Novo Testamento / I Timóteo

Os bispos.

Capítulo 3

1Esta palavra é digna de fé: quem aspira ao episcopado deseja uma nobre função. 2É preciso, pois, que o bispo seja irrepreensível, que tenha se casado só uma vez, que seja sóbrio, ponderado, cortês, hospitaleiro, capaz de ensinar; 3que não seja dado ao vinho, nem violento, mas indulgente, pacífico, desapegado do dinheiro; 4que saiba governar bem sua casa e manter seus filhos na submissão de um modo perfeitamente digno. 5Pois quem não sabe governar sua própria casa, como poderá cuidar da Igreja de Deus? 6Que não seja um recém-convertido, para que não se encha de vaidade e venha a incorrer na mesma condenação que o diabo. 7É preciso também que ele goze de boa reputação junto aos de fora, para não cair em descrédito e nas armadilhas do diabo.

Os diáconos.

8Também os diáconos sejam dignos, não ambíguos no falar, não inclinados ao excesso na bebida nem ambiciosos de lucros desonestos. 9Que guardem o mistério da fé numa consciência pura. 10Também eles primeiro serão submetidos à prova e depois, se de nada forem culpados, serão admitidos a suas funções. 11Que igualmente as mulheres sejam dignas, não maldizentes, mas sóbrias e fiéis em tudo. 12Os diáconos não sejam casados senão uma só vez e devem saber dirigir bem seus filhos e sua casa. 13Os que cumprem bem suas funções adquirem uma posição honrosa e uma grande segurança na fé em Cristo Jesus.

O mistério da piedade.

14Eu te escrevo isto, esperando ir em breve me encontrar contigo. 15No entanto, se eu demorar, é preciso que saibas como comportar-te na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e baluarte da verdade. 16Devemos confessar que é grande o mistério da piedade:
Ele foi manifestado na carne,
justificado no Espírito,
apareceu aos anjos,
foi proclamado aos pagãos,
acreditado no mundo,
exaltado na glória.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital