Novo Testamento / I São Pedro

Deveres dos presbíteros.

Capítulo 5

1Aos anciãos, que há entre vós, exorto eu, ancião como eles, testemunha dos sofrimentos de Cristo e participante da glória que vai ser revelada. 2Apascentai o rebanho de Deus que vos é confiado, cuidando dele, não contra a vontade, mas de bom grado, como Deus quer; não por vergonhoso amor ao dinheiro, mas com dedicação; 3não como dominadores daqueles que vos couberam por sorte, mas tornando-vos modelos para o rebanho. 4E quando aparecer o Pastor supremo, recebereis a coroa imperecível da glória.

Humildade e firmeza na fé.

5Igualmente, vós, jovens, sede submissos aos anciãos. Revesti-vos todos de humildade em vossas relações mútuas, pois Deus resiste aos soberbos, mas dá sua graça aos humildes. 6Humilhai-vos, pois, sob a poderosa mão de Deus, para que ele vos exalte no momento certo; 7lançai sobre ele toda a vossa inquietação, pois ele cuida de vós. 8Sede sóbrios, ficai vigilantes. Vosso adversário, o diabo, fica rodeando como um leão a rugir, procurando a quem devorar. 9Resisti-lhe, fortes na fé, sabendo que a comunidade dos irmãos, espalhada pelo mundo, está enfrentando esse mesmo tipo de sofrimento. 10Depois de terdes sofrido um pouco, o Deus de toda graça, que vos chamou a sua glória eterna, em Cristo, ele próprio vos tornará perfeitos, firmes, fortes e inabaláveis. 11A Ele o poder pelos séculos dos séculos! Amém.

Saudação final.

12Eu vos escrevi essas poucas palavras por meio de Silvano, que considero como irmão fiel, para vos exortar e atestar que esta é a verdadeira graça de Deus, na qual deveis ficar firmes.13Saúda-vos a Igreja que está em Babilônia, eleita como vós, e também Marcos, meu filho.14Saudai-vos mutuamente com um beijo de amor. Paz a todos vós que estais em Cristo!

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital