36

Antigo Testamento / Jeremias

Redação dos escritos de Jeremias.

Capítulo 36

1No quarto ano de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, foi dirigida a Jeremias da parte de Javé esta palavra: 2“Toma um rolo e escreve nele todas as coisas que eu te disse a respeito de Jerusalém, de Judá e de todas as nações, desde quando comecei a falar-te, no tempo de Josias até hoje. 3Talvez os da casa de Judá, ouvindo todo o mal que me proponho fazer-lhes, abandonarão cada qual sua má conduta e então perdoarei sua iniquidade e seus pecados”.
4Jeremias chamou Baruc, filho de Nerias, e Baruc escreveu num rolo, enquanto Jeremias ia ditando, todas as palavras que Javé lhe havia dirigido. 5Depois, Jeremias ordenou a Baruc: “Eu estou impedido, não posso ir ao templo de Javé. 6Mas tu irás, para ler, do rolo que escreveste enquanto eu ditava, as palavras de Javé, fazendo o povo ouvi-las no templo de Javé, no dia de jejum; e as lerás também diante de todos os judeus que vieram de suas cidades. 7Talvez apresentem suas súplicas a Javé e se convertam cada qual de sua má conduta, porque grande é a ira e o furor que Javé ameaçou contra este povo”. 8Talvez apresentem suas súplicas a Javé e se convertam cada qual de sua má conduta, porque grande é a ira e o furor que Javé ameaçou contra este povo”. 9No quinto ano de Joaquim, filho de Josias, rei de Judá, no nono mês, foi proclamado um jejum diante de Javé para todo o povo de Jerusalém e para todo o povo que tinha vindo das cidades de Judá a Jerusalém. 10Baruc, portanto, leu no livro, para todo o povo ouvir, as palavras de Jeremias, no templo de Javé, na sala de Gamarias, filho de Safã, o escriba, no pátio superior perto da entrada da porta Nova do templo de Javé. 11Miqueias, filho de Gamarias, filho de Safã, ouviu todas as palavras de Javé lidas no livro. 12Ele desceu ao palácio, à sala do escriba; lá estavam reunidos em sessão todos os ministros: Elisama, o escriba; Delaías, filho de Semeías; Elnatã, filho de Acobor; Gamarias, filho de Safã; Sedecias, filho de Hananias, junto com todos os outros ministros. 13Miqueias referiu-lhes todas as palavras que tinha ouvido, quando Baruc lia no livro para o povo ouvir. 14Então todos os chefes enviaram Judi, filho de Natanias, filho de Selemias, filho do etíope, para dizer a Baruc: “Toma nas mãos o rolo que estavas lendo em voz alta ao povo e vem”.
Baruc, filho de Nerias, tomou o rolo nas mãos e foi até eles.
15E eles lhe disseram: “Senta-te e lê para nós”. Baruc leu diante deles. 16Quando ouviram todas aquelas palavras, tiveram medo e disseram uns aos outros: “Devemos sem falta comunicar ao rei todas estas palavras”. 17Depois perguntaram a Baruc: “Dize-nos, como fizeste para escrever todas estas palavras?”. 18Baruc respondeu: “Jeremias ia ditando oralmente todas estas palavras e eu as ia escrevendo no livro com tinta”. 19Os chefes disseram a Baruc: “Vai e esconde-te, tu e Jeremias; que ninguém saiba onde estais”. 20Depois eles foram ter com o rei no apartamento interno, após ter reposto o rolo na sala de Elisama, o escriba, e referiram ao rei todas estas coisas. 21Então o rei mandou Judi trazer o rolo. Ele o tomou da sala de Elisama, o escriba, e o leu diante do rei e de todos os chefes que estavam junto com o rei. 22O rei estava sentado no palácio de inverno – era o nono mês – com um braseiro aceso a sua frente. 23Ora, cada vez que Judi tinha lido três ou quatro colunas, o rei as cortava com a faca do escriba e as lançava no braseiro, até que foi consumido o rolo inteiro no fogo do braseiro. 24O rei e todos os seus servos não tremeram nem rasgaram as vestes ao ouvir todas aquelas palavras. 25No entanto Elnatã, Delaías e Gamarias tinham suplicado ao rei que não queimasse o rolo, mas ele não os atendeu. 26Antes, ordenou a Jaramiel, filho do rei, a Seraías, filho de Azriel e a Selemias, filho de Abdeel, que prendessem Baruc, o escriba, e o profeta Jeremias, mas Javé os tinha escondido. 27Depois que o rei queimou o rolo com as palavras que Baruc tinha escrito, enquanto Jeremias ia ditando, esta palavra de Javé foi dirigida a Jeremias: 28“Toma um outro rolo e escreve nele todas as palavras de antes, que estavam no primeiro rolo, queimado por Joaquim, rei de Judá. 29E contra Joaquim, rei de Judá, tu dirás: Assim fala Javé: Queimaste este rolo, dizendo: Por que escreveste estas palavras: Virá sem falta o rei de Babilônia devastar este país e fazer desaparecer dele homens e animais? 30Por isso, assim fala Javé contra Joaquim, rei de Judá: Ele não terá um herdeiro no trono de Davi; seu cadáver será exposto ao calor do dia e ao frio da noite. 31Eu punirei a ele, sua descendência e seus servos por suas iniquidades e mandarei sobre eles, sobre os habitantes de Jerusalém e sobre os homens de Judá, todo o mal com que os ameacei, sem que me tenham prestado ouvido”. 32Jeremias tomou um outro rolo e o entregou a Baruc, filho de Nerias, o escriba, o qual escreveu nele, enquanto Jeremias ditava, todas as palavras do livro que Joaquim, rei de Judá, tinha queimado; além disso foram acrescentadas muitas palavras semelhantes àquelas.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital