Novo Testamento / I Tessalonicenses

O apostolado de Paulo.

Capítulo 2

1Vós mesmos sabeis, irmãos, que nossa vinda entre vós não foi em vão. 2Tínhamos suportado, em Filipos, sofrimentos e insultos, como sabeis, mas nosso Deus nos concedeu pregar com toda a ousadia diante de vós o Evangelho de Deus, no meio de uma luta sofrida. 3E ao vos exortar, não nos inspiramos nem no erro, nem na impureza, nem tentamos usar de fraude alguma. 4Mas, tendo Deus confiado a nós o Evangelho, depois de nos ter provado, assim o pregamos, procurando agradar não aos homens, mas a Deus, que prova nossos corações. 5Jamais temos falado uma palavra de adulação, vós o sabeis, nem tivemos intenção de lucro – disso Deus é testemunha; 6nem temos procurado a glória humana, nem de vós e nem de outros. 7Ainda que nós, na qualidade de apóstolos de Cristo, pudéssemos fazer valer nossa autoridade, apresentamo-nos, contudo, no meio de vós, cheios de bondade, qual mãe que nutre e acaricia seus filhos. 8Tal era nossa ternura por vós, que desejávamos dar-vos não somente o Evangelho de Deus, mas até a própria vida, porque muito vos amamos. 9De fato, irmãos, ainda vos lembrais de nossos trabalhos e fadigas: trabalhamos dia e noite para não sermos pesados a nenhum de vós, enquanto vos pregávamos o Evangelho de Deus. 10Vós sois testemunhas, e Deus também, de como nossa atitude para convosco, que crestes, foi santa, justa e irrepreensível. 11E sabeis que, assim como faz um pai com seus filhos, nós exortamos cada um de vós, 12encorajamos e suplicamos que levásseis uma vida digna de Deus que vos chama a seu Reino e a sua glória.

Elogio aos tessalonicenses.

13Por isso também não cessamos de agradecer a Deus, porque, tendo recebido de nós a palavra de Deus, vós a acolhestes, não como palavra humana, mas como de fato é, como palavra de Deus, que produz efeito em vós, os fiéis. 14Pois vós, irmãos, passastes a imitar as Igrejas de Deus que estão na Judeia, em Cristo Jesus, porque também vós sofrestes da parte de vossos compatriotas, como eles da parte dos judeus, 15os quais mataram o Senhor Jesus e os profetas, e nos perseguiram; não agradam a Deus, são inimigos de todos os homens,16impedindo-nos de pregar aos pagãos para a salvação deles, levando assim ao cúmulo seu pecado em todo o tempo. Mas caiu sobre eles a cólera divina até o fim.

Desejo de rever a comunidade.

17Quanto a nós, irmãos, separados de vós por pouco tempo, longe dos olhos mas não do coração, redobramos os esforços para ir rever-vos, tão grande era nossa saudade. 18Quisemos, pois, ir até vós – eu mesmo, Paulo, uma, duas vezes –, mas Satanás no-lo impediu. 19Com efeito, qual é nossa esperança, nossa alegria, a coroa da qual seremos orgulhosos, a não ser vós, na presença de nosso Senhor Jesus por ocasião de sua vinda?20Sim, sois vós nossa glória e nossa alegria.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital