Antigo Testamento / I Samuel

Israel é derrotado pelos filisteus.

Capítulo 4

1A palavra de Samuel chegava a todo o Israel. Os israelitas saíram para combater contra os filisteus em Ebenezer; os filisteus acamparam em Afec. 2Os filisteus se dispuseram em ordem de batalha contra Israel. Desfechado o ataque, os israelitas foram derrotados pelos filisteus, que mataram cerca de quatro mil homens dentre as fileiras. 3Quando a tropa voltou ao acampamento, os anciãos de Israel perguntaram: “Por que Javé nos derrotou hoje diante dos filisteus? Vamos a Silo buscar a arca da aliança de Javé, para que venha entre nós e nos salve das mãos de nossos inimigos”. 4O povo mandou, pois, buscar em Silo a arca da aliança de Javé dos exércitos, que está sentado sobre querubins, e os dois filhos de Eli, Ofni e Fineias, acompanharam a arca da aliança de Deus. 5Quando a arca da aliança de Javé entrou no acampamento, todo o Israel aclamou com voz tão forte, que fez retumbar a terra. 6Os filisteus ouviram o ruído da aclamação e perguntaram: “Que significa o ruído deste grande clamor no acampamento dos hebreus?” Então souberam que a arca de Javé havia chegado ao acampamento 7e tiveram medo, pois diziam: “Deus veio ao acampamento!” E acrescentaram: “Ai de nós! Isto nunca aconteceu até agora! 8Ai de nós! Quem nos salvará das mãos desses deuses poderosos? Esses são os deuses que feriram os egípcios com toda a sorte de pragas no deserto. 9Coragem, ó filisteus, e portai-vos como homens para não vos tornardes escravos dos hebreus, como eles foram vossos escravos. Agi como homens e combatei”. 10Os filisteus lutaram, pois, e Israel foi vencido, fugindo cada um para sua tenda. A derrota foi enorme, e foram mortos de Israel trinta mil homens da infantaria. 11A arca de Deus foi tomada e morreram os dois filhos de Eli: Ofni e Fineias.


Morte de Eli.

12Um homem de Benjamim correu do campo de batalha e chegou no mesmo dia a Silo com as vestes rasgadas e a cabeça coberta de terra. 13Quando chegou, Eli estava sentado na cadeira, à beira do caminho, observando, porque seu coração estava receoso por causa da arca de Deus. Logo que o homem entrou na cidade e contou a notícia, toda a cidade prorrompeu em gritos. 14Ao ouvir o ruído dos gritos, Eli perguntou: “Que significa o ruído desse tumulto?” O homem apressou-se em ir informar Eli. 15Ora, Eli estava com noventa e oito anos, tinha o olhar fixo e não enxergava mais. 16O mensageiro disse a Eli: “Eu sou o que venho do campo de batalha; fugi de lá hoje”. Eli perguntou-lhe: “Que aconteceu, meu filho?” 17Em resposta, o mensageiro disse: “Israel fugiu diante dos filisteus, e houve grande mortandade entre o povo; também teus dois filhos, Ofni e Fineias, foram mortos, e a arca de Deus foi tomada”. 18Logo que ele falou da arca de Deus, Eli caiu da cadeira para trás, junto da porta, quebrou a nuca e morreu, pois era idoso e pesado. Tinha sido juiz de Israel durante quarenta anos. 19Sua nora, a esposa de Fineias, estava grávida e próxima do parto; ao ouvir a notícia da tomada da arca de Deus e da morte do sogro e do marido, agachou-se e deu à luz, porque lhe sobrevieram as dores. 20Enquanto estava morrendo, disseram-lhe as mulheres que a assistiam: “Não temas, porque tiveste um filho”. Mas ela não respondeu nem prestou atenção. 21Deu ao menino o nome de Icabod, dizendo: “A glória se afastou de Israel”, porque a arca de Deus fora tomada e tinham morrido seu sogro e seu marido. 22Ela disse: “Passou a glória de Israel, porque foi tomada a arca de Deus”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital