Antigo Testamento / II Samuel

Reparação feita aos gabaonitas.

Capítulo 21

1No tempo de Davi houve fome durante três anos consecutivos. Davi consultou a Javé, e Javé lhe disse: “É por causa de Saul e de sua casa sanguinária, porque ele matou os
gabaonitas”.
2Então o rei chamou
os gabaonitas e conversou com eles. Os gabaonitas não eram israelitas, mas sim um resto dos amorreus, aos quais os israelitas se haviam ligado com juramento, mas Saul, em seu zelo pelos filhos de Israel e de Judá, tinha procurado exterminá-los.
3Davi perguntou aos gabaonitas: “Que devo fazer por vós e que reparação vos darei, para que possais abençoar a herança de Javé?” 4Responderam os gabaonitas: “Nós não temos questão com Saul nem com sua família por causa de prata ou de ouro, nem queremos que morra alguém em Israel”. Davi lhes disse: “Farei por vós o que me pedirdes”. 5Responderam eles ao rei: “Daquele homem que nos massacrou e que tinha planejado exterminar-nos para nos fazer desaparecer de todo o território de Israel, 6sejam-nos entregues sete homens dentre seus descendentes, e nós os enforcaremos diante de Javé em Gabaá de Saul, o eleito de Javé”. O rei respondeu: “Eu os entregarei”. 7Porém o rei poupou Meribaal, filho de Jônatas, filho de Saul, por causa do juramento que Davi e Jônatas tinham feito entre si diante de Javé. 8O rei tomou os dois filhos que Resfa, filha de Aías, tinha dado a Saul, isto é, Armoni e Meribaal, e os cinco filhos que Merab, filha de Saul, tinha dado a Adriel, filho de Berzelai, de Meola.9Entregou-os aos gabaonitas, que os enforcaram no monte, diante de Javé. Todos os sete morreram juntos, tendo sido executados nos primeiros dias da colheita da cevada. 10Então Resfa, filha de Aías, tomou um pano de saco e o estendeu para si sobre uma rocha, ficando lá desde o início da ceifa até que caiu água do céu sobre os corpos, e não deixou as aves do céu se aproximarem deles de dia, nem as feras do campo de noite. 11Contaram a Davi o que havia feito Resfa, filha de Aías, concubina de Saul. 12Ele foi recolher os ossos de Saul e de Jônatas, seu filho, junto aos habitantes de Jabes de Galaad, que os haviam furtado da praça de Betsã, onde os filisteus os tinham pendurado quando derrotaram Saul em Gelboé.13Mandou trazer de lá os ossos de Saul e os de Jônatas, seu filho, e foram recolhidos também os ossos dos enforcados.
14Os ossos de Saul e de seu filho Jônatas foram sepultados na terra de Benjamim, em Sela, no sepulcro de Cis, seu pai. Assim fizeram tudo o que o rei havia mandado. Depois disso, Deus foi propício ao país. 


Os heróis de Davi.

15
Houve de novo guerra dos filisteus contra Israel. Davi desceu com seus servos para combater os filisteus e ficou extenuado.
16Ishbi, filho de Nob, um dos descendentes de Rafa, cuja lança pesava trezentos siclos de bronze e que cingia uma espada nova, tentou matar Davi, 17mas veio em seu auxílio Abisaí, filho de Sárvia, que feriu o filisteu e o matou. Então os soldados de Davi lhe fizeram este juramento: “Nunca mais* sairás conosco à guerra, para que não se apague a lâmpada de Israel”. 18Depois disso houve outra batalha contra os filisteus em Gob; então Sobocai, de Husa, matou Saf, descendente de Rafa. 19Houve em Gob mais outra batalha contra os filisteus, na qual Elcanã, filho de Iari, belemita, matou Golias de Gat, cuja lança tinha uma haste que era como o cilindro de um tear. 20Depois houve outra batalha em Gat, na qual se encontrou um homem de grande estatura, que tinha seis dedos em cada mão e em cada pé, isto é, vinte e quatro dedos, e que era também descendente de Rafa. 21Ele insultou Israel; mas Jônatas, filho de Sama, irmão de Davi, o matou. 22Esses quatro eram descendentes de Rafa, em Gat, e foram mortos pelas mãos de Davi e de seus soldados.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital