Novo Testamento / I São Pedro

Saudação e ação de graças.

Capítulo 1

1Pedro, Apóstolo de Jesus Cristo, aos estrangeiros da dispersão: do Ponto, da Galácia, da Capadócia, da Ásia e da Bitínia, escolhidos 2segundo a presciência de Deus Pai, mediante a santificação do Espírito, para obedecerem a Jesus Cristo e serem aspergidos com seu sangue. A vós, graça e paz em abundância!

A esperança do cristão.

3Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Em sua grande misericórdia, ele nos regenerou por meio da ressurreição de Jesus dentre os mortos, para uma viva esperança, 4para uma herança que não perde valor, imaculada e imperecível, reservada nos céus para vós. 5Pelo poder de Deus sois guardados por meio da fé, para vossa salvação, que está para se revelar no último momento. 6Por isso estais cheios de alegria, embora seja preciso, por algum tempo ainda, enfrentar várias provações, 7a fim de que o valor de vossa fé – muito mais preciosa que o ouro perecível, que se comprova pelo fogo – redunde em vosso louvor, glória e honra, quando Jesus Cristo se revelar. 8Vós o amais, sem o terdes visto; apesar de não o terdes visto ainda, credes nele e exultais com alegria inefável e gloriosa, 9enquanto alcançais a meta de vossa fé, vossa salvação pessoal.

A salvação em Cristo.

10Sobre esta salvação investigaram e pesquisaram os profetas, que profetizaram sobre a graça a vós destinada, 11procurando descobrir que tempo e que circunstâncias tinha em vista o Espírito de Cristo, que estava neles, quando predizia os sofrimentos reservados a Cristo e as posteriores glórias. 12A eles foi revelado que não era para si, mas para vós, que eles eram ministros da mensagem, que agora vos foi anunciada pelos que vos pregam o Evangelho, no Espírito Santo enviado do céu, e que os anjos desejam contemplar.

Obediência filial e temor.

13Portanto, depois de ter preparado vossa mente para agir, sede vigilantes e esperai plenamente na graça que vos será dada pela revelação de Jesus Cristo. 14Como filhos obedientes, não sigais os maus desejos de outrora, quando estáveis na ignorância, 15mas, assim como é santo aquele que vos chamou, tornai-vos santos vós também em toda a vossa conduta, 16porque está escrito: “Sede santos, porque eu sou santo”. 17E, se rezando, chamais de Pai aquele que julga com imparcialidade a cada um conforme suas obras, procurai viver com temor enquanto estais aqui de passagem, 18sabendo que fostes resgatados da vida fútil que herdastes de vossos antepassados, não a preço de coisas perecíveis como a prata ou o ouro, 19mas pelo sangue precioso de Cristo, o Cordeiro sem defeito e sem mancha, 20predestinado antes da criação do mundo e manifestado nos últimos tempos para vós. 21Por meio dele, vós credes em Deus que o ressuscitou dos mortos e o glorificou. Assim, vossa fé e vossa esperança estão fixas em Deus.

Viver como filhos de Deus.

22Depois de vos haver santificado pela obediência à verdade, para vos amardes sinceramente como irmãos, amai-vos mutuamente com ardor; 23regenerados como sois, não de semente corruptível, mas duma incorruptível: a palavra do Deus vivo que é eterna. 24Pois “toda criatura é como a erva e toda a sua glória, como a flor da erva; seca a erva e sua flor cai; 25mas a Palavra do Senhor permanece para sempre”.
É esta a Palavra que vos foi anunciada como Boa Nova.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital