15

Antigo Testamento / I Reis

Abiam, rei de Judá.

Capítulo 15

1No décimo oitavo ano do rei Jeroboão, Abiam tornou-se rei em Judá 2e reinou três anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Maaca, filha de Absalão. 3Imitou todos os pecados que seu pai cometera antes dele, e seu coração não foi plenamente fiel a Javé, seu Deus, como o coração de Davi, seu antepassado. 4Mas por amor a Davi, Javé, seu Deus, concedeu-lhe uma lâmpada em Jerusalém, elevando seu filho depois dele e poupando Jerusalém. 5Davi, com efeito, fizera o que é reto aos olhos de Javé e em nada se havia afastado do que ele lhe ordenara por toda a sua vida, com exceção do episódio de Urias, o heteu. 6Houve guerra entre Roboão e Jeroboão todos os dias de sua vida. 7O resto da história de Abiam, tudo o que fez, não está escrito no livro dos Anais dos reis de Judá? Houve guerra entre Abiam e Jeroboão. 8Depois Abiam adormeceu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi; seu filho Asa reinou em seu lugar.

Asa, rei de Judá.

9No vigésimo ano de Jeroboão, rei de Israel, Asa tornou-se rei de Judá 10e reinou quarenta e um anos em Jerusalém. Sua avó chamava-se Maaca, filha de Absalão. 11Asa fez o que é reto* aos olhos de Javé, como Davi, seu antepassado. 12Expulsou do país todos os prostitutos sagrados e aboliu todos os ídolos que seus pais haviam feito. 13Chegou a retirar de sua avó a dignidade de rainha-mãe, porque ela fizera um ídolo para Aserá; Asa quebrou o ídolo e o queimou na torrente do Cedron. 14Mas os lugares altos não desapareceram; contudo o coração de Asa foi plenamente fiel a Javé por toda a sua vida. 15Depositou no templo de Javé as oferendas consagradas por seu pai e suas próprias oferendas: prata, ouro e objetos. 16Houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, enquanto viveram. 17Baasa, rei de Israel, atacou Judá e fortificou Ramá para impedir as comunicações com Asa, rei de Judá.18Então Asa tomou a prata e o ouro que restavam nos tesouros do templo de Javé e nos tesouros do palácio real e os entregou a seus servos, para enviá-los a Ben-Adad, filho de Tabremon, filho de Hezion, rei de Aram, que residia em Damasco, com esta mensagem:19“Haja aliança entre mim e ti, como houve entre meu pai e teu pai! Envio-te um presente de prata e ouro. Vai e rompe tua aliança com Baasa, rei de Israel, para que se afaste de mim!”20Ben-Adad deu ouvidos ao rei Asa e enviou os chefes de seu exército contra as cidades de Israel; conquistou Aion, Dã, Abel-Bet-Maaca, toda a região de Quineret com toda a terra de Neftali. 21Quando Baasa o soube, suspendeu os trabalhos em Ramá e ficou em Tersa.22Então o rei Asa convocou todos os de Judá, sem excetuar ninguém; tiraram as pedras e a madeira com as quais Baasa estava fortificando Ramá, e com elas o rei fortificou Gaba de Benjamim e Masfa. 23O resto da história de Asa, toda a sua valentia, todos os seus atos e as cidades que construiu, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Judá? Mas em sua velhice teve uma doença nos pés. 24Asa adormeceu com seus pais e foi sepultado na Cidade de Davi, seu antepassado, e seu filho Josafá reinou em seu lugar.

Nadab, rei de Israel.

25No segundo ano de Asa, rei de Judá, Nadab, filho de Jeroboão, tornou-se rei de Israel e reinou dois anos em Israel. 26Fez o mal aos olhos de Javé, imitando o comportamento de seu pai e o pecado ao qual tinha arrastado Israel. 27Baasa, filho de Aías, da casa de Issacar, conspirou contra ele e o assassinou em Gebeton, cidade filisteia, enquanto Nadab e todo o Israel a sitiavam. 28Baasa matou-o no terceiro ano de Asa, rei de Judá, e reinou em seu lugar. 29Logo que se tornou rei, massacrou toda a casa de Jeroboão, não deixou ninguém com vida, a todos exterminou, segundo a predição que Javé fizera por intermédio de seu servo Aías de Silo, 30por causa dos pecados que ele cometera e fizera Israel cometer, provocando assim a indignação de Javé, Deus de Israel. 31O resto da história de Nadab, todos os seus feitos, não está tudo escrito no livro dos Anais dos reis de Israel? 32Houve guerra entre Asa e Baasa, rei de Israel, enquanto viveram.

Baasa, rei de Israel.

33No terceiro ano de Asa, rei de Judá, Baasa, filho de Aías, tornou-se rei sobre todo o Israel em Tersa e reinou vinte e quatro anos. 34Fez o mal aos olhos de Javé, imitando a conduta de Jeroboão e o pecado ao qual ele havia arrastado Israel.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital