Antigo Testamento / I Samuel

Capítulo 21

1 Davi se pôs a caminho e partiu, e Jônatas voltou para a cidade.

Davi foge para Nob.

2Davi foi a Nob, à casa do sacerdote Aquimelec. Este saiu a seu encontro, tremendo, e lhe perguntou: “Por que vens sozinho, sem ninguém contigo?” 3Davi respondeu ao sacerdote Aquimelec: “O rei me deu um encargo e me disse: ‘Que ninguém saiba da missão que te confiei e da ordem que te dei’. Quanto a meus servos, combinei que me encontrassem num determinado lugar. 4Se tens à mão cinco pães, ou outra coisa que tiveres, dá-me”. 5O sacerdote respondeu a Davi: “Não tenho à mão pão comum; há somente pão sagrado; com a condição de que teus homens pelo menos não tenham tido contato com mulheres”. 6Davi respondeu ao sacerdote: “Estivemos afastados das mulheres, como antes, desde a partida; e os corpos dos jovens se conservam puros, ainda que a viagem seja profana; com maior razão hoje, eles têm seus corpos purificados”. 7Então o sacerdote deu-lhe o pão sagrado, porque lá não havia outro senão os pães da apresentação, que foram tirados da presença de Javé, para serem substituídos por pão fresco quando eles são retirados. 8Achava-se lá, naquele dia, detido na presença de Javé, um dos servos de Saul, chamado Doeg, edomita, chefe dos pastores de Saul. 9Davi perguntou a Aquimelec: “Tens aqui à mão uma espada ou uma lança? Pois eu não trouxe comigo nem minha espada, nem minhas armas, porque a ordem do rei era urgente”. 10Respondeu-lhe o sacerdote: “Ali está a espada de Golias, o filisteu, que tu mataste no vale do Terebinto; está embrulhada num pano atrás do efod. Se a queres levar, leva-a; porque aqui não há outra, senão esta”. Davi disse: “Ela não tem igual, dá-me esta espada”.

Davi em Gat.

11Partiu, pois, Davi, naquele dia, fugindo da presença de Saul, e foi para junto de Aquis, rei de Gat. 12Os servos de Aquis lhe perguntaram: “Não é este Davi, o rei do país? Não é para ele que se cantava dançando:
‘Saul matou seus mil,
mas Davi, seus dez mil’?”
13Davi ficou preocupado com essas palavras e teve muito medo de Aquis, rei de Gat.14Assim, mudou de conduta diante deles, fingindo-se de louco entre eles: traçava sinais nas portas da cidade e deixava a saliva escorrer-lhe pela barba. 15Por isso Aquis perguntou a seus servos: “Estais vendo que esse homem é louco; por que o trouxestes a mim? 16Estão me faltando loucos, para me trazerdes mais este para fazer loucuras em minha presença? Ele há de entrar em minha casa?”

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital