Antigo Testamento / II Crônicas

Primeiros atos de Salomão.

Capítulo 1

1Salomão, filho de Davi, consolidou-se em sua realeza. Javé, seu Deus, estava com ele e muito o engrandeceu. 2Salomão mandou ordens a todo o Israel, aos comandantes de esquadrões de mil e de cem, aos magistrados e a todos os príncipes de todo o Israel, chefes das famílias. 3Depois Salomão com toda a assembleia dirigiu-se para o lugar alto de Gabaon, porque lá se achava a tenda da reunião de Deus, erguida no deserto por Moisés, servo de Javé. 4Mas Davi tinha transladado a arca de Deus de Cariat-Iarim até o lugar que lhe havia preparado; com efeito, erguera para ela uma tenda em Jerusalém. 5O altar de bronze feito por Beseleel, filho de Uri, filho de Hur, lá estava diante da habitação de Javé. Salomão e a assembleia foram lá consultá-lo. 6Ali Salomão, na presença de Deus, subiu ao altar de bronze que estava diante da tenda da reunião e ofereceu mil holocaustos.

Salomão pede a sabedoria.

7Naquela noite, Deus apareceu a Salomão e lhe disse: “Pede o que queres que eu te dê”. 8Salomão respondeu a Deus: “Vós demonstrastes grande amor para com meu pai Davi e me fizestes reinar em seu lugar. 9Agora, Javé Deus, cumpra-se vossa promessa feita a meu pai Davi, pois me estabelecestes rei sobre um povo tão numeroso como o pó da terra. 10Concedei-me sabedoria e inteligência para que eu possa conduzir este povo; pois quem poderia governar este teu povo tão grande?” 11Deus disse a Salomão: “Já que é este teu desejo e não pediste nem riqueza, nem tesouros, nem glória, nem a vida de teus inimigos; já que nem mesmo pediste vida longa, mas pediste sabedoria e inteligência para governar meu povo sobre o qual te constituí rei, 12a sabedoria e a inteligência te são concedidas. Eu te darei também riqueza, tesouros e glória como não teve nenhum dos reis que te precederam nem terão os que vierem depois de ti”. 13Salomão deixou o lugar alto de Gabaon e a tenda da reunião, foi para Jerusalém e começou a reinar sobre Israel. 14Reuniu carros e cavalos; chegou a possuir mil e quatrocentos carros e doze mil cavalos; ele os colocou nas cidades destinadas aos carros e perto do rei, em Jerusalém. 15O rei fez com que a prata e o ouro fossem tão comuns em Jerusalém quanto as pedras, e o cedro tão abundante como os sicômoros na Planície. 16Os cavalos de Salomão eram importados do Egito e da Cilícia; os comerciantes do rei compravam-nos na Cilícia pelo preço estipulado. 17Importavam também do Egito um carro por seiscentos siclos de prata e um cavalo por cento e cinquenta siclos; da mesma forma, por meio daqueles comerciantes, os exportavam a todos os reis dos heteus e aos reis de Aram. 18Salomão decidiu construir um templo para o nome de Javé e um palácio para si.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital