Antigo Testamento / II Reis

Joacaz, rei de Israel.

Capítulo 13

1No vigésimo terceiro ano de Joás, filho de Ocozias, rei de Judá, tornou-se rei sobre Israel em Samaria Joacaz, filho de Jeú, e reinou dezessete anos. 2Fez o mal aos olhos de Javé e imitou o pecado ao qual Jeroboão, filho de Nabat, arrastou Israel e não se afastou dele.3Então a ira de Javé inflamou-se contra Israel e ele o entregou a Hazael, rei de Aram, e a Ben-Adad, filho de Hazael, por todo aquele período. 4Mas Joacaz implorou a Javé, e Javé o atendeu, porque viu a tirania com que o rei de Aram oprimia Israel. 5Javé deu a Israel um libertador; eles se libertaram do poder de Aram, e os israelitas puderam de novo morar em suas tendas como antes. 6Todavia, não se apartaram do pecado ao qual a casa de Jeroboão havia arrastado Israel; obstinaram-se nele. Até mesmo o tronco idolátrico permaneceu de pé em Samaria. 7Javé só deixou como tropas a Acaz cinquenta cavaleiros, dez carros e dez mil soldados de infantaria; o rei de Aram os havia exterminado e reduzido a pó que se calca aos pés. 8O resto da história de Joacaz, tudo o que fez e suas façanhas, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel? 9Joacaz adormeceu com seus pais e foi sepultado em Samaria. Seu filho Joás reinou em seu lugar.

Joás, rei de Israel.

10No trigésimo sétimo ano de Joás, rei de Judá, tornou-se rei sobre Israel em Samaria Joás, filho de Joacaz, e reinou dezesseis anos. 11Fez o mal aos olhos de Javé e não se afastou de todos os pecados aos quais Jeroboão, filho de Nabat, havia arrastado Israel, mas obstinou-se neles. 12O resto da história de Joás, tudo o que fez e suas façanhas, a guerra que fez a Amasias, rei de Judá, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel? 13Joás adormeceu com seus pais, e Jeroboão sucedeu-lhe no trono. Joás foi sepultado em Samaria com os reis de Israel.

Morte de Eliseu.

14Quando Eliseu foi atingido pela doença da qual ia morrer, Joás, rei de Israel, desceu para visitá-lo e chorou diante dele, dizendo: “Meu pai! Meu pai! Carro e cavalaria de Israel!” 15Disse-lhe Eliseu: “Toma um arco e flechas”; e Joás tomou um arco e flechas. 16Eliseu disse ao rei de Israel: “Empunha o arco”; e ele o empunhou. Eliseu pôs as mãos sobre as mãos do rei 17e disse: “Abre a janela do lado do oriente”; e ele a abriu. Então Eliseu disse: “Atira!”; e ele atirou. Eliseu disse: “Flecha de vitória para Javé! Flecha de vitória contra Aram! Vencerás Aram em Afec até o extermínio”. 18Depois disse Eliseu: “Toma as flechas”; e Joás tomou-as. Eliseu disse ao rei de Israel: “Atira contra a terra”; e ele deu três golpes e parou. 19Então o homem de Deus irritou-se contra ele e disse: “Era preciso dar cinco ou seis golpes. Então terias derrotado Aram até o extermínio; agora, porém, vencerás Aram apenas três vezes”. 20Eliseu morreu e foi sepultado. Na entrada do ano, bandos de moabitas costumavam fazer incursões no país. 21Aconteceu que, enquanto alguns homens estavam sepultando um morto, avistaram um desses bandos; jogaram o corpo dentro do túmulo de Eliseu e partiram. Quando o morto tocou nos ossos de Eliseu, recobrou a vida e pôs-se de pé.

Vitória sobre os arameus.

22Hazael, rei de Aram, tinha oprimido os israelitas por todo o tempo em que vivera Joacaz. 23Mas Javé se mostrou benévolo e compadeceu-se deles. Voltou-se para eles por causa da aliança que fizera com Abraão, Isaac e Jacó; não os quis destruir e nem os rejeitou para longe de sua face até o presente. 24Hazael, rei de Aram, morreu e seu filho Ben-Adad reinou em seu lugar. 25Então Joás, filho de Joacaz, retomou das mãos de Ben-Adad, filho de Hazael, as cidades que Hazael tinha arrebatado de seu pai Joacaz na guerra. Joás os venceu três vezes e assim reconquistou as cidades de Israel.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital