Antigo Testamento / II Crônicas

Reinado de Acaz.

Capítulo 28

1Acaz tinha vinte anos quando começou a reinar e reinou dezesseis anos em Jerusalém. Não fez o que é agradável aos olhos de Javé, como o havia feito Davi, seu antepassado. 2Imitou a conduta dos reis de Israel e até mandou fazer estátuas de metal de Baal, 3queimou perfumes no vale dos filhos de Enom e fez passar seus filhos pelo fogo, segundo os costumes abomináveis das nações que Javé tinha expulsado da frente dos israelitas. 4Ofereceu sacrifícios e incenso nos lugares altos, nas colinas e debaixo de toda árvore verdejante. 5Por isso Javé, seu Deus, entregou-o nas mãos do rei dos arameus. Estes o derrotaram e fizeram grande número de prisioneiros, que foram levados para Damasco. Foi também entregue às mãos do rei de Israel, que lhe infligiu pesada derrota. 6Faceia, filho de Romelias, matou num só dia cento e vinte mil homens de Judá, todos guerreiros valentes, por terem abandonado Javé, o Deus de seus pais. 7Zecri, herói efraimita, matou Maasias, filho do rei, Ezricam, chefe do palácio, e Elcana, que era o lugar-tenente do rei. 8Os israelitas levaram presos de Judá, seu povo irmão, duzentos mil: mulheres, meninos e meninas; tomaram também imensos despojos, que levaram para Samaria.

Os israelitas ouvem o profeta Oded.

9Havia lá um profeta de Javé, de nome Oded. Saindo ao encontro do exército que chegava a Samaria, assim falou: “Em sua ira contra eles, Javé, o Deus de vossos pais, entregou Judá em vossas mãos, mas vós os massacrastes com um furor tal que chegou até o céu. 10E agora pensais em reduzir os filhos de Judá e de Jerusalém a servos e servas vossos! Mas vós próprios não sois também culpados diante de Javé, vosso Deus? 11Ouvi-me agora: fazei voltar vossos irmãos, os prisioneiros que fizestes, porque o ardor da ira de Javé vos ameaça”.12Alguns dos chefes dos efraimitas, a saber, Azarias, filho de Joanã, Baraquias, filho de Mosolamot, Ezequias, filho de Selum, Amasa, filho de Hadali, insurgiram-se contra os que voltavam da expedição 13e disseram: “Não podeis introduzir aqui estes prisioneiros, porque já pesa sobre nós uma culpa diante de Javé e pretendeis aumentar o número de nossos pecados e de nossas faltas; na verdade, nossa culpa é enorme e uma ira ardente ameaça Israel”. 14Então o exército abandonou os prisioneiros e os despojos na presença dos chefes e de toda a assembleia. 15Em seguida, alguns homens, designados nominalmente para este fim, puseram-se a reconfortar os prisioneiros. Com os despojos, vestiram todos os que estavam nus: deram-lhes roupa, calçado, comida e bebida e os medicaram com unções. Transportaram todos os fracos sobre animais e os conduziram a seus irmãos em Jericó, a cidade das palmeiras. Em seguida regressaram a Samaria.

Idolatria e morte de Acaz.

16Por esse tempo, Acaz mandou pedir ao rei da Assíria que o socorresse. 17Os edomitas tinham outra vez invadido Judá, derrotaram-no e levaram consigo prisioneiros. 18Os filisteus fizeram incursões contra as cidades da Planície e do Negueb de Judá. Conquistaram Bet-Sames, Aialon, Gederot, Soco e seus arredores, Tamna e seus arredores, Gamzo e seus arredores, e aí se estabeleceram. 19Com efeito, Javé humilhava Judá por causa de Acaz, rei de Judá, que incitava Judá ao relaxamento e era infiel a Javé. 20Teglat-Falasar, rei da Assíria, veio contra ele e o oprimiu em vez de ajudá-lo. 21Acaz retirou uma parte dos bens do templo de Javé e das casas do rei e dos príncipes para dá-los ao rei da Assíria, mas isto de nada lhe serviu. 22Enquanto sofria o cerco, ele, o rei Acaz, pecou ainda mais contra Javé. 23Ofereceu sacrifícios aos deuses de Damasco que o haviam derrotado, pois pensou: “Já que os deuses dos reis de Aram vieram em seu socorro, também eu lhes oferecerei sacrifícios para que me ajudem”. Mas foram eles que causaram sua perda e a de todo o Israel. 24Acaz juntou todos os utensílios do templo de Deus e os reduziu a pedaços; fechou as portas do templo de Javé e fez altares para si em todas as esquinas de Jerusalém; 25edificou lugares altos em todas as cidades de Judá, para neles oferecer incenso a outros deuses, e provocou a ira de Javé, o Deus de seus pais. 26O resto de sua história e de todas as suas ações, do começo ao fim, está tudo escrito no livro dos reis de Judá e de Israel. 27Acaz adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade, em Jerusalém, mas não o colocaram nos sepulcros dos reis de Israel. Seu filho Ezequias reinou em seu lugar.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital