Antigo Testamento / II Crônicas

Joás restaura o templo.

Capítulo 24

1Joás tinha sete anos quando começou a reinar e reinou quarenta anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Sebias e era de Bersabeia. 2Joás fez o que agrada aos olhos de Javé por todo o tempo em que viveu o sacerdote Joiada. 3Joiada tomou para o rei duas mulheres, das quais teve filhos e filhas 4Mais tarde Joás resolveu restaurar o templo de Javé. 5Convocou os sacerdotes e os levitas e disse-lhes: “Ide pelas cidades de Judá e recolhei de todo o Israel dinheiro para restaurar de ano em ano o templo de vosso Deus. Fazei isto rapidamente”. Mas os levitas não se apressaram. 6Então o rei mandou chamar Joiada, o chefe deles, e disse-lhes: “Por que não exigiste* dos levitas que trouxessem de Judá e de Jerusalém o tributo que Moisés, servo de Javé, e a assembleia de Israel estabeleceram para a tenda do testemunho?7A perversa Atalia e seus filhos dilapidaram o templo de Deus e usaram para os ídolos de Baal todas as coisas sagradas do templo de Javé”. 8Então o rei ordenou que se fizesse um cofre para ser colocado diante da porta do templo de Javé. 9Proclamou-se em Judá e em Jerusalém que trouxessem a Javé o tributo que Moisés, servo de Deus, tinha prescrito a Israel no deserto. 10Todos os oficiais e todo o povo vieram com alegria colocar o tributo no cofre até enchê-lo. 11Quando o cofre era levado pelos levitas ao administrador do rei, porque viam que havia nele muito dinheiro, então o secretário real vinha com o comissário do sacerdote-chefe para esvaziar o cofre, depois o tomavam e o recolocavam em seu lugar. Faziam assim diariamente e recolheram muito dinheiro. 12O rei e Joiada deram esse dinheiro aos encarregados da obra para o serviço do templo de Javé, e eles pagaram os pedreiros e carpinteiros para restaurar o templo de Javé e também os artesãos que trabalhavam com ferro e bronze para restaurar o templo de Javé. 13Os empreiteiros se puseram a trabalhar, e as obras de restauração progrediram em suas mãos: restauraram o templo de Deus como era em seu estado primitivo e o consolidaram. 14Terminadas as obras, levaram ao rei e a Joiada o resto do dinheiro; com ele foram feitos utensílios para o templo de Javé, objetos para o ministério e os holocaustos, vasos e objetos de ouro e de prata.
Continuamente ofereciam-se holocaustos no templo de Javé por todo o tempo em que viveu Joiada.
15Depois, Joiada ficou velho e morreu saciado de anos. Tinha cento e trinta anos quando morreu,
16e foi sepultado com os reis na Cidade de Davi, pois ele tinha praticado o bem em Israel para com Deus e seu templo.                                                                                                                                                                                                                                                                

Apostasia de Joás e castigo.


17
Após a morte de Joiada, os oficiais de Judá vieram prostrar-se diante do rei e desta vez o rei os ouviu.
18Abandonaram o templo de Javé, Deus de seus pais, para prestar culto aos troncos idolátricos e aos ídolos. Devido a este pecado, a ira de Deus se abateu sobre Judá e sobre Jerusalém. 19Para os reconduzir a Javé foram-lhes enviados profetas, que deram testemunho contra o povo, mas este não lhes deu ouvidos. 20Então o espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, que se apresentou diante do povo e lhe disse: “Assim fala Deus: Por que transgredis os mandamentos de Javé, de sorte que já não prosperais? Já que abandonastes a Javé, ele vos abandona”. 21Conspiraram então contra ele e, por ordem do rei, o apedrejaram* no pátio do templo de Javé. 22Assim, o rei Joás não se recordou da bondade que lhe havia testemunhado Joiada, pai de Zacarias, e matou seu filho, que ao morrer gritou: “Que Javé o veja e peça contas!” 23Na passagem do ano, o exército dos arameus marchou contra Joás. Invadiu Judá e Jerusalém, exterminou entre o povo todos os chefes e enviou todos os despojos ao rei de Damasco. 24Embora o exército dos arameus tivesse vindo com poucos homens, Javé entregou em suas mãos um exército considerável, porque abandonaram Javé, Deus de seus pais.
Os arameus fizeram justiça contra Joás
25e, quando se retiraram, deixando-o gravemente enfermo, seus servos conspiraram contra ele para vingar o filho do sacerdote Joiada e mataram-no em seu leito. Assim morreu e foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos sepulcros dos reis. 26Foram estes os que conspiraram contra ele: Zabad, filho de Semaat, a amonita, e Jozabad, filho de Semarit, a moabita. 27O que se refere a seus filhos, à quantia do tributo que ele impôs e à restauração do templo de Deus, tudo está relatado no comentário do livro dos reis. Amasias, seu filho, reinou em seu lugar.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital