Antigo Testamento / I Samuel

Davi em Ceila.

Capítulo 23

1Disseram a Davi: “Os filisteus estão atacando Ceila e saqueando as eiras”. 2Davi consultou Javé: “Devo ir atacar esses filisteus?” Javé respondeu a Davi: “Vai, ataca os filisteus e liberta Ceila”. 3Mas os homens de Davi lhe disseram: “Se mesmo aqui na Judeia temos medo, quanto mais indo a Ceila para atacar as tropas dos filisteus!” 4Davi consultou novamente Javé, o qual lhe respondeu: “Põe-te a caminho, desce a Ceila, porque eu entregarei os filisteus em tuas mãos”. 5Marchou, pois, Davi com sua gente para Ceila e atacou os filisteus; tomou-lhes seus animais e infligiu-lhes grande derrota, salvando assim os habitantes de Ceila. 6Quando Abiatar, filho de Aquimelec, refugiou-se junto de Davi, ele desceu a Ceila levando consigo o efod. 7Saul foi informado de que Davi tinha ido para Ceila e disse: “Deus o entregou em minhas mãos, porque ele se fechou a si mesmo, entrando numa cidade de portas e ferrolhos”. 8Saul chamou todo o povo para a guerra, a fim de descerem a Ceila e cercarem Davi e sua gente. 9Mas quando Davi soube que Saul tramava o mal contra ele, disse ao sacerdote Abiatar: “Traze o efod”. 10Depois disse Davi: “Javé, Deus de Israel, vosso servo tem informação segura de que Saul planeja vir a Ceila para destruir a cidade por minha causa. 11Os senhores de Ceila me entregarão nas mãos dele? Saul vai descer, como vosso servo ouviu dizer? Javé, Deus de Israel, manifestai-o, por favor, a vosso servo”. Javé respondeu: “Descerá”. 12Davi perguntou novamente: “Os senhores de Ceila me entregarão a mim e a minha gente nas mãos de Saul?” Javé respondeu-lhe: “Entregarão”. 13Então Davi e sua gente, cerca de seiscentos homens, se retiraram e, tendo saído de Ceila, andaram sem rumo. Quando Saul foi informado de que Davi havia fugido de Ceila, desistiu da expedição.

Davi em Zif.

14Davi permaneceu no deserto, em lugares seguros, e ficou na região montanhosa do deserto de Zif. Saul o procurava continuamente, mas Deus não o entregou em suas mãos.15Davi soube que Saul tinha saído para tirar-lhe a vida e permaneceu no deserto de Zif, em Horesa. 16Então Jônatas, filho de Saul, pôs-se a caminho e foi encontrar-se com Davi em Horesa e lhe fortaleceu a confiança em Deus, dizendo-lhe: 17“Não temas, porque a mão de Saul, meu pai, não te alcançará. Tu reinarás sobre Israel, e eu serei o segundo depois de ti; bem o sabe Saul, meu pai”. 18E os dois fizeram aliança na presença de Javé. Davi ficou em Horesa, ao passo que Jônatas voltou para casa.

Davi é traído pelos habitantes de Zif.

19Os habitantes de Zif subiram até Gabaá, à procura de Saul, e lhe disseram: “Davi está escondido entre nós nos refúgios de Horesa, na colina de Aquila, que está ao sul do deserto.20Desce, pois, conforme é teu desejo, ó rei; e nós o entregaremos nas mãos do rei”. 21Saul exclamou: “Que Javé vos abençoe, porque tivestes compaixão de mim! 22Ide, por favor, e informai-vos melhor para conhecer e ver o lugar em que se refugia e quem o viu lá, pois me disseram que ele é muito esperto. 23Procurai conhecer todos os esconderijos onde se oculta e voltai a mim com indicações precisas, e eu irei convosco. Se ele estiver na região, eu o buscarei entre todos os clãs de Judá”. 24Eles partiram e foram a Zif, à frente de Saul. Mas Davi e sua gente estavam no deserto de Maon, na planície ao sul do deserto. 25Saul foi para lá com sua tropa a sua procura; mas Davi, tendo sido avisado, desceu para um rochedo e ficou no deserto de Maon. Saul soube disso e perseguiu Davi no deserto de Maon. 26Saul caminhava por um lado do monte, enquanto Davi com os seus caminhavam pelo outro. Davi se apressava para escapar de Saul, mas este e sua tropa apertavam o cerco a Davi e a sua gente para os prender. 27Nesse momento chegou um mensageiro a Saul, dizendo-lhe: “Vem depressa, pois os filisteus invadiram o país”. 28Então Saul desistiu de perseguir Davi e marchou contra os filisteus. Por isso aquele lugar foi chamado “Rocha da separação”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital