Antigo Testamento / I Samuel

Saul luta contra os filisteus.

Capítulo 13

1Saul havia reinado um ano. No segundo ano de seu reinado sobre Israel, 2escolheu para si três mil homens de Israel: dois mil estavam com ele em Macmas e na montanha de
Betel e mil com Jônatas em Gabaá de Benjamim; despediu o restante do povo, cada um para sua tenda.
3Jônatas derrotou o destacamento dos filisteus que estava em Gaba; e os filisteus souberam disso. Então Saul mandou tocar a trombeta por todo o país, dizendo: “Ouçam isto os hebreus!” 4Todo o Israel ouviu dizer: “Saul derrotou o destacamento dos filisteus, e Israel tornou-se odioso aos filisteus”. O povo foi convocado para junto de Saul em Guilgal. 5Os filisteus reuniram-se para combater contra Israel com trinta mil carros, seis mil cavaleiros e uma tropa numerosa como a areia que há na praia do mar; subiram e acamparam em Macmas, ao oriente de Bet-Áven. 6Os homens de Israel viram-se em apuros, porque o povo estava sendo apertado. O povo escondeu-se então em grutas, cavernas, entre as rochas, nos subterrâneos e nas cisternas.
7Houve hebreus que passaram o Jordão para irem à terra de Gad e de Galaad. Saul estava ainda em Guilgal, e todo o povo o seguia tremendo.
 

Desobediência de Saul. 

8Ele esperou sete dias, tempo determinado por Samuel; mas este não chegava a Guilgal, e o povo, deixando Saul, debandava. 9Então disse Saul: “Trazei-me o holocausto e os sacrifícios de comunhão”. E ofereceu o holocausto. 10Mal tinha acabado de oferecer o holocausto, chegou Samuel, e Saul saiu-lhe ao encontro para saudá-lo. 11Samuel perguntou: “Que fizeste?” Saul respondeu: “Quando vi que a tropa me abandonava e que tu não chegavas no dia combinado, e que os filisteus estavam concentrados em Macmas,12pensei: ‘Os filisteus vão descer a Guilgal contra mim, e eu ainda não aplaquei Javé!’ Assim me vi forçado a oferecer o holocausto”. 13Samuel disse a Saul: “Agiste como um insensato! Não observaste o mandamento que Javé, teu Deus, te havia dado. Javé teria estabelecido teu reino sobre Israel para sempre. 14Agora, porém, teu reino não subsistirá. Javé procurou para si um homem segundo seu coração e o designou como soberano de seu povo, porque tu não cumpriste o que Javé te havia ordenado”.Preparação para a batalha.

15Samuel pôs-se a caminho e subiu de Guilgal para Gaba de Benjamim. Saul passou em revista a tropa que se achava com ele: eram cerca de seiscentos homens. 16Saul, portanto, seu filho Jônatas e a tropa que se achava com eles tomaram posição em Gaba de Benjamim, enquanto os filisteus estavam acampados em Macmas. 17Saiu do acampamento dos filisteus uma tropa de choque dividida em três grupos: um tomou a direção de Efra, na terra de Sual, 18o outro rumou para Bet-Horon e o terceiro dirigiu-se para o caminho da fronteira, que domina o vale das Hienas, na direção do deserto. 19Em toda a terra de Israel não se encontrava um ferreiro, porque os filisteus tinham dito: “É preciso evitar que os hebreus fabriquem espadas ou lanças”. 20Por isso todos os israelitas tinham de descer aos filisteus para afiar a relha de seu arado, seu machado, sua enxada e sua foice. 21O custo da afiação era de dois terços de siclo por relha e por machado, e um terço de siclo para a enxada ou para endireitar o aguilhão. 22Assim, no dia da batalha, aconteceu que, em toda a tropa que estava com Saul e Jônatas, ninguém possuía espada ou lança, exceto Saul e Jônatas, seu filho, que as possuíam. 23Um destacamento dos filisteus saiu para o passo de Macmas.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital