Antigo Testamento / I Reis

O profeta Jeú.

Capítulo 16

1A palavra de Javé foi dirigida a Jeú, filho de Hanani, contra Baasa, nestes termos: 2“Eu te levantei do pó e te estabeleci chefe sobre meu povo Israel, mas tu imitaste o comportamento de Jeroboão e levaste Israel, meu povo, a pecar, irritando-me com seus pecados. 3Por isso varrerei Baasa e sua casa, tratarei sua casa como a de Jeroboão, filho de Nabat. 4Todo membro da família de Baasa que morrer na cidade será devorado pelos cães e o que morrer no campo será comido pelas aves do céu”. 5O resto da história de Baasa, seus atos e proezas, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel? 6Baasa adormeceu com seus pais e foi sepultado em Tersa. Seu filho Ela reinou em seu lugar. 7Também por meio do profeta Jeú, filho de Hanani, veio a palavra de Javé contra Baasa e contra sua casa, por causa de todo o mal que fizera aos olhos de Javé, irritando-o com suas ações, tornando-se semelhante à casa de Jeroboão e também por ter exterminado essa casa.

Ela, rei de Israel.

8No vigésimo sexto ano de Asa, rei de Judá, Ela, filho de Baasa, tornou-se rei de Israel em Tersa e reinou por dois anos. 9Seu servo Zambri, chefe da metade de seus carros, conspirou contra ele. Estando ele em Tersa, bebendo e embriagando-se em casa de Arsa, mordomo do palácio em Tersa, 10Zambri entrou, feriu-o e o matou no vigésimo sétimo ano de Asa, rei de Judá; depois reinou em lugar dele. 11Logo que se tornou rei e sentou-se no trono, massacrou toda a família de Baasa, sem deixar um só homem, e matou também seus parentes e amigos. 12Zambri exterminou toda a casa de Baasa, segundo a predição que Javé fizera contra Baasa por intermédio do profeta Jeú, 13por causa de todos os pecados que cometeram Baasa e Ela, seu filho, e fizeram Israel cometer, irritando Javé, Deus de Israel, com seus ídolos. 14O resto da história de Ela e todos os seus atos, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel?

Zambri, rei de Israel.

15No vigésimo sétimo ano de Asa, rei de Judá, Zambri reinou sete dias em Tersa. O povo estava acampado diante de Gebeton, que pertence aos filisteus. 16Quando o acampamento recebeu esta notícia: “Zambri fez uma conspiração e matou o rei”, todo Israel, no mesmo dia, no acampamento, proclamou rei de Israel Amri, chefe do exército. 17Amri e todo o Israel com ele saíram de Gebeton e vieram sitiar Tersa. 18Quando Zambri viu que a cidade ia ser tomada, entrou na cidadela do palácio real, pôs fogo no palácio, estando lá dentro, e morreu.19Tudo por causa do pecado que cometeu, fazendo o mal aos olhos de Javé, imitando a conduta de Jeroboão e o pecado que fez, levando Israel a pecar. 20O resto da história de Zambri e a conspiração que ele tramou, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel? 21Então o povo de Israel se dividiu: metade apoiou Tebni, filho de Ginet, querendo fazê-lo rei; a outra metade apoiou Amri. 22Mas o partido de Amri prevaleceu sobre o de Tebni, filho de Ginet; Tebni morreu e Amri tornou-se rei.

Amri, rei de Israel.

23No trigésimo primeiro ano de Asa, rei de Judá, Amri tornou-se rei de Israel e reinou doze anos, seis dos quais em Tersa. 24Depois comprou de Semer, por dois talentos de prata, o monte de Samaria; construiu sobre ele uma cidade, a que deu o nome de Samaria, por causa do nome de Semer, proprietário do monte. 25Amri fez o mal aos olhos de Javé, agindo pior que todos os seus antecessores. 26Imitou em tudo a conduta de Jeroboão, filho de Nabat, e os pecados a que este levou Israel, irritando Javé, Deus de Israel, com seus ídolos. 27O resto da história de Amri, seus atos e proezas, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel? 28Amri adormeceu com seus pais e foi sepultado em Samaria. Seu filho Acab reinou em seu lugar.

Acab, rei de Israel.

29Acab, filho de Amri, tornou-se rei de Israel no trigésimo oitavo ano de Asa, rei de Judá, e reinou vinte e dois anos sobre Israel, em Samaria. 30Acab, filho de Amri, fez o mal aos olhos de Javé, mais que todos os seus antecessores. 31Como se não lhe bastasse imitar os pecados de Jeroboão, filho de Nabat, desposou ainda Jezabel, filha de Etbaal, rei dos sidônios, e passou a servir a Baal e a adorá-lo 32Erigiu-lhe um altar no templo de Baal, que construiu em Samaria. 33Acab erigiu também um tronco idolátrico e cometeu ainda outros pecados, irritando Javé, Deus de Israel, mais que todos os reis de Israel que o precederam.34Em seu tempo, Hiel de Betel reconstruiu Jericó; pelo preço de seu primogênito Abiram*lançou seus fundamentos e pelo preço de seu último filho Segub assentou suas portas, conforme a predição que fizera Javé por meio de Josué, filho de Nun.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital