Antigo Testamento / II Reis

Oseias, rei de Israel.

Capítulo 17

1No décimo segundo ano de Acaz, rei de Judá, tornou-se rei de Israel, em Samaria, Oseias, filho de Ela, o qual reinou nove anos. 2Fez o mal aos olhos de Javé, mas não como os reis de Israel, seus predecessores. 3Salmanasar, rei da Assíria, marchou contra Oseias, e este submeteu-se a ele, pagando-lhe tributo. 4Mas o rei da Assíria descobriu que Oseias conspirava, porque havia mandado mensageiros a Sô, rei do Egito, e não pagava mais o tributo ao rei da Assíria, como fazia todo ano. Então o rei da Assíria mandou encarcerá-lo e prendê-lo com grilhões.

Tomada da Samaria.

5Depois, o rei da Assíria invadiu todo o país e sitiou Samaria durante três anos. 6No nono ano de Oseias, o rei da Assíria tomou Samaria e deportou os israelitas para a Assíria, estabelecendo-os em Hala e às margens do Habor, rio de Gozã, e nas cidades dos medos.

Motivos da ruína de Israel.

7Isso aconteceu porque os israelitas pecaram contra Javé, seu Deus, que os fizera subir da terra do Egito, libertando-os do poder do faraó, rei do Egito. Veneraram outros deuses, 8seguiram os costumes das nações que Javé havia expulsado da frente deles e os costumes introduzidos pelos reis de Israel. 9Os israelitas fizeram secretamente coisas não justas contra Javé, seu Deus; construíram lugares altos em todas as cidades onde moravam, desde as torres de vigia até as cidades fortificadas. 10Erigiram para si colunas sagradas e troncos idolátricos sobre toda colina elevada e debaixo de toda árvore frondosa. 11Queimaram incenso em todos os lugares altos, imitando as nações que Javé havia expulsado da frente deles, e cometeram ações más, provocando a ira de Javé. 12Prestaram culto aos ídolos, embora Javé lhes houvesse dito: “Vós não fareis tal coisa”. 13No entanto, Javé tinha feito esta advertência a Israel e a Judá, por meio de todos os seus profetas e videntes: “Convertei-vos de vossa má conduta e observai meus mandamentos e meus estatutos, conforme toda a lei que prescrevi a vossos pais e que lhes comuniquei por intermédio de meus servos, os profetas”. 14Mas eles não obedeceram; antes, endureceram sua cerviz como o haviam feito seus pais, que não tinham acreditado em Javé, seu Deus. 15Desprezaram seus estatutos, bem como a aliança que ele havia concluído com seus pais, e as ordens que lhes havia dado. Correndo atrás das vaidades, eles próprios se tornaram vaidade, como as nações ao redor, apesar de Javé lhes ter ordenado que não as imitassem. 16Rejeitaram todos os mandamentos de Javé, seu Deus, fabricaram para si estátuas de metal fundido, os dois bezerros de ouro, fizeram um tronco idolátrico, adoraram todo o exército do céu e prestaram culto a Baal. 17Fizeram passar pelo fogo seus filhos e filhas, praticaram a adivinhação e a feitiçaria e venderam-se para fazer o mal na presença de Javé, provocando sua ira. 18Então Javé irritou-se extremamente contra Israel e arrojou-o para longe de sua face. Restou apenas a tribo de Judá. 19Judá tampouco guardou os mandamentos de Javé, seu Deus, mas seguiu os costumes que Israel introduziu 20Por isso, Javé rejeitou toda a descendência de Israel, humilhou-a e entregou-a aos saqueadores e, enfim, baniu-a para longe de sua face. 21Com efeito, quando ele arrancou Israel da casa de Davi, eles proclamaram como rei Jeroboão, filho de Nabat; Jeroboão afastou Israel de Javé e levou-o a cometer um grande pecado. 22Os israelitas imitaram todos os pecados que Jeroboão cometera e deles não se afastaram 23até que finalmente Javé baniu Israel de sua presença, como o havia anunciado por intermédio de todos os seus servos, os profetas; assim Israel foi deportado para longe de sua terra, para a Assíria, onde está até hoje.

Origem dos samaritanos.

24O rei da Assíria mandou vir gente de Babilônia, de Cuta, de Ava, de Emat e de Sefarvaim e estabeleceu-os nas cidades de Samaria, em lugar dos israelitas; eles tomaram posse de Samaria e fixaram-se em suas cidades. 25Quando começaram a se instalar na terra, não veneravam Javé, e este mandou contra eles leões que os matavam. 26Disseram, pois, ao rei da Assíria: “As populações que deportaste para fixá-las nas cidades de Samaria não conhecem a religião do deus do país, e ele mandou leões contra elas. Os leões as matam porque elas não conhecem a religião do deus do país”. 27Então o rei da Assíria ordenou: “Mandai para lá um dos sacerdotes que deportastes; que ele se estabeleça lá e lhes ensine a religião do deus do país”. 28Então veio um dos sacerdotes deportados de Samaria e se fixou em Betel; este ensinava-lhes como deviam venerar Javé. 29Mas cada nação fabricou para si seus próprios deuses e os colocou nos templos dos lugares altos, que os samaritanos haviam feito; assim fez cada povo nas cidades em que habitou. 30Os homens de Babilônia fizeram uma estátua de Sucot-Benot; os de Cuta, uma de Nergel; os de Emat, uma de Asima; 31os de Ava, uma de Nebaaz e uma de Tartac; e os de Sefarvaim queimavam seus próprios filhos em honra de Adramelec e de Anamelec, deuses de Sefarvaim. 32Prestavam culto também a Javé e do meio deles mesmos elegeram sacerdotes dos lugares altos, que oficiavam para eles nos templos dos lugares altos. 33Veneravam Javé e serviam a seus deuses, segundo o costume das nações de onde tinham sido deportados. 34Seguem ainda hoje esses ritos antigos: não honram Javé, nem observam seus estatutos e seus decretos, nem a lei e os mandamentos que Javé prescreveu aos filhos de Jacó, a quem dera o nome de Israel. 35Javé concluíra com eles uma aliança e lhes dera esta ordem: “Não adoreis deuses estrangeiros nem vos prostreis diante deles, não lhes presteis culto nem lhes ofereçais sacrifícios.36Mas temei a Javé, que vos fez subir da terra do Egito pelo grande poder de seu braço estendido; diante dele vos prostrareis e oferecereis sacrifícios. 37Observareis os estatutos e os decretos, a lei e o mandamento que ele vos deu por escrito, pondo-os em prática todos os dias, e não temereis outros deuses. 38Não esqueçais a aliança que eu concluí convosco e não presteis culto a deuses estrangeiros; 39adorai somente a Javé, vosso Deus, e ele vos libertará da mão de todos os vossos inimigos”. 40Eles, porém, não obedeceram e continuaram a seguir seus costumes antigos. 41Assim, essas nações adoravam a Javé e prestavam culto a seus ídolos; seus filhos e seus netos continuam até hoje fazendo o que fizeram seus pais.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital