Antigo Testamento / II Crônicas

Capítulo 21

1Josafá adormeceu com seus pais e foi sepultado com eles na Cidade de Davi. Seu filho Jorão reinou em seu lugar.

Reinado de Jorão.

2Seus irmãos, filhos de Josafá, eram: Azarias, Jaiel, Zacarias, Azarias, Miguel e Safatias; todos filhos de Josafá, rei de Israel. 3Seu pai lhes havia dado numerosos presentes: prata, ouro, joias e cidades fortificadas, mas deixara o trono para Jorão, pois era o primogênito.4Mas, quando Jorão tomou posse do reino de seu pai e se fortaleceu, matou a fio de espada todos os seus irmãos e também alguns oficiais. 5Jorão tinha trinta e dois anos quando começou a reinar e reinou oito anos em Jerusalém. 6Imitou o comportamento dos reis de Israel, como fizera a casa de Acab, pois tinha se casado com uma filha de Acab; e fez o mal aos olhos de Javé. 7Todavia, Javé não quis destruir a casa de Davi, por causa da aliança que havia concluído com ele e segundo a promessa que lhe fizera de dar a ele e a seus filhos uma lâmpada para sempre.

Punição de Jorão.

8Em seu tempo, Edom libertou-se do domínio de Judá e constituiu seu próprio rei. 9Jorão, com seus oficiais e todos os seus carros, passou a fronteira e, levantando-se à noite, derrotou os edomitas que o tinham cercado, junto com os oficiais de seus carros. 10Mas Edom foi rebelde ao domínio de Judá até o dia de hoje. Foi também nessa época que Lebna sacudiu seu jugo, porque Jorão havia abandonado Javé, o Deus de seus pais. 11Além disso, edificou lugares altos nos montes de Judá, fez os habitantes de Jerusalém se prostituir e fez Judá se extraviar. 12Chegou-lhe então um escrito do profeta Elias, que dizia: “Assim fala Javé, o Deus de Davi, teu pai. Porque não seguiste o comportamento de Josafá, teu pai, nem o de Asa, rei de Judá, 13mas imitaste o exemplo dos reis de Israel e induziste à prostituição Judá e os habitantes de Jerusalém, como se prostituiu a casa de Acab, e porque, além disso, mataste teus irmãos, tua família, que eram melhores do que tu, 14Javé vai ferir com um grande flagelo teu povo, teus filhos, tuas mulheres e todos os teus bens. 15Tu mesmo serás afligido por graves doenças, por uma doença intestinal, de tal modo que, dia após dia, tuas entranhas sairão de teu corpo pelo efeito da doença”. 16Javé excitou contra Jorão a hostilidade dos filisteus e dos árabes, vizinhos dos etíopes. 17Atacaram Judá, invadiram-no e levaram todas as riquezas que acharam no palácio real, como também seus filhos e suas mulheres, não lhe deixando nenhum outro filho senão Ocozias, o mais novo deles.18Depois de tudo isso, Javé feriu-o nas entranhas com um mal incurável. 19Com o passar do tempo, pelo fim do segundo ano, saíram-lhe as entranhas por causa de sua doença, e ele morreu em meio a cruéis tormentos. O povo não fez em sua homenagem a fogueira como tinha feito para seus pais. 20Tinha trinta e dois anos quando subiu ao trono e reinou oito anos em Jerusalém. Ele se foi sem ser pranteado e foi sepultado na Cidade de Davi, mas não nos sepulcros dos reis.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital