Antigo Testamento / I Reis

Samaria é sitiada.

Capítulo 20

1Ben- -Adad, rei de Aram, mobilizou todo o seu exército: tinha consigo trinta e dois reis, cavalos e carros. Subiu, sitiou Samaria e a atacou. 2Enviou mensageiros à cidade, a Acab, rei de Israel, 3para lhe dizer: “Assim fala Ben-Adad: Tua prata e teu ouro são meus; tuas mulheres e teus filhos são meus”. 4O rei de Israel deu esta resposta: “Seja como disseste, senhor meu rei. Eu sou teu com tudo o que me pertence”. 5Mas os mensageiros voltaram e disseram: “Assim fala Ben-Adad. Eu mandei dizer-te que deves entregar- -me tua prata e teu ouro, tuas mulheres e teus filhos. 6Amanhã a esta hora enviar-te-ei meus servos, que revistarão tua casa e as casas de teus servos e se apoderarão de tudo quanto lhes aprouver e o carregarão”. 7Então o rei de Israel convocou todos os anciãos do país e disse: “Reparai e vede que esse homem quer nossa ruína! Mandou exigir de mim minhas mulheres e meus filhos, minha prata e meu ouro, e não lhe recusei nada”. 8Todos os anciãos e todo o povo disseram-lhe: “Não lhe obedeças nem consintas!” 9Ele deu, pois, esta resposta aos mensageiros de Ben- -Adad: “Dizei ao senhor meu rei: Farei tudo o que pediste a teu servo da primeira vez, mas esta outra exigência não a posso satisfazer”. Os mensageiros partiram, levando a resposta. 10Então Ben-Adad mandou dizer-lhe: “Que os deuses me mandem um castigo sobre outro se o pó de Samaria for suficiente para encher o côncavo da mão de todo o povo que me acompanha!” 11Mas o rei de Israel deu-lhe esta resposta: “Dizei-lhe: Aquele que cinge seu cinturão não se glorie como aquele que o tira!” 12Quando Ben- -Adad ouviu esta resposta – ele estava bebendo com os reis em suas tendas – ordenou a seus servos: “Tomai posição!” Eles tomaram posição contra a cidade.

Vitória israelita.

13Então um profeta veio procurar Acab, rei de Israel, e disse: “Assim fala Javé: Vês toda esta multidão imensa? Pois eu a entrego hoje em tuas mãos e reconhecerás que eu sou Javé”.14Acab perguntou: “Por meio de quem?” Ele respondeu: “Assim fala Javé: Pelos servos dos chefes das províncias”. Acab perguntou: “Quem dará início ao combate?” – “Tu mesmo”, respondeu o profeta. 15Acab passou em revista os servos dos chefes das províncias. Eram ao todo duzentos e trinta e dois. Em seguida passou em revista todo o exército, todos os israelitas, que eram sete mil. 16Fizeram uma incursão ao meio-dia, enquanto Ben-Adad estava nas tendas bebendo até embriagar-se juntamente com os trinta e dois reis, seus aliados. 17Saíram primeiro os servos dos chefes das províncias. Ben-Adad mandou saber o que era e lhe informaram: “Saíram alguns homens de Samaria”. 18Ele ordenou: “Se saíram com intento de paz, capturai- -os vivos, e se saíram para combater, capturai-os vivos também!” 19Saíram então da cidade os servos dos chefes das províncias, seguidos do exército, 20e cada um deles abateu seu adversário. Os arameus fugiram, e Israel os perseguiu; Ben-Adad, rei de Aram, escapou a cavalo com alguns cavaleiros. 21Então saiu o rei de Israel; atacou os cavalos e os carros e infligiu a Aram uma grande derrota. 22O profeta aproximou-se do rei de Israel e lhe disse: “Vamos! Coragem! Considera bem o que deves fazer, pois daqui a um ano o rei de Aram te atacará”. 23Os servos do rei de Aram disseram-lhe: “O Deus dessa gente é um Deus de montanhas, é por isso que nos venceram. Mas lutemos contra eles na planície e certamente os venceremos. 24Faze, pois, o seguinte: afasta esses reis de seu posto e substitui-os por prefeitos. 25Recruta um exército tão numeroso como o que perdeste, com o mesmo número de cavalos e carros; depois os atacaremos na planície e certamente os venceremos”. O rei seguiu o conselho deles e assim fez.

Vitória de Afec.

26No começo do ano, Ben-Adad passou em revista os arameus e subiu a Afec para combater Israel. 27Os israelitas foram mobilizados e providos de víveres, saindo depois a seu encontro. Acampados diante dos inimigos, os israelitas pareciam dois rebanhos de cabras, enquanto os arameus enchiam toda a região. 28Um homem de Deus aproximou- -se do rei de Israel e lhe disse: “Assim fala Javé: Já que Aram disse que Javé é um Deus de montanhas e não um Deus de planícies, entrego em tuas mãos toda essa multidão e reconhecerás que eu sou Javé”. 29Durante sete dias estiveram acampados uns diante dos outros. No sétimo dia travou-se a batalha, e os israelitas mataram num só dia cem mil soldados de infantaria dos arameus. 30Os sobreviventes fugiram para Afec, para a cidade, mas as muralhas desabaram sobre os vinte e sete mil homens que restaram.
Ben-Adad também fugiu e se refugiou na cidade num quarto retirado.
31Seus servos disseram-lhe: “Olha! Ouvimos dizer que os reis de Israel são reis clementes. Ponhamos sacos nos rins e cordas no pescoço e vamos ao encontro do rei de Israel; talvez ele te poupe a vida”.32Puseram, pois, sacos nos rins e cordas no pescoço, apresentaram-se ao rei de Israel e disseram: “Assim fala teu servo Ben- -Adad: Por favor, poupa-me a vida!” Ele respondeu: “Ele ainda está vivo? Ele é meu irmão!” 33Aqueles homens acolheram essas palavras como um bom augúrio e logo quiseram confirmá-las, dizendo: “Ben-Adad é teu irmão”. Acab respondeu: “Ide buscá-lo”. Veio Ben-Adad à presença de Acab e este o fez subir a seu carro.
34Ben- -Adad então lhe disse: “Vou restituir-te as cidades que meu pai tomou de teu pai e poderás abrir para ti mercados em Damasco, como meu pai os possuía em Samaria”. “Quanto a mim”, disse Acab, “deixar-te-ei em liberdade mediante esse tratado”. Acab fez uma aliança com ele e o deixou em liberdade.

Um profeta condena a atitude de Acab.

35Um dos discípulos dos profetas disse a seu companheiro, por ordem de Javé: “Fere-me!”, mas este se recusou a feri-lo. 36Replicou ele: “Porque não obedeceste à voz de Javé, logo que te afastares de mim um leão te matará”. Logo que ele se afastou, um leão o encontrou e o matou. 37O profeta encontrou-se com outro homem e disse: “Fere-me!” O homem desferiu-lhe um golpe e o feriu. 38O profeta partiu e ficou aguardando o rei na estrada; tinha ficado irreconhecível com a atadura que pôs sobre os olhos. 39Ao passar o rei, ele gritou: “Teu servo estava no meio do combate quando alguém saiu das fileiras e trouxe-me um homem dizendo-me: ‘Toma conta deste homem! Se ele desaparecer, tua vida responderá pela sua ou, então, pagarás um talento de prata’. 40Ora, enquanto teu servo estava ocupado aqui e ali, o outro desapareceu”. O rei de Israel disse-lhe: “Esta é tua sentença: tu mesmo a pronunciaste”. 41Mas, sem demora, o homem tirou a atadura que trazia sobre os olhos, e o rei de Israel reconheceu que ele era um dos profetas. 42Ele disse ao rei: “Assim fala Javé: porque deixaste escapar o homem que eu tinha votado ao extermínio, tua vida responderá por sua vida e teu povo por seu povo. 43O rei de Israel voltou para casa aborrecido e irritado, e entrou em Samaria.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital