Antigo Testamento / Josué

Josué sucede a Moisés.

Capítulo 1

1Após a morte de Moisés, servo de Javé, disse Javé a Josué, filho de Nun, e assistente de Moisés:  2“Meu servo Moisés morreu; agora levanta-te, atravessa o Jordão tu e todo este povo, em direção à terra que eu dou aos israelitas 3Eu vos dou todo o território em que puserdes os pés, conforme prometi a Moisés. 4Desde o deserto e o Líbano até o grande rio, o Eufrates, toda a terra dos heteus até o grande mar, onde se põe o sol, será vosso território. 5Ninguém te poderá resistir em todos os dias de tua vida; estarei contigo como estive com Moisés; não te deixarei nem te abandonarei. 6Sê forte e corajoso, porque farás este povo herdar a terra que a seus pais jurei dar-lhes. 7Somente sê forte e muito valente, procurando agir conforme toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu; não te desvies dela nem para a direita, nem para a esquerda, para teres bom êxito em todos os teus empreendimentos. 8Não se afaste de tua boca este livro da Lei, mas medita-o dia e noite, procurando agir em conformidade com tudo o que nele está prescrito, e assim serás feliz em teus empreendimentos e serás bem sucedido. 9Não sou eu que te mando ser forte e corajoso? Não temas nem te apavores, pois Javé, teu Deus, estará contigo aonde quer que fores”.


Preparativos para a passagem do Jordão.

10Josué ordenou aos oficiais do povo: 11“Passai pelo meio do acampamento e dai esta ordem ao povo: ‘Preparai provisões, pois daqui a três dias atravessareis este Jordão, para tomar posse da terra que Javé, vosso Deus, vos dá como herança’”. 12E às tribos de Rúben, de Gad e à meia tribo de Manassés Josué disse: 13“Lembrai-vos do que vos ordenou Moisés, servo de Javé, dizendo: ‘Javé, vosso Deus, vos concedeu repouso e vos deu esta terra’. 14Vossas mulheres, vossos filhos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; mas vós todos, que sois fortes e valorosos, passareis armados na frente de vossos irmãos e os ajudareis, 15até que Javé conceda descanso a vossos irmãos, como a vós, e eles também tomem posse da terra que Javé, vosso Deus, lhes dá. Então podereis voltar à terra que vos pertence e que vos foi dada por Moisés, servo de Javé, deste lado do Jordão, onde nasce o sol”. 16Eles responderam a Josué: “Faremos tudo o que nos ordenaste e iremos aonde quer que nos mandes. 17Assim como em tudo obedecemos a Moisés, assim também obedeceremos a ti; somente que Javé, teu Deus, esteja contigo, como esteve com Moisés.  18Todo aquele que for rebelde a tuas ordens e não obedecer a tuas palavras em tudo quanto lhe ordenares será morto. Somente sê forte e corajoso”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital