Antigo Testamento / Jeremias

Embaixada de Sedecias.

Capítulo 21

1Palavra que foi dirigida a Jeremias por Javé, quando o rei Sedecias lhe mandou Fassur, filho de Melquias, e o sacerdote Sofonias, filho de Maasias, para dizer-lhe: 2“Consulta Javé por nós, porque Nabucodonosor, rei de Babilônia, nos faz guerra; quem sabe, Javé realizará a nosso proveito algum de seus prodígios, de modo que ele se afaste de nós?”

Resposta do profeta.

3Jeremias respondeu-lhes: “Direis a Sedecias: 4Assim fala Javé, o Deus de Israel: Eis que farei reentrar as armas de guerra, que estão em vossas mãos, com as quais combateis o rei de Babilônia e os caldeus que vos sitiam: do exterior dos muros eu os reunirei no centro desta cidade 5Eu mesmo combaterei contra vós com mão estendida e com braço poderoso, com ira, furor e grande indignação. 6Ferirei os habitantes desta cidade, homens e animais; eles morrerão de uma peste violenta. 7Depois disso – oráculo de Javé – eu entregarei Sedecias, rei de Judá, seus ministros, o povo e os que nesta cidade sobreviverem à peste, à espada e à fome, ao poder de Nabucodonosor, rei de Babilônia, ao poder de seus inimigos e ao poder daqueles que atentam contra sua vida. Ele os passará a fio de espada; não terá piedade deles, não os perdoará nem terá misericórdia”.

Ao povo.

8E a este povo dirás: “Assim fala Javé: Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte. 9Quem ficar nesta cidade morrerá pela espada, pela fome e pela peste; quem sair e se entregar aos caldeus que vos sitiam viverá e terá como seu despojo a própria vida. 10Porque eu virei o rosto contra esta cidade para seu dano e não para seu bem – oráculo de Javé. Ela será entregue nas mãos do rei de Babilônia, o qual a queimará com o fogo”.

À família real.

11À casa do rei de Judá dirás:
“Escutai a palavra de Javé!
12Casa de Davi, assim fala Javé:
Administrai a justiça toda manhã
e livrai o oprimido da mão do opressor,
senão minha ira arderá como fogo,
ela se acenderá e ninguém poderá apagá-la,
por causa da maldade de vossas ações.
13Eis-me contra ti,
ó habitante do vale, rocha na planície
– oráculo de Javé.
Vós que dizeis: Quem descerá contra nós?
Quem entrará em nossas moradas?
14Eu vos punirei como merecem vossas obras
– oráculo de Javé –
e acenderei em sua floresta um fogo
que devorará todos os seus arredores”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital