Antigo Testamento / II Samuel

Isbaal é morto.

Capítulo 4

1Quando Isbaal, filho de Saul, soube que Abner tinha sido morto em Hebron, perdeu o ânimo, e todo o Israel ficou atemorizado. 2Ora, o filho de Saul tinha dois homens que chefiavam bandos armados, um chamado Baana e o outro Recab, ambos filhos de Remon de Berot, da tribo de Benjamim, pois também Berot é considerada parte de Benjamim. 3Os berotitas fugiram para Getaim, onde moram como forasteiros até hoje. 4Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos dois pés. Estava com cinco anos, quando chegou de Jezrael a notícia da morte de Saul e de Jônatas. Sua ama o tomou e fugiu com ele, mas na fuga precipitada o menino caiu e ficou coxo; seu nome era Meribaal. 5Recab e Baana, filhos de Remon, o berotita, foram e chegaram no calor do meio-dia à casa de Isbaal, que estava dormindo a sesta. 6Entraram no interior da casa, como para apanhar trigo, e o feriram no ventre; e Recab e Baana, seu irmão, fugiram. 7Quando entraram na casa, Isbaal dormia sobre seu leito, em seu quarto; eles o feriram mortalmente e o decapitaram. Depois tomaram a cabeça e caminharam a noite toda pela estrada da Arabá.

Davi manda matar os homicidas.

8Levaram a Davi, em Hebron, a cabeça de Isbaal e disseram ao rei: “Eis a cabeça de Isbaal, filho de Saul, teu inimigo, que procurava matar-te. Assim Javé concedeu hoje a meu senhor, o rei, vingança contra Saul e sua descendência”. 9Em resposta, disse Davi a Recab e a Baana, seu irmão, filhos de Remon, o berotita: “Pela vida de Javé, que me livrou de toda angústia!10Quando veio aquele que me anunciou a morte de Saul, pensando trazer-me uma boa notícia, mandei prendê-lo e matá-lo em Siceleg, para recompensá-lo pela boa nova.11Quanto mais agora que homens malvados assassinaram um homem justo em sua casa e sobre seu leito, não deverei pedir conta de seu sangue derramado por vossas mãos e exterminar-vos da terra?” 12Davi ordenou a seus servos que os matassem; cortaram-lhes as mãos e os pés e os suspenderam junto ao açude de Hebron. Depois tomaram a cabeça de Isbaal e a sepultaram no sepulcro de Abner em Hebron.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital