Antigo Testamento / II Crônicas

O cisma político.

Capítulo 10

1Roboão foi a Siquém, pois foi lá que todo o Israel tinha ido para proclamá-lo rei. 2Sabendo disso, regressou do Egito Jeroboão, filho de Nabat, que se encontrava no Egito, para onde fugira do rei Salomão. 3Mandaram chamá-lo, e ele veio com todo o Israel.
Disseram assim a Roboão:
4“Teu pai tornou pesado nosso jugo; agora, alivia a dura servidão de teu pai e o jugo pesado que ele nos impôs e nós te serviremos”. 5Ele respondeu: “Voltai a mim daqui a três dias”. E o povo foi embora. 6O rei Roboão consultou os anciãos que haviam servido a seu pai Salomão durante sua vida e perguntou: “Que me aconselhais a responder a este povo?” 7Eles disseram: “Se te mostrares benévolo para com este povo, se o contentares e lhe dirigires boas palavras, então eles serão para sempre teus servidores”. 8Mas ele rejeitou o conselho dos anciãos e consultou os jovens que haviam crescido com ele e estavam a seu serviço. 9Perguntou-lhes: “Que aconselhais que se responda a este povo que me falou assim: ‘Alivia o julgo que teu pai nos impôs’?” 10Os jovens, seus companheiros de infância, responderam: “Eis o que dirás ao povo que te disse: ‘Teu pai tornou pesado nosso jugo, mas tu, alivia nosso jugo’, eis o que responderás: ‘Meu dedo mínimo é mais grosso que os rins de meu pai! 11Meu pai vos sobrecarregou com um jugo pesado, mas eu o tornarei mais pesado ainda; meu pai vos castigou com açoites, e eu vos castigarei com escorpiões!’” 12Jeroboão e todo o povo se apresentaram a Roboão no terceiro dia, de acordo com a ordem que ele dera: “Voltai a mim daqui a três dias”. 13O rei respondeu-lhes duramente. O rei Roboão rejeitou o conselho dos anciãos 14e, seguindo o conselho dos jovens, falou-lhes assim: “Meu pai tornou vosso jugo pesado, mas eu o tornarei mais pesado ainda; meu pai vos castigou com açoites e eu, com escorpiões”. 15Assim, o rei não ouviu o povo: era uma disposição de Deus, para cumprir a palavra que Javé dissera a Jeroboão, filho de Nabat, por intermédio de Aías de Silo. 16Quando todo o Israel viu que o rei não os ouvia, o povo respondeu ao rei:
“Que parte temos com Davi?
Não temos herança com o filho de Jessé.
Cada um para suas tendas, ó Israel!
E agora cuida de tua casa, Davi!”
E todo o Israel voltou para suas tendas.
17Mas Roboão continuou a reinar sobre os israelitas que moravam nas cidades de Judá. 18O rei Roboão enviou Adoram, chefe dos trabalhos forçados, mas os israelitas o apedrejaram e ele morreu; então o rei Roboão subiu depressa a seu carro a fim de fugir para Jerusalém. 19Assim Israel se rebelou contra a casa de Davi até o dia de hoje.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital