Antigo Testamento / II Samuel

Profecia de Natã.

Capítulo 7

1Aconteceu que, quando o rei já morava em seu palácio, depois que Javé lhe havia dado descanso de todos os seus inimigos em redor, 2o rei disse ao profeta Natã: “Vê: eu moro num palácio de cedro, ao passo que a arca de Deus se acha debaixo de uma tenda”.3Respondeu-lhe Natã: “Vai, faze tudo o que tens em mente, porque Javé está contigo”.4Mas naquela mesma noite a palavra de Javé foi dirigida a Natã, dizendo: 5Vai e dize a meu servo Davi: Assim fala Javé: És tu que vais edificar uma casa para minha morada? 6Não morei em casa alguma desde o dia em que tirei do Egito os filhos de Israel até hoje, mas andei errante sob uma tenda, um tabernáculo. 7Em todo lugar por onde tenho andado com todos os filhos de Israel, acaso falei uma palavra a algum dos juízes de Israel, que eu mandei apascentar meu povo, para dizer: ‘Por que não me edificais uma casa de cedro?’ 8Agora, pois, assim dirás a meu servo Davi: Assim fala Javé dos exércitos: Eu te tirei das pastagens, do pastoreio das ovelhas, para seres príncipe de meu povo Israel; 9estive contigo em toda parte por onde andaste e exterminei todos os teus inimigos diante de ti; engrandecerei teu nome como o nome dos grandes da terra. 10Prepararei um lugar para meu povo Israel; aí o plantarei para que more em sua casa e não seja mais incomodado, e os malvados não continuem a oprimi-lo como no passado, 11desde o dia em que constituí juízes sobre Israel, meu povo. Eu te darei descanso de todos os teus inimigos. E Javé te anuncia que ele te fará uma casa. 12Quando teus dias se tiverem completado e tu adormeceres com teus pais, farei surgir depois de ti um descendente teu, que sairá de ti, e tornarei estável seu reino.13É ele que edificará uma casa a meu nome, e eu estabelecerei para sempre seu trono real.14Eu serei para ele um pai, e ele será para mim um filho. Se ele fizer o mal, eu o castigarei com vara de homens e com açoites de filhos de homens, 15mas minha misericórdia não se apartará dele, como a retirei de Saul, a quem expulsei de diante de tua presença. 16Tua casa e teu reino serão firmes para sempre diante de mim, e teu trono será estável para sempre”.17Natã falou a Davi segundo todas estas palavras e de acordo com toda esta visão.

Davi agradece a Deus.

18Então o rei Davi entrou, sentou-se diante de Javé e disse: “Quem sou eu, Senhor Javé, e o que é minha casa, para me terdes feito chegar até aqui? 19Mas isso ainda pareceu pouco a vossos olhos, Senhor Javé, pois estendestes vossas promessas à casa de vosso servo para um futuro distante! É assim que fazeis com os seres humanos, Senhor Javé? 20Que mais Davi poderia dizer-vos? Pois vós, Senhor Javé, bem conheceis vosso servo! 21Por causa de vossa palavra e segundo vosso coração realizastes todas essas grandes coisas, para manifestá-las a vosso servo. 22Por isso, ó Senhor Javé, vós sois grande, porque não há ninguém igual a vós, nem existe Deus além de vós, conforme tudo o que ouvimos com nossos ouvidos. 23Que outra nação há na terra igual a vosso povo Israel, que Deus veio resgatar para torná-lo seu povo, para dar-lhe um nome e realizar em seu favor coisas grandes e obras tremendas para vossa terra, por amor de vosso povo que resgatastes para vós do Egito, das nações e de seus deuses? 24Estabelecestes vosso povo Israel para ser vosso povo para sempre; e vós, ó Javé, vos tornastes seu Deus. 25Agora, pois, Javé Deus, confirmai para sempre a palavra que pronunciastes acerca de vosso servo e de sua casa e fazei como dissestes. 26Que seja engrandecido vosso nome para sempre, e se diga: ‘Javé dos exércitos é Deus sobre Israel’; e que a casa de vosso servo Davi seja estável diante de vós. 27Porque vós, Javé dos exércitos, Deus de Israel, fizestes uma revelação aos ouvidos de vosso servo, dizendo: ‘Eu te edificarei uma casa’. Por isso vosso servo se animou a dirigir-vos esta prece. 28Sim, Senhor Javé, vós sois Deus, e vossas palavras são verdade, e prometestes este bem a vosso servo. 29E agora dignai-vos abençoar a casa de vosso servo, para que permaneça para sempre diante de vós; já que vós, Senhor Javé, o prometestes, e com vossa bênção a casa de vosso servo será bendita eternamente”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital