Antigo Testamento / II Crônicas

A rainha de Sabá visita Salomão.

Capítulo 9

1A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão e veio a Jerusalém para pô-lo à prova por meio de enigmas. Chegou com um cortejo muito numeroso, com camelos carregados de aromas, grande quantidade de ouro e de pedras preciosas. Apresentou-se a Salomão e lhe expôs tudo o que tinha no coração. 2Salomão respondeu a todas as suas perguntas e nada houve por demais obscuro para ele que não pudesse solucionar. 3Quando a rainha de Sabá viu a sabedoria de Salomão, o palácio que fizera para si, 4as iguarias de sua mesa, os aposentos de seus oficiais, o serviço e as vestes de seus domésticos, seus copeiros e seus trajes e os holocaustos que ele oferecia no templo de Javé, ficou fora de si e disse ao rei: 5“Realmente, era verdade tudo o que ouvi em meu país a respeito de ti e de tua sabedoria! 6Eu não queria acreditar no que diziam antes de vir e ver com meus próprios olhos: porém, não me disseram nem a metade sobre a grandeza de tua sabedoria: ultrapassas a fama que chegou a meus ouvidos. 7Feliz tua gente, felizes teus servos que estão continuamente em tua presença e ouvem tua sabedoria! 8Bendito seja Javé, teu Deus, que se agradou de ti para te colocar sobre seu trono como rei para Javé, teu Deus. É porque teu Deus ama Israel e deseja consolidá-lo para sempre, que ele te constitui rei sobre ele para exerceres o direito e a justiça”. 9Ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, uma grande quantidade de aromas e de pedras preciosas. Jamais houve aromas como os que a rainha de Sabá ofereceu ao rei Salomão. 10Os servos de Hiram e os de Salomão, que trouxeram ouro de Ofir, trouxeram também madeira de sândalo e pedras preciosas. 11Com a madeira de sândalo o rei fez as escadas do templo de Javé e do palácio real, liras e harpas para os cantores; jamais se viu antes coisa igual no país de Judá. 12O rei Salomão ofereceu à rainha de Sabá tudo o que ela desejou e pediu, além do equivalente ao que ela lhe trouxera. Depois ela partiu e voltou para sua terra com seus servos. 13O peso do ouro que chegava para Salomão, anualmente, era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro, 14sem contar o que lhe provinha dos viajantes e comerciantes importadores. Todos os reis da Arábia e todos os governadores do país também traziam a Salomão ouro e prata.

Riquezas de Salomão.

15O rei Salomão fez duzentos escudos grandes de ouro batido, para cada um dos quais utilizou seiscentos siclos de ouro batido, 16e trezentos escudos pequenos de ouro batido, para cada um dos quais empregou trezentos siclos de ouro, e depositou-os na casa da Floresta do Líbano. 17O rei fez também um grande trono de marfim, que revestiu de ouro puro. 18Esse trono tinha seis degraus e um estrado de ouro, fixos no trono; de ambos os lados do assento havia braços e dois leões em pé perto dos braços. 19Doze leões estavam colocados à direita e à esquerda, nos seis degraus. Jamais se fez algo de semelhante em nenhum reino. 20Todas as taças que Salomão usa­va para beber eram de ouro, e toda a baixela da casa da Floresta do Líbano era de ouro puro; a prata, no tempo do rei Salomão, não tinha valor. 21Com efeito, o rei tinha navios que iam a Társis com os servos de Hiram e, de três em três anos, os navios voltavam de Társis carregados de ouro, prata, marfim, macacos e pavões. 22O rei Salomão superou em riqueza e em sabedoria todos os reis da terra. 23Todos os reis da terra queriam ser recebidos por Salomão para ouvir a sabedoria que Deus lhe tinha posto no coração, 24e cada um trazia anualmente seu presente: objetos de prata, objetos de ouro, roupas, armas e aromas, cavalos e mulas. 25Salomão tinha quatro mil estábulos para seus cavalos e seus carros, e doze mil cavalos, que distribuiu nas cidades dos carros e junto do rei, em Jerusalém. 26Ele estendeu seu domínio sobre todos os reis, desde o rio até o país dos filisteus e até à fronteira com o Egito. 27Fez com que a prata fosse tão comum em Jerusalém quanto as pedras, e os cedros tão numerosos como os sicômoros da Planície. 28Importavam-se para Salomão cavalos do Egito e de todos os países.

Morte de Salomão.

29O resto da história de Salomão, do começo ao fim, não está tudo escrito nas crônicas do profeta Natã, na profecia de Aías de Silo e nas visões de Ido, o vidente, a respeito de Jeroboão, filho de Nabat? 30Salomão reinou quarenta anos em Jerusalém sobre todo o Israel. 31Depois ele adormeceu com seus pais e foi enterrado na Cidade de Davi, seu pai. Tornou-se rei em seu lugar seu filho Roboão.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital