Antigo Testamento / I Samuel

Davi é afastado do exército dos filisteus.

Capítulo 29

1Os filisteus reuniram todas as suas tropas em Afec, e os israelitas acamparam junto à fonte que existe em Jezrael. 2Os chefes dos filisteus avançavam em batalhões de cem e de mil, e Davi e seus homens iam na retaguarda com Aquis. 3Os chefes dos filisteus perguntaram: “Estes hebreus, o que estão fazendo aqui?” Respondeu Aquis aos chefes dos filisteus: “É Davi, servo de Saul, rei de Israel; está comigo há dias ou, melhor, há anos, sem que eu tenha encontrado nele falta alguma, desde quando se refugiou junto de mim até hoje”. 4Mas os príncipes dos filisteus se irritaram contra ele e lhe disseram: “Manda de volta este homem, para que volte ao lugar que lhe designaste e não desça conosco à batalha; não suceda que na batalha se torne nosso inimigo. Pois com que meio ganharia melhor o favor de seu senhor senão com as cabeças desses homens? 5Não é este aquele Davi do qual cantavam, dançando:
‘Saul matou seus mil,
mas Davi, seus dez mil’?”
6Então Aquis chamou Davi e lhe disse: “Pela vida de Javé, tu és um homem reto, e gostaria que saísses e entrasses comigo no acampamento, pois não achei em ti nenhum mal desde o dia em que vieste a mim até hoje; mas não és bem-visto pelos chefes dos filisteus. 7Volta, portanto, e vai em paz, para que não desagrades aos chefes dos filisteus”. 8Respondeu Davi: “Mas que fiz eu, ou o que encontraste em teu servo desde o dia em que entrei a teu serviço até hoje, para que não vá combater contra os inimigos do rei, meu senhor?”9Respondeu Aquis a Davi: “Eu sei que és tão grato a meus olhos como um anjo de Deus; todavia os chefes dos filisteus disseram: ‘Ele não deve sair conosco à batalha’. 10Portanto, levanta-te amanhã bem cedo, tu e os servos de teu senhor que vieram contigo; e levantando-se bem cedo, parti logo que o dia clarear”. 11Então Davi e seus homens se levantaram cedo, para se porem a caminho de manhã, voltando ao país dos filisteus. E os filisteus subiram a Jezrael.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital