Antigo Testamento / II Crônicas

Guerra entre Abias e Jeroboão.

Capítulo 13

1No décimo oitavo ano do reinado de Jeroboão, Abias tornou-se rei de Judá 2e reinou três anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Micaías, era filha de Uriel e natural de Gabaá. Houve guerra entre Abias e Jeroboão. 3Abias lançou-se ao combate com um exército de guerreiros valentes, quatrocentos mil homens de elite, e Jeroboão deu-lhe batalha com oitocentos mil homens escolhidos, fortes e valorosos.

O discurso de Abias.

4Abias postou-se no alto do monte Semeron, situado na montanha de Efraim, e exclamou: “Ouvi-me, Jeroboão e todo o Israel! 5Não sabeis que Javé, o Deus de Israel, deu a realeza sobre Israel para sempre a Davi e a seus filhos com uma aliança inviolável? 6Jeroboão, filho de Nabat, servo de Salomão, filho de Davi, levantou-se e se revoltou contra seu senhor. 7Homens ociosos e sem valor uniram-se a ele e se impuseram a Roboão, filho de Salomão; Roboão era ainda jovem, de caráter tímido, e não pôde resistir-lhes. 8E agora pensais em oferecer resistência à realeza de Javé, que os filhos de Davi exercem, porque sois uma imensa multidão e tendes convosco os bezerros de ouro que Jeroboão fabricou para serem vossos deuses! 9Acaso não expulsastes os sacerdotes de Javé, filhos de Aarão, e os levitas, instituindo para vós sacerdotes como o fazem os povos das outras terras? Todo aquele que vem com um touro e sete carneiros para se fazer consagrar torna-se sacerdote daquilo que não é Deus 10Quanto a nós, nosso Deus é Javé, e não o abandonamos: os sacerdotes a serviço de Javé são os filhos de Aarão, e os levitas exercem seu ofício. 11Toda manhã e toda tarde eles oferecem holocaustos a Javé, queimam o incenso aromático, fazem a apresentação dos pães sobre a mesa pura, acendem o candelabro de ouro com suas lâmpadas para que ardam cada noite. Pois nós observamos as prescrições de Javé, nosso Deus, mas vós as haveis abandonado. 12Conosco, a nossa frente, está Deus e aqui estão seus sacerdotes com as trombetas retumbantes, prontos para tocá-las contra vós! Israelitas, não luteis contra Javé, o Deus de vossos pais, pois não tereis sucesso!”

A batalha.

13Jeroboão pôs uma emboscada para atingi-los pela retaguarda, de modo que estavam em frente de Judá, mas tinham a emboscada por trás deles. 14Voltando-se, as tropas de Judá viram-se atacadas pela frente e pelas costas. Clamaram por Javé, os sacerdotes tocaram a trombeta, 15os homens de Judá lançaram o grito de guerra e, enquanto os homens de Judá gritavam, Deus derrotou Jeroboão e todo o Israel diante de Abias e de Judá. 16Os israelitas fugiram diante de Judá, e Deus os entregou nas mãos de Judá. 17Abias e seu exército lhes infligiram uma grande derrota, e de Israel caíram mortos quinhentos mil homens escolhidos.18Nesta ocasião, pois, os israelitas foram humilhados, e os filhos de Judá prevaleceram porque se apoiaram em Javé, Deus de seus pais.

Fim do reinado.

19Abias perseguiu Jeroboão e tomou-lhe algumas cidades: Betel e seus arredores, Jesana e seus arredores, Efron e seus arredores. 20Jeroboão não recuperou seu poderio durante a vida de Abias; Javé o feriu e ele morreu. 21Abias, porém, tornou-se poderoso; desposou quatorze mulheres e gerou vinte e dois filhos e dezesseis filhas. 22O resto da história de Abias, seu proceder e seus atos, estão escritos no comentário do profeta Ado. 23Depois Abias adormeceu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi. Seu filho Asa reinou em seu lugar. Durante sua vida, o país esteve tranquilo por dez anos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital