Antigo Testamento / I Reis

A construção do templo.

Capítulo 6

1No ano quatrocentos e oitenta, após a saída dos israelitas da terra do Egito, no quarto ano do reinado de Salomão sobre Israel, no mês de ziv, que é o segundo mês, ele começou a construir o templo de Javé. 2O templo que o rei Salomão edificou para Javé tinha sessenta côvados de comprimento, vinte de largura e trinta de altura. 3O pórtico diante do lugar santo do templo tinha vinte côvados de comprimento, igualando assim à largura do templo, e dez côvados de largura em frente do templo. 4Fez no templo janelas quadrangulares com grades. 5Contra a parede do templo, ele fez quartos ao redor dos muros do templo, em torno do lugar santo e do santuário interior, e fez aposentos laterais ao redor. 6O andar de baixo tinha cinco côvados de largura, o do meio seis e o terceiro sete, pois do lado de fora do templo ao redor, ele tinha feito reentrâncias de modo que as vigas não se introduziam nas paredes do templo. 7Quando edificaram o templo, usaram pedras já talhadas nas pedreiras; assim, durante sua construção, não se ouviu no templo barulho de martelo, de machado, nem de qualquer outro instrumento de ferro. 8A entrada para o andar inferior situava-se no lado direito do templo e por meio de uma escada em caracol subia-se ao andar do meio e, deste, ao terceiro. 9Terminada a construção do templo, Salomão cobriu-o com vigas e tábuas de cedro. 10Os andares que construiu ao redor de todo o templo tinham cinco côvados de altura e estavam ligados ao templo por traves de cedro. 11A palavra de Javé foi então dirigida a Salomão nestes termos: 12“Quanto a esta casa que estás construindo, se procederes segundo minhas leis, se observares minhas normas e seguires todos os meus mandamentos, agindo de acordo com eles, eu cumprirei em teu favor minha palavra, que falei a Davi, teu pai, 13e habitarei no meio dos israelitas e não abandonarei meu povo, Israel”. 14Salomão edificou o templo e o concluiu.

A decoração interna.O santo dos santos.

15Revestiu com tábuas de cedro o lado interno das paredes do templo, desde o pavimento até as vigas do teto, revestiu com madeira o interior e cobriu com tábuas de cipreste o pavimento do templo. 16No fundo do templo fez um compartimento de vinte côvados com tábuas de cedro, desde o chão até as vigas, e reservou esse espaço como santuário interior, ou santo dos santos. 17O templo, isto é, o lugar santo que estava na frente, media quarenta côvados. 18No interior do templo, o cedro era esculpido com botões e flores abertas; tudo era de cedro e não se via pedra alguma. 19Salomão dispôs um santuário interior dentro do templo, para nele colocar a arca da aliança de Javé. 20O santuário interior tinha vinte côvados de comprimento, vinte côvados de largura e vinte côvados de altura; Salomão o revestiu de ouro fino e recobriu o altar de cedro. 21Salomão revestiu de ouro fino o interior do templo e fez passar correntes de ouro diante do santuário interior, que revestiu de ouro.22Assim recobriu de ouro o templo todo, até que todo o templo fosse terminado e recobriu também de ouro todo o altar que pertencia ao santuário interior.

Os querubins.

23No santuário interior, ele fez dois querubins de madeira de oliveira, de dez côvados de altura cada um. 24A asa de um querubim media cinco côvados e a outra também tinha cinco côvados; de uma extremidade à outra das asas havia, pois, a distância de dez côvados.25O outro querubim media também dez côvados; ambos os querubins tinham a mesma dimensão e o mesmo formato. 26A altura do primeiro querubim era de dez côvados, e essa também era a altura do segundo. 27Colocou os querubins no meio do santuário interior; os querubins estavam de asas estendidas, de sorte que a asa de um tocava uma parede e a asa do outro tocava a outra parede, e suas asas tocavam uma na outra, no meio da sala. 28Revestiu de ouro os querubins. 29Em todas as paredes ao redor do templo, tanto no interior como no exterior, mandou esculpir querubins, palmas e flores. 30Cobriu de ouro o pavimento do templo, por dentro e por fora.

As portas. O pátio.

31Para a entrada do santuário interior ele fez portas de madeira de oliveira; a verga com as ombreiras ocupavam a quinta parte da parede. 32Os dois batentes eram de madeira de oliveira. Mandou esculpir neles figuras de querubins, palmeiras e flores e cobriu-as de ouro; também recobriu de ouro os querubins e as palmeiras. 33Para a entrada do lugar santo fez também ombreiras de madeira de oliveira, que ocupavam a quarta parte da largura da parede.34As duas portas eram de madeira de cipreste: cada batente constava de dois painéis giratórios. 35Mandou esculpir neles querubins, palmeiras e flores, revestidos de ouro ajustado sobre a escultura. 36Construiu o pátio interior com três fileiras de pedras lavradas e uma fileira de vigas de cedro. 37No quarto ano, no mês de ziv, foram lançados os alicerces do templo; 38no décimo primeiro ano, no mês de bul, que é o oitavo mês, o templo foi concluído em todas as suas partes e em todos os seus detalhes. Foi construído em sete anos.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital