Antigo Testamento / I Reis

A rainha de Sabá visita Salomão.

Capítulo 10

1A rainha de Sabá ouviu falar da fama de Salomão, por causa do nome de Javé, e veio pô-lo à prova por meio de perguntas difíceis. 2Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, de grande quantidade de ouro e de pedras preciosas. Apresentou-se diante de Salomão e lhe expôs tudo o que tinha no coração. 3Salomão respondeu a todas as suas perguntas e nada houve, por demais obscuro para ele, que não pudesse explicar. 4Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, o palácio que fizera para si, 5as iguarias de sua mesa, os aposentos de seus oficiais, o serviço de seus criados e suas vestes, seus copeiros e os holocaustos que ele oferecia no templo de Javé, ficou fora de si 6e disse ao rei: “Realmente era verdade o que ouvi em minha terra a respeito de ti e de tua sabedoria! 7Eu não acreditava no que diziam antes de vir e ver com meus próprios olhos; mas de fato não me haviam contado nem a metade: tua sabedoria e tua riqueza superam tudo quanto ouvi. 8Feliz tua gente, felizes estes teus servos, que estão continuamente em tua presença e ouvem tua sabedoria! 9Bendito seja Javé, teu Deus, que se agradou de ti, colocando-te sobre o trono de Israel; é porque Javé ama Israel para sempre que ele te constituiu rei, para exerceres o direito e a justiça”. 10Ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro, uma grande quantidade de aromas e de pedras preciosas. Nunca mais chegou tamanha quantidade de aromas como a que a rainha de Sabá ofereceu ao rei Salomão.11Por sua vez, a frota de Hiram, que trazia ouro de Ofir, trouxe de lá também madeira de sândalo em grande quantidade e pedras preciosas. 12Com essa madeira de sândalo o rei fez balaustradas para o templo de Javé e para o palácio real, liras e harpas para os músicos. Nunca mais se transportou dessa madeira de sândalo nem se viu mais dela até hoje. 13Por sua vez, o rei Salomão ofereceu à rainha de Sabá tudo o que ela desejou e pediu, além dos presentes que lhe deu conforme sua generosidade real. Depois ela partiu e voltou para sua terra com seus servos.

As riquezas de Salomão.

14O peso do ouro* que chegava para o rei Salomão, anualmente, era de seiscentos e sessenta e seis talentos de ouro, 15sem contar o que lhe provinha dos vendedores, do comércio dos negociantes, de todos os reis da Arábia e dos governadores do país. 16O rei Salomão fez duzentos escudos grandes de ouro batido, para cada um dos quais utilizou seiscentos siclos de ouro, 17e trezentos pequenos escudos de ouro batido, empregando em cada um deles três minas de ouro, e os depositou na casa da Floresta do Líbano. 18O rei fez também um grande trono de marfim e o revestiu de ouro puro. 19Esse trono tinha seis degraus, um espaldar redondo na parte superior, braços de cada lado do assento e perto dos braços dois leões em pé, 20e doze leões em pé de cada lado dos seis degraus. Jamais se fez algo semelhante em nenhum outro reino. 21Todas as taças que o rei Salomão usava para beber eram de ouro e todos os objetos da casa da Floresta do Líbano eram de ouro puro; nada era de prata, porque da prata não se fazia nenhum caso no tempo de Salomão. 22Com efeito, o rei tinha no mar uma frota de Társis junto com a frota de Hiram, e de três em três anos a frota de Társis voltava trazendo ouro, prata, marfim, macacos e pavões. 23O rei Salomão superou em riqueza e em sabedoria todos os reis da terra. 24Todo o mundo queria ser recebido por Salomão para ouvir a sabedoria que Deus lhe havia posto no coração.25Ano após ano, cada um trazia seu presente: objetos de prata e objetos de ouro, roupas, armas e aromas, cavalos e mulas.

Os carros de Salomão.

26Salomão reuniu também carros e cavaleiros; possuía mil e quatrocentos carros e doze mil cavaleiros, distribuídos nas cidades dos carros e junto do rei, em Jerusalém. 27Fez com que a prata fosse tão comum em Jerusalém quanto as pedras, e que os cedros fossem tão numerosos como os sicômoros da Planície. 28Importavam-se para Salomão cavalos do Egito e da Cilícia; os comerciantes do rei importavam-nos da Cilícia pelo preço estipulado.29Um carro era importado do Egito por seiscentos siclos de prata e um cavalo, por cento e cinquenta. O preço era o mesmo para os reis dos heteus e para os reis de Aram, que os importavam por meio desses comerciantes.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital