Antigo Testamento / I Reis

Roboão, rei de Judá.

Capítulo 12

1Roboão foi para Siquém, pois foi lá que todo o Israel se havia congregado para proclamá-lo rei. 2Quando Jeroboão, filho de Nabat, soube disso, ele ainda estava no Egito, para onde fugira do rei Salomão, pois morava no Egito. 3Mandaram chamá-lo, e ele veio com toda a assembleia de Israel. Disseram assim a Roboão: 4“Teu pai nos impôs um jugo pesado; agora, pois, alivia a dura servidão de teu pai e o jugo pesado que ele nos impôs, e nós te serviremos”. 5Ele respondeu: “Ide e daqui a três dias voltai a mim”. E o povo foi embora. 6O rei Roboão consultou os anciãos que haviam auxiliado seu pai Salomão durante sua vida e perguntou: “Que me aconselhais a responder a este povo?” 7Eles responderam: “Se hoje te fizeres servo deste povo, se o servires e lhe responderes com boas palavras, então eles serão para sempre teus servidores”. 8Mas ele rejeitou o conselho que os anciãos lhe deram e consultou os jovens que foram seus companheiros de infância e que estavam a seu serviço. 9Perguntou-lhes: “Que aconselhais que se responda a este povo que me falou assim: ‘Alivia o jugo que teu pai nos impôs’?” 10Os jovens, seus companheiros de infância, responderam-lhe: “Eis o que dirás a este povo que te disse: ‘Teu pai tornou pesado nosso jugo, mas tu alivia-o’; eis o que lhes responderás: ‘Meu dedo mínimo é mais grosso que os rins de meu pai! 11Meu pai vos sobrecarregou com um jugo pesado, mas eu o tornarei mais pesado ainda; meu pai vos castigou com açoites, e eu vos castigarei com escorpiões!’”12Jeroboão e todo o povo se apresentaram a Roboão, no terceiro dia, de acordo com a ordem que lhe dera: ‘Voltai a mim daqui a três dias’. 13O rei respondeu duramente ao povo, rejeitou o conselho dos anciãos 14e, seguindo o conselho dos jovens, falou-lhes assim: “Meu pai tornou vosso jugo pesado, mas eu aumentarei o peso de vosso jugo: meu pai vos castigou com açoites, e eu vos castigarei com escorpiões”. 15Assim, o rei não ouviu o povo, porque isto era uma disposição de Javé, para cumprir a palavra que ele dissera a Jeroboão, filho de Nabat, por intermédio de Aías de Silo.

O cisma político.

16Quando todo o Israel viu que o rei não os ouvia, o povo respondeu ao rei:
“Que parte temos com Davi?
Não temos herança com o filho de Jessé.
A tuas tendas, ó Israel!
E agora, cuida de tua casa, Davi!”
E Israel voltou para suas tendas.
17Mas Roboão continuou a reinar sobre os israelitas que moravam nas cidades de Judá. 18O rei Roboão enviou Adoram, chefe dos trabalhos forçados, mas todo o Israel o apedrejou, e ele morreu; então o rei Roboão subiu depressa a seu carro a fim de fugir para Jerusalém. 19Assim Israel se rebelou contra a casa de Davi até o dia de hoje.

Jeroboão, rei de Israel.

20Quando todo o Israel soube que Jeroboão tinha voltado, convidaram-no para a assembleia e o proclamaram rei sobre todo o Israel. Ninguém seguiu a casa de Davi, com a única exceção da tribo de Judá. 21Quando Roboão chegou a Jerusalém, convocou toda a casa de Judá e a tribo de Benjamim, num total de cento e oitenta mil guerreiros de escol, para dar combate à casa de Israel e restituir o reino a Roboão, filho de Salomão. 22Mas a palavra de Deus foi dirigida a Semeías, homem de Deus, nestes termos: 23“Fala a Roboão, filho de Salomão, rei de Judá, a toda a casa de Judá e de Benjamim e ao resto do povo: 24Assim fala Javé: Não subais para guerrear contra vossos irmãos, os israelitas; volte cada um para sua casa, pois o que aconteceu foi por minha vontade”. Eles obedeceram à ordem de Javé e regressaram como Javé lhes ordenara. 25Jeroboão fortificou Siquém na montanha de Efraim e ali se estabeleceu. Depois saiu de lá e fortificou Fanuel.

O cisma religioso.

26Jeroboão refletiu consigo mesmo: “Desse jeito o reino pode voltar à casa de Davi. 27Se este povo continuar subindo ao templo de Javé em Jerusalém para oferecer sacrifícios, o coração deste povo se voltará para seu senhor, Roboão, rei de Judá; vão me matar e voltar para Roboão, rei de Judá”. 28Depois de ter pedido conselho, fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: “Deixai de subir a Jerusalém! Israel, eis aqui teus deuses que te fizeram sair da terra do Egito”. 29Colocou um em Betel e o outro em Dã 30Este procedimento levou ao pecado, porque o povo ia até Dã para prostrar-se diante de um dos bezerros. 31Construiu também santuários nos lugares altos e designou como sacerdotes homens tirados do povo, que não eram filhos de Levi. 32Jeroboão instituiu uma festa no dia quinze do oitavo mês, à semelhança da que se celebrava em Judá, e subiu ao altar que fez em Betel para sacrificar aos bezerros que tinha feito. Em Betel também estabeleceu sacerdotes para os lugares altos que havia edificado. 33Subiu ao altar que havia feito em Betel, no dia quinze do oitavo mês, data que escolhera arbitrariamente; instituiu uma festa para os israelitas e subiu ao altar para queimar incenso.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital