Antigo Testamento / Jeremias

Nova promessa de restauração.

Capítulo 33

1A palavra de Javé foi dirigida uma segunda vez a Jeremias, enquanto ainda estava preso no pátio da guarda: 2“Assim fala Javé, que fez a terra e a formou para torná-la estável – seu nome é Javé: 3Invoca-me, e eu te responderei e te anunciarei coisas grandes e inacessíveis, que não conheces. 4Porque assim fala Javé, o Deus de Israel, a respeito das casas desta cidade e das casas dos reis de Judá, que serão destruídas diante dos aterros para o assalto 5e das armas dos caldeus, vindos para combater e enchê-las com os cadáveres dos homens que abaterei em minha ira e em meu furor, porque escondi o rosto, afastando-o desta cidade por causa de toda a sua maldade: 6Eu lhes trarei remédio e saúde; eu os curarei e lhes revelarei as riquezas da paz e da segurança. 7Mudarei a sorte de Judá e a sorte de Israel e os restabelecerei como no princípio. 8Eu os purificarei de toda iniquidade com que pecaram contra mim e perdoarei todas as iniquidades com que pecaram e se revoltaram contra mim. 9Isto será para mim motivo de alegria, de louvor e de glória diante de todas as nações da terra, quando souberem todo o bem que eu lhes faço; sentirão temor e tremor por todo o bem e por toda a paz que lhes concederei”. 10Assim fala Javé: “Neste lugar, do qual dizeis: Ele está deserto, sem homens e sem animais; nas cidades de Judá e nas ruas de Jerusalém, que estão desoladas, sem homens, sem habitantes e sem animais se ouvirão ainda 11gritos de festa e gritos de alegria, a voz do esposo e da esposa e o canto daqueles que dirão, ao levarem sacrifícios de agradecimento ao templo de Javé: ‘Louvai a Javé dos exércitos, porque é bom, porque eterno é seu amor’. Porque restabelecerei a sorte deste país como era no começo, diz Javé”. 12Assim fala Javé dos exércitos: “Neste lugar desolado, sem homens e sem animais, e em todas as suas cidades haverá ainda moradas de pastores que farão repousar os rebanhos. 13Nas cidades da região montanhosa, nas cidades da planície, nas cidades do Negueb, na terra de Benjamim, nos arredores de Jerusalém e nas cidades de Judá passarão ainda as ovelhas sob a mão de quem as conta, diz Javé”.

O reino messiânico.

14Eis que virão dias – oráculo de Javé – nos quais realizarei a promessa de felicidade que fiz à casa de Israel e à casa de Judá. 15Naqueles dias e naquele tempo farei germinar para Davi um germe de justiça; ele exercerá o direito e a justiça sobre a terra. 16Naqueles dias Judá será salvo e Jerusalém viverá com segurança. Assim será chamada a cidade: “Javé-nossa-justiça”. 17Pois assim fala Javé: “Jamais faltará a Davi um descendente que se sente no trono da casa de Israel; 18e aos sacerdotes levitas nunca faltará quem esteja diante de mim para oferecer holocaustos, para queimar incenso em oferta e realizar sacrifícios todos os dias”. 19Depois foi dirigida a Jeremias esta palavra de Javé 20“Assim fala Javé: Se podeis quebrar minha aliança com o dia e minha aliança com a noite, de modo que não haja mais dia e noite em seu tempo, 21assim será quebrada também minha aliança com Davi, meu servo, de modo que não tenha um filho que reine sobre seu trono, e aquela com os levitas sacerdotes que me servem. 22Assim como não se pode contar a milícia do céu, nem calcular a areia do mar, assim multiplicarei a descendência de Davi, meu servo, e os levitas que me servem”. 23Foi dirigida a Jeremias esta palavra de Javé: 24“Não observaste o que este povo está dizendo: ‘Javé rejeitou as duas famílias que tinha escolhido!’ E assim desprezam meu povo como se não fosse mais uma nação a seus olhos?” 25Assim fala Javé: “Se não persiste mais minha aliança com o dia e com a noite, se não estabeleci as leis do céu e da terra, 26neste caso poderei rejeitar a descendência de Jacó e de Davi, meu servo, de modo a não mais tomar de seus descendentes os que governarão sobre a descendência de Abraão, de Isaac e de Jacó. Pois eu mudarei sua sorte e terei piedade deles”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital