Antigo Testamento / II Reis

Azarias, rei de Judá.

Capítulo 15

1No vigésimo sétimo ano de Jeroboão, rei de Israel, tornou-se rei de Judá Azarias, filho de Amasias. 2Tinha dezesseis anos quando começou a reinar e reinou cinquenta e dois anos em Jerusalém; sua mãe chamava-se Jequelias e era de Jerusalém. 3Fez o que é agradável a Javé, como tudo o que fizera seu pai Amasias. 4Entretanto, os lugares altos não desapareceram, e o povo continuava a oferecer sacrifícios e incenso nos lugares altos. 5Mas Javé castigou o rei, e ele ficou leproso até o dia de sua morte. Morava numa casa isolada, e seu filho Joatão regia o palácio e governava o povo. 6O resto da história de Azarias e tudo o que fez não estão escritos no livro dos Anais dos reis de Judá? 7Azarias adormeceu com seus pais, foi sepultado com seus pais na Cidade de Davi, e seu filho Joatão tornou-se rei em seu lugar.

Zacarias, rei de Israel.

8No trigésimo oitavo ano de Azarias, rei de Judá, tornou-se rei de Israel, em Samaria, Zacarias, filho de Jeroboão, e reinou seis meses. 9Fez o mal aos olhos de Javé, como fizeram seus pais, e não se afastou dos pecados aos quais Jeroboão, filho de Nabat, havia arrastado Israel. 10Selum, filho de Jabes, fez uma conspiração contra ele, feriu-o mortalmente diante do povo e tornou-se rei em seu lugar. 11O resto da história de Zacarias está escrito no livro dos Anais dos reis de Israel. 12Realizou-se o que Javé havia dito a Jeú: “Teus filhos até a quarta geração se assentarão sobre o trono de Israel”; e assim aconteceu.

Selum, rei de Israel.

13Selum, filho de Jabes, tornou-se rei no trigésimo nono ano de Azarias, rei de Judá, e reinou um mês em Samaria. 14Manaém, filho de Gadi, partiu de Tersa e entrou em Samaria; ali matou Selum, filho de Jabes, e tornou-se rei em seu lugar. 15O resto da história de Selum e a conspiração que ele tramou, tudo está escrito no livro dos Anais dos reis de Judá. 16Manaém devastou Tipsa, matando todos os que lá estavam e assolou seu território desde Tersa, porque não lhe tinham aberto as portas; arrasou a cidade e rasgou o ventre de todas as mulheres grávidas.

Manaém, rei de Israel.

17No trigésimo nono ano de Azarias, rei de Judá, Manaém, filho de Gadi, tornou-se rei em Israel e reinou dez anos em Samaria. 18Fez o mal aos olhos de Javé, não se afastando, durante toda a sua vida, dos pecados que Jeroboão, filho de Nabat, fizera Israel cometer.19Pul, rei da Assíria, invadiu o país. Manaém pagou a Pul mil talentos de prata para que o ajudasse a consolidar o poder real em suas mãos. 20Manaém requereu essa quantia de Israel, de todas as pessoas abastadas, para dá-la ao rei da Assíria: a cada um solicitou cinquenta siclos de prata. Então o rei da Assíria se retirou, não permanecendo na terra. 21O resto da história de Manaém e tudo o que fez, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel? 22Manaém adormeceu com seus pais, e Faceias, seu filho, reinou em seu lugar.

Faceias, rei de Israel.

23No quinquagésimo ano de Azarias, rei de Judá, tornou-se rei de Israel, em Samaria, Faceias, filho de Manaém, e reinou dois anos. 24Fez o mal aos olhos de Javé, não se afastando dos pecados que Jeroboão, filho de Nabat, fizera Israel cometer. 25Seu escudeiro, Faceia, filho de Romelias, conspirou contra ele e o assassinou em Samaria, na torre do palácio real, junto com Argob e Arié. Tinha consigo cinquenta homens de Galaad. Matou o rei e reinou em seu lugar. 26O resto da história de Faceias e tudo o que fez está escrito no livro dos Anais dos reis de Israel.

Faceia, rei de Israel.

27No quinquagésimo segundo ano de Azarias, rei de Judá, tornou-se rei de Israel, em Samaria, Faceia, filho de Romelias, e reinou vinte anos. 28Fez o mal aos olhos de Javé, não se afastando dos pecados que Jeroboão, filho de Nabat, fizera Israel cometer. 29No tempo de Faceia, rei de Israel, veio Teglat-Falasar, rei da Assíria, e tomou Aion, Abel-Bet-Maaca, Janoe, Cedes, Hasor, Galaad, a Galileia e toda a terra de Nefali e deportou seus habitantes para a Assíria. 30Oseias, filho de Ela, conspirou contra Faceia, filho de Romelias, feriu-o mortalmente e tornou-se rei em seu lugar no vigésimo ano de Joatão, filho de Ozias. 31O resto da história de Faceia e tudo o que ele fez está escrito no livro dos Anais dos reis de Israel.

Joatão, rei de Judá.

32No segundo ano de Faceia, filho de Romelias, rei de Israel, começou a reinar Joatão, filho de Ozias, rei de Judá. 33Tinha vinte e cinco anos quando subiu ao trono e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Jerusa e era filha de Sadoc. 34Fez o que é reto aos olhos de Javé, imitando em tudo a conduta de seu pai Ozias. 35Entretanto, os lugares altos não desapareceram, e o povo continuou a oferecer sacrifícios e incenso nos lugares altos. Foi ele que construiu a porta superior do templo de Javé. 36O resto da história de Joatão, tudo o que fez, não está escrito no livro dos Anais dos reis de Judá? 37Naqueles dias, Javé começou a mandar contra Judá Rason, rei de Aram, e Faceia, filho de Romelias. 38Joatão adormeceu com seus pais, foi sepultado com eles na Cidade de Davi, seu antepassado, e seu filho Acaz tornou-se rei em seu lugar.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital