Novo Testamento / I São João

Somos filhos de Deus.

Capítulo 3

1Vede com que amor o Pai nos amou: somos chamados filhos de Deus, e o somos de fato! Por isso o mundo não nos conhece, porque não conheceu a Deus. 2Caríssimos, desde agora somos filhos de Deus, mas ainda não foi revelado aquilo que havemos de ser. Sabemos, porém, que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é.

Evitar o pecado.

3Todo aquele que tem esta esperança nele purifica-se a si mesmo, como ele é puro. 4Todo aquele que comete o pecado comete também a iniquidade, pois o pecado é iniquidade. 5Ora, sabeis que ele se manifestou para tirar os pecados, e que nele não existe pecado. 6Todo aquele que permanece nele não peca. Todo aquele que peca não o viu nem o conheceu. 7Filhinhos, que ninguém vos engane. Quem pratica a justiça é justo, como ele é justo. 8Quem comete pecado vem do diabo, pois o diabo é pecador desde a origem. Foi para destruir as obras do diabo que o Filho de Deus se manifestou. 9Todo aquele que nasceu de Deus não comete pecado, porque a semente de Deus permanece nele; não pode pecar, porque nasceu de Deus.

Amar os irmãos.

10Nisto é possível distinguir os filhos de Deus e os filhos do diabo: todo aquele que não pratica a justiça não vem de Deus, e nem aquele que não ama seu irmão. 11Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o início: que nos amemos uns aos outros. 12Longe de imitarmos Caim que, sendo do Maligno, matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más, enquanto as de seu irmão eram justas. 13Não vos admireis, irmãos, se o mundo vos odeia. 14Nós sabemos que passamos da morte para a vida, porque amamos os irmãos. Quem não ama permanece na morte. 15Todo aquele que odeia seu irmão é um homicida; ora, sabeis que nenhum homicida possui em si mesmo a vida eterna. 16Nisto conhecemos o amor: ele deu sua vida por nós. E nós também devemos dar nossa vida pelos irmãos. 17Se alguém, possuindo os bens deste mundo, vê seu irmão na necessidade e lhe fecha seu coração, como o amor de Deus permanece nele? 18Filhinhos, não amemos só com palavras, mas por atos e de verdade. 19Nisto saberemos que somos da verdade e tranquilizaremos nosso coração diante de Deus, 20porque se nosso coração nos acusa, Deus é maior que nosso coração, e conhece tudo. 21Caríssimos, se nosso coração não nos acusa, temos confiança diante de Deus 22e dele receberemos tudo quanto pedirmos, porque somos fiéis a seus mandamentos e fazemos o que é de seu agrado. 23E seu mandamento é este: que tenhamos fé no nome de seu Filho Jesus Cristo e nos amemos uns aos outros, como Ele nos ordenou. 24E aquele que é fiel na obediência a seus mandamentos permanece em Deus, e Deus nele; e nisto sabemos que ele permanece em nós: pelo Espírito que ele nos deu.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital