Antigo Testamento / I Reis

A dedicação do templo.

Capítulo 8

1Depois Salomão reuniu em sua presença em Jerusalém os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e os chefes das famílias dos israelitas, para trasladar da Cidade de Davi, que é Sião, a arca da aliança de Javé. 2Todos os homens de Israel congregaram-se junto do rei Salomão para a festa, no mês de etanim, que é o sétimo mês. 3Vieram todos os anciãos de Israel. Os sacerdotes tomaram a arca 4e a levaram para cima, com a tenda da reunião e todos os utensílios sagrados que nela estavam. Os sacerdotes e os levitas os transportaram. 5O rei Salomão e toda a comunidade de Israel reunida junto dele diante da arca imolaram ovelhas e bois em quantidade tal que não se podia contar nem calcular. 6Os sacerdotes introduziram a arca da aliança de Javé em seu lugar, no santuário interior do templo, a saber, no santo dos santos, sob as asas dos querubins. 7Com efeito, os querubins estendiam as asas sobre o lugar da arca, abrigando do alto a arca e seus varais. 8Estes eram tão compridos que do lugar santo, diante do santuário interior, podiam-se ver suas extremidades, mas não se podiam ver de fora. Aí estão até hoje. 9Na arca nada havia, exceto as duas tábuas de pedra que Moisés, no Horeb, aí havia colocado, quando Javé concluiu a aliança com os israelitas, depois que saíram da terra do Egito.

Deus toma posse do templo.

10Quando os sacerdotes saíram do santuário, a nuvem encheu o templo de Javé, 11e os sacerdotes não puderam continuar sua função por causa da nuvem, porque a glória de Javé enchia o templo de Javé. 12Então disse Salomão:
“Javé declarou que habitaria na obscuridade.
13Sim, construí para vós uma sublime morada,
um lugar onde habitareis para sempre”.

Discurso de Salomão.

14Depois o rei voltou-se e abençoou toda a assembleia de Israel, enquanto toda ela se mantinha de pé. 15Salomão disse: “Seja bendito Javé, Deus de Israel, que realizou com poder o que com sua boca prometera a meu pai Davi, dizendo: 16‘Desde quando fiz sair do Egito meu povo Israel, não escolhi cidade alguma dentre todas as tribos de Israel, para nela se construir um templo onde habitaria meu nome, mas escolhi Davi para comandar Israel, meu povo’. 17Meu pai Davi teve a intenção de construir uma casa para o nome de Javé, Deus de Israel, 18mas Javé disse a meu pai Davi: ‘Planejaste edificar uma casa para meu nome e fizeste bem ao conceber tal projeto. 19Contudo, não serás tu quem edificará a casa, e sim teu filho, saído de tuas entranhas, é que construirá a casa para meu nome’. 20Javé realizou a palavra que dissera: sucedi a meu pai Davi e tomei posse do trono de Israel como prometera Javé, construí a casa para o nome de Javé, Deus de Israel, 21e nela preparei um lugar para a arca, na qual se acha a aliança que Javé concluiu com nossos pais quando os fez sair da terra do Egito”. 22Oração de Salomão. 23Em seguida, Salomão postou-se diante do altar de Javé, diante de toda a assembleia de Israel, estendeu as mãos para o céu 24e disse: “Javé, Deus de Israel! Não existe nenhum Deus como vós lá em cima nos céus, nem aqui embaixo sobre a terra; como vós, que sois fiel à aliança e conservais a misericórdia para com vossos servos que caminham de todo o coração diante de vós.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital