Antigo Testamento / I Samuel

A amizade entre Jônatas e Davi.

Capítulo 18

1Quando Davi acabou de falar com Saul, Jônatas afeiçoou-se a Davi, e Jônatas o amou como a si mesmo. 2Naquele dia Saul o reteve consigo e não o deixou voltar à casa de seu pai. 3Jônatas fez um pacto com Davi, porque o amava como a si próprio. 4Tirou o manto que usava e o deu a Davi; assim fez com suas vestes, a espada, o arco e o cinturão. 5Davi saía aonde quer que Saul o mandava e era bem-sucedido. Por isso Saul o colocou à frente dos guerreiros, e ele era estimado por todo o povo e também pelos oficiais de Saul.

Inveja de Saul.

6Ao retornarem eles, quando Davi voltava depois de matar o filisteu, as mulheres de todas as cidades de Israel saíram ao encontro do rei Saul cantando e dançando alegremente, com tambores e címbalos. 7As mulheres cantavam, enquanto tocavam e diziam:
“Saul matou seus mil,
mas Davi, seus dez mil”.
8Saul se enfureceu, pois lhe desagradaram essas palavras, e disse: “Deram a Davi dez mil e a mim apenas mil; que mais lhe falta senão o reino?” 9Daquele dia em diante, Saul não mais olhou Davi com bons olhos. 10No dia seguinte um espírito mau da parte de Deus apoderou-se de Saul, e ele começou a delirar no meio de sua casa. Como nos outros dias, Davi dedilhava a harpa. Saul estava com uma lança na mão. 11Ele arremessou a lança, pensando cravar Davi à parede, mas este se esquivou duas vezes. 12Saul ficou com medo de Davi, porque Javé estava com Davi, ao passo que se havia retirado dele. 13Por isso o afastou de si, nomeando-o chefe de mil; e Davi saía e voltava à frente da tropa. 14Era bem-sucedido em todas as suas expedições, e Javé estava com ele. 15Vendo como ele se saía bem, Saul teve medo dele.
16Mas todos em Israel e em Judá gostavam de Davi, porque os comandava na saída e na volta.

Davi casa com a filha de Saul.

17Saul disse a Davi: “Aqui está Merob, minha filha mais velha, que te darei por esposa, contanto que sejas um guerreiro valoroso a meu serviço e traves as batalhas de Javé”. Porque Saul pensava: “Que não seja minha mão a abatê-lo, mas que seja a mão dos filisteus”.18Davi respondeu a Saul: “Quem sou eu e o que é minha vida, ou a casa de meu pai em Israel, para eu vir a ser genro do rei?” 19Mas quando chegou o tempo em que Merob, filha de Saul, devia ser dada a Davi, foi dada por esposa a Adriel de Meola. 20Ora Micol, outra filha de Saul, amava Davi. Contaram isto a Saul, e ele ficou contente. 21Pensava consigo mesmo: “Eu lhe darei Micol, para que seja para ele um laço que o fará cair nas mãos dos filisteus”. Portanto, disse Saul a Davi pela segunda vez: “Hoje te tornarás meu genro”.22Saul ordenou a seus servos: “Falai em segredo a Davi, dizendo: ‘O rei te quer bem, e seus servos te estimam; torna-te genro do rei’”. 23Os servos de Saul repetiram essas palavras aos ouvidos de Davi, mas ele respondeu: “Parece-vos pouco chegar a ser genro do rei? Eu sou um homem pobre e de condição humilde”. 24Os servos de Saul levaram-lhe a resposta, dizendo: “Assim falou Davi”. 25Saul respondeu: “Dizei a Davi: O rei não deseja dote algum, mas cem prepúcios de filisteus, para se vingar de seus inimigos”. Saul pensava fazer Davi cair nas mãos dos filisteus. 26Quando os servos comunicaram a Davi essas palavras, agradou-lhe a proposta de se tornar genro do rei. E antes de expirar o prazo, 27Davi se pôs a caminho, partiu com seus homens e matou duzentos filisteus. Levou todos os seus prepúcios ao rei, a fim de se tornar genro do rei. E Saul deu-lhe sua filha Micol por esposa.28Saul teve de reconhecer que Javé estava com Davi e que sua filha Micol o amava. 29Saul ficou com mais medo ainda de Davi e se tornou seu inimigo durante toda a vida. 30Os chefes dos filisteus continuaram a sair para a guerra, mas cada vez que o faziam, Davi tinha mais êxito do que todos os oficiais de Saul. Por esse motivo seu nome se tornou muito famoso.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital