia para Atarot-Adar no monte que está ao sul de Bet-Horon-Inferior. 14Depois a fronteira dobrava para o oeste, pelo lado sul do monte que se encontra diante de Bet-Horon, e terminava em Cariat-Baal, que é Cariat-Iarim, cidade dos filhos de Judá; este era o lado ocidental. 15Pelo lado sul, a fronteira partia da extremidade de Cariat-Iarim e se prolongava até Jim, chegando à fonte das águas de Neftoa.16Depois descia para a extremidade do monte, que está defronte do vale de Ben-Enom, ao norte da planície dos refaítas; depois descia pelo vale de Enom para a encosta sul dos jebuseus e continuava descendo até En-Roguel. 17Daí dobrava para o norte e chegava a En-Sames, continuava até Gelilot, que está defronte da subida de Adomim, para descer à rocha de Boen, filho de Rúben. 18Passava pela vertente setentrional, diante da Arabá em direção ao norte, e descia para a Arabá; 19em seguida passava pelo lado norte de Bet-Hegla e terminava na ponta setentrional do mar Salgado, na extremidade meridional do Jordão. Esta era a fronteira ao sul. 20No lado oriental, o Jordão constituía a fronteira. Esta foi a possessão dos filhos de Benjamim, segundo suas famílias, com suas fronteiras de todos os lados. 21As cidades da tribo dos filhos de Benjamim, segundo suas famílias, eram Jericó, Bet-Hegla, Amec-Casis, 22Bet-Arabá, Samaraim, Betel, 23Avim, Fara, Efra, 24Cafar-Emona, Ofni, Gaba: doze cidades e suas aldeias. 25Gabaon, Ramá, Berot, 26Masfa, Cafira, Mosa, 27Recém, Jarafel, Tarala, 28Sela, Elef, Jebus – que é Jerusalém –, Gabaá e Cariat: quatorze cidades com suas vilas. Esta foi a possessão dos filhos de Benjamim, segundo suas famílias.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital