Antigo Testamento / II Crônicas

Preparação da Páscoa.

Capítulo 35

1Josias celebrou em Jerusalém a Páscoa para Javé; imolaram o cordeiro pascal no dia catorze do primeiro mês. 2Restabeleceu os sacerdotes em suas funções e os estimulou a se dedicarem ao serviço do templo de Javé. 3Depois disse aos levitas, que ensinavam a todo o Israel e que estavam consagrados a Javé: “Depositai a arca santa no templo construído por Salomão, filho de Davi, rei de Israel: ela não será mais um peso para vossos ombros. Servi agora a Javé, vosso Deus, e a Israel, seu povo. 4Disponde-vos por famílias, segundo vossas classes, conforme as instruções escritas de Davi, rei de Israel, e de seu filho Salomão. 5Permanecei no santuário, segundo a distribuição das casas paternas de vossos irmãos, os filhos do povo e do grupo das casas paternas dos levitas. 6Imolai a Páscoa, santificai-vos e preparai-a para vossos irmãos, a fim de que procedam conforme a palavra de Javé transmitida por Moisés.

A solenidade.

7Josias forneceu aos homens do povo, para todos os que se achavam presentes, trinta mil cordeiros e cabritos do rebanho, todos destinados a vítimas pascais, e ainda três mil bois. Tudo isso foi tirado das propriedades do rei. 8Seus oficiais fizeram também espontaneamente uma oferenda ao povo, aos sacerdotes e aos levitas. Helcias, Zacarias e Jeiel, chefes do templo de Deus, deram aos sacerdotes, para os sacrifícios pascais, duas mil e seiscentas ovelhas e trezentos bois. 9Os chefes dos levitas, Conenias, Semeías e Natanael, seus irmãos, Hasabias, Jeiel e Jozabad deram aos levitas, como vítimas pascais, cinco mil cordeiros e quinhentos bois. 10Preparada assim a liturgia, os sacerdotes colocaram-se em seus postos e os levitas fizeram o mesmo, segundo suas classes, de acordo com a ordem do rei. 11Imolaram os cordeiros pascais; os sacerdotes derramavam o sangue que recebiam das mãos dos levitas, e os levitas esfolavam as vítimas. 12Puseram à parte o holocausto, para dá-lo aos filhos do povo, segundo as divisões das casas paternas, para que o oferecessem a Javé, como está escrito no livro de Moisés; o mesmo fizeram com os bois. 13Assaram ao fogo o cordeiro pascal segundo a norma e cozeram as ofertas consagradas em panelas, caldeirões e caçarolas e distribuíram-nas rapidamente a todo o povo. 14Depois disso prepararam a Páscoa para si mesmos e para os sacerdotes, porque os sacerdotes, filhos de Aarão, tinham estado ocupados até a noite em oferecer o holocausto e as gorduras; é por isso que os levitas prepararam a Páscoa para si e para os sacerdotes, filhos de Aarão. 15Os cantores, filhos de Asaf, estavam em seus postos, segundo as prescrições de Davi, de Asaf, de Emã, e de Iditun, o vidente do rei. Os porteiros estavam nas várias portas e não tiveram de abandonar suas funções, pois seus irmãos levitas lhes prepararam tudo. 16Assim, naquele dia, toda a liturgia de Javé foi preparada de modo que se pudesse celebrar a Páscoa e oferecer holocaustos sobre o altar de Javé segundo a ordem do rei Josias. 17Os israelitas que estavam presentes celebraram a Páscoa naquela data e a festa dos Ázimos durante sete dias. 18Não se havia celebrado em Israel uma Páscoa semelhante a essa desde a época do profeta Samuel; nenhum rei de Israel celebrara uma Páscoa como a que celebrou Josias com seus sacerdotes, os levitas, todo o Judá e Israel, que se acharam ali, e os habitantes de Jerusalém. 19Foi no décimo oitavo ano do reinado de Josias que esta Páscoa foi celebrada.

Morte trágica de Josias.

20Depois de tudo isso, tendo Josias já restaurado o templo, Necao, rei do Egito, partiu para uma guerra em Carquemis, junto ao Eufrates. Josias marchou contra ele, 21e Necao enviou mensageiros para lhe dizer: “Que tenho a ver contigo, rei de Judá? Não é a ti que vou atacar hoje, mas é com outra casa que estou em guerra, e Deus me ordenou que me apressasse. Deixa de opor-te ao Deus que está comigo, para que ele não te destrua”. 22Mas Josias não se retirou, animou-se a combatê-lo e não atendeu às palavras de Necao, inspiradas por Deus, e deu-lhe combate no vale de Meguido. 23Os arqueiros atiraram contra o rei Josias, e este disse a seus servos: “Levai-me para fora, porque estou gravemente ferido”. 24Seus servos o tiraram para fora de seu carro, fizeram-no subir em outro carro e o levaram a Jerusalém, onde ele morreu. Foi sepultado nos sepulcros de seus pais. Todo Judá e Jerusalém o prantearam; 25Jeremias compôs uma lamentação sobre Josias, e todos os cantores e cantoras até hoje têm falado de Josias. Fizeram disso uma norma em Israel, e esses cânticos se acham nas Lamentações. 26O resto da história de Josias, os testemunhos de sua piedade, conforme as prescrições da lei de Javé, 27suas ações, do começo ao fim, tudo isso está escrito no livro dos reis de Israel e de Judá.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital