Antigo Testamento / Josué

Manassés.

Capítulo 17

1Esta foi a parte que coube por sorte à tribo de Manassés, pois era o primogênito de José. A Maquir, primogênito de Manassés e pai de Galaad, por ser homem de guerra, coube Galaad e Basã.  2Foi sorteada também uma parte aos outros filhos de Manassés, segundo suas famílias: aos filhos de Abiezer, aos filhos de Helec, aos filhos de Esriel, aos filhos de Sequem, aos filhos de Héfer e aos filhos de Semida. Esses eram os filhos homens de Manassés, filho de José, segundo suas famílias. 3Porém Salfaad, filho de Héfer, filho de Galaad, filho de Maquir, filho de Manassés, não teve filhos, mas só filhas, que se chamavam Maala, Noa, Hegla, Melca e Tersa. 4Elas se apresentaram ao sacerdote Eleazar, a Josué, filho de Nun, e aos chefes e disseram: “Javé ordenou a Moisés que nos desse uma herança no meio de nossos irmãos”. Então, segundo a ordem de Javé, foi-lhes dada uma herança no meio dos irmãos de seu pai.  5Dessa maneira, Manassés obteve dez partes além do território de Galaad e de Basã, do outro lado do Jordão, 6porque as filhas de Manassés conseguiram uma herança no meio dos filhos dele. O país de Galaad ficou para os outros filhos de Manassés. 7A fronteira de Manassés se estendia de Aser a Macmetat, que se acha em frente de Siquém, e seguia pela direita até Jasib En-Tafua.  8A região de Tafua pertencia a Manassés, ao passo que Tafua, nos confins de Manassés, era dos filhos de Efraim. 9Depois a fronteira descia para a torrente de Caná; ao sul da torrente havia cidades de Efraim no meio das cidades de Manassés. A fronteira de Manassés passava ao norte da torrente e terminava no mar. 10Assim, o território ao sul pertencia a Efraim e aquele ao norte a Manassés, tendo o mar por limite; ao norte confinavam com Aser e ao oriente com Issacar. 11Manassés possuía também, nos territórios de Issacar e de Aser: Betsã e suas vilas, Jeblaam e suas vilas, os habitantes de Dor e
suas vilas, os habitantes de En-Dor
e suas vilas, os habitantes de Tanac e suas vilas, os habitantes de Meguido
e suas vilas: três províncias.
12Mas como os filhos de Manassés não puderam tomar posse dessas cidades, os cananeus conseguiram permanecer nessa região.
13Quando, porém, os israelitas se tornaram mais fortes, submeteram os cananeus a trabalhos forçados, mas não os expulsaram totalmente. 

Pretensões dos filhos de José. 

14Os descendentes de José disseram a Josué: “Por que me deste em herança apenas uma parte, uma só porção, quando sou um povo numeroso, tendo Javé me abençoado tanto?”15Respondeu-lhes Josué: “Se és um povo numeroso, sobe à floresta e desmata-a à vontade na terra dos ferezeus e dos refaítas, visto que para ti é muito pequena a montanha de Efraim”. 16Os descendentes de José responderam: “Não nos basta a montanha; e todos os cananeus que habitam na planície têm carros de ferro, tanto os que estão em Betsã e suas vilas, como os do vale de Jezrael”. 17Josué replicou à casa de José – a Efraim e a Manassés –: “Tu és um povo numeroso, e grande é tua força; não terás uma parte apenas, 18pois a montanha será tua. Embora seja uma floresta, tu a desmatarás e será tua em toda a sua extensão, porque expulsarás dela os cananeus, não obstante possuam carros de ferro e sejam fortes”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital