Antigo Testamento / I Macabeus

Vitória sobre as nações vizinhas.

Capítulo 5

1Quando as nações ao redor ouviram falar que o altar tinha sido reconstruído e que o santuário fora restaurado em seu estado anterior, ficaram sumamente irritados; 2decidiram eliminar os da estirpe de Jacó que viviam entre eles e começaram a matar e a fazer massacre entre o povo. 3Então Judas pôs-se a combater contra os filhos de Esaú na Idumeia, em Acrabatena, porque oprimiam os israelitas; infligiu-lhes uma fragorosa derrota, humilhando-os e tomando seus despojos. 4Lembrou-se depois da maldade dos filhos de Beã, que eram para o povo um laço e um tropeço, armando-lhes emboscadas nos caminhos. 5Obrigou-os a se refugiar nas torres, sitiou-os e votou-os ao extermínio, incendiando-lhes as torres com todos os que se encontravam dentro. 6Em seguida, passou aos amonitas, onde encontrou um forte contingente e um povo numeroso sob o comando de Timóteo. 7Organizou contra eles muitas expedições de guerra, derrotando-os e aniquilando-os. 8Conquistou também Jazer e seus arredores e voltou para a Judeia. 9Então se aliaram os pagãos de Galaad contra os israelitas que viviam em seu território, para os destruir, mas estes fugiram para a fortaleza de Datema 10e escreveram uma carta a Judas e a seus irmãos, dizendo: “Os gentios que nos circundam reuniram-se contra nós para nos eliminar 11e já se preparam para tomar a fortaleza onde nos refugiamos; Timóteo comanda seu exército. 12Vem, pois, livrar-nos de suas mãos, porque já tombaram muitos dos nossos. 13Todos os nossos irmãos que estavam no território de Tobias foram mortos; suas mulheres foram levadas escravas com seus filhos e seus bens, e trucidaram aí cerca de mil homens”.

Vitória de Simão na Galileia.

14Estavam ainda lendo esta carta, quando chegaram da Galileia outros mensageiros com as vestes rasgadas, trazendo notícias semelhantes. 15Diziam que se tinham unido contra eles os habitantes de Ptolemaida, de Tiro e de Sidônia, com toda a Galileia das nações, para exterminá-los. 16Quando Judas e o povo ouviram essas coisas, reuniu-se uma grande assembleia para deliberar o que haviam de fazer por seus irmãos atribulados e oprimidos pelos gentios. 17Judas disse a seu irmão Simão: “Escolhe um contingente de homens e vai libertar teus irmãos da Galileia; eu e meu irmão Jônatas iremos para Galaad”. 18Deixou José, filho de Zacarias, e Azarias, chefe do povo, com o resto das tropas guardando a Judeia.19Deu-lhes esta ordem: “Governai este povo, mas não traveis batalhas com os gentios até nossa volta”. 20Foram dados três mil homens a Simão para a expedição à Galileia, e a Judas oito mil para Galaad. 21Simão partiu para a Galileia, onde travou muitas batalhas com os gentios, que foram desbaratados diante dele. 22Perseguiu-os até às portas de Ptolemaida; dos gentios tombaram cerca de três mil homens, e Simão se apoderou de seus despojos.23Tomou depois os israelitas que estavam na Galileia e em Arbates, com suas mulheres e filhos e todos os seus bens, e os levou para a Judeia com grande alegria.

Novas vitórias de Judas.

24Enquanto isso, Judas Macabeu e Jônatas, seu irmão, atravessaram o rio Jordão e caminharam três dias pelo deserto. 25Encontraram-se com os nabateus, que os acolheram pacificamente e os informaram a respeito de tudo o que acontecera a seus irmãos em Galaad.26“Muitos deles, disseram, encontram-se presos em Bosora, Bosor, Alimas, Casfo, Maced e Carnaim, todas elas cidades grandes e fortificadas; 27e há prisioneiros também nas outras cidades de Galaad. Para amanhã está marcado o ataque às fortalezas, para conquistá-las, e eliminar todos no mesmo dia”. 28Então Judas, com seu exército, voltou logo atrás pelo caminho do deserto rumo a Bosora; tomou a cidade e passou a fio de espada todos os homens, tomou todos os seus despojos e incendiou a cidade. 29De noite partiu de lá e levou os seus até a fortaleza. 30De manhã, erguendo os olhos, viram uma multidão incalculável que erguia escadas e máquinas para tomar a fortaleza e que atacava os sitiados.31Ao ver que a batalha já havia começado e que a gritaria da cidade subia ao céu com o clangor das trombetas e clamores intensos, 32Judas disse a seus soldados: “Lutai hoje por vossos irmãos!” 33Lançou-os em três fileiras às costas do inimigo, tocando as trombetas e erguendo gritos de invocações. 34As tropas de Timóteo souberam que era o Macabeu, puseram-se em fuga diante dele e sofreram uma pesada derrota. Nesse dia tombaram cerca de oito mil de seus homens. 35Judas dirigiu-se então para Alimas, atacou-a, tomou-a, matou todos os seus varões, saqueou-a e entregou-a às chamas. 36Partindo dali, conquistou Casfo, Maced, Bosor e as outras cidades de Galaad.

Judas vence Timóteo em Basã.

37Depois desses acontecimentos, Timóteo recrutou outro exército e acampou defronte de Rafon, do outro lado da torrente. 38Judas mandou explorar o acampamento, e lhe referiram: “Uniram-se a ele todos os estrangeiros que nos rodeiam, formando um exército imponente; 39também árabes foram recrutados como auxiliares. Estão acampados do outro lado da torrente, prontos para atacar-te”. Então Judas marchou para enfrentá-los.40Enquanto Judas se aproximava da torrente com seu exército, Timóteo disse aos comandantes de suas tropas: “Se ele atravessar por primeiro contra nós, não poderemos resistir-lhe, porque terá uma grande vantagem sobre nós. 41Mas se tiver medo e acampar além do rio, nós atravessaremos e sairemos vitoriosos”. 42Quando Judas se aproximou da torrente, pôs os escribas do povo ao longo da torrente, dando-lhes esta ordem: “Não permitais que ninguém se detenha, mas todos deverão ir ao combate”. 43Passou ele por primeiro ao encontro do inimigo, e todo o povo o seguiu. Foram batidos diante dele todos aqueles gentios, que atiraram fora as armas e se refugiaram no templo de Carnaim. 44Os judeus tomaram a cidade e atearam fogo ao templo com todos os que estavam dentro. Assim, Carnaim foi vencida e não puderam mais resistir diante de Judas. 45Judas reuniu todos os israelitas residentes em Galaad, do menor ao maior, com suas mulheres e filhos e com todos os seus bens, uma multidão imensa, para levá-los à terra de Judá.

Destruição de Efron.

46Chegaram a Efron, cidade grande e fortificada, situada no caminho, e que não se podia contornar nem pela direita e nem pela esquerda, sendo necessário atravessá-la. 47Mas seus moradores fecharam a passagem e obstruíram as portas com pedras. 48Judas mandou dizer-lhes em termos amistosos: “Vamos atravessar tua terra para voltar-mos à nossa. Ninguém vos fará mal; apenas passaremos a pé”. Mas não quiseram abrir as portas. 49Então Judas mandou anunciar a toda a tropa que cada um tomasse posição no lugar onde estivesse.50Os soldados tomaram posição; ele atacou a cidade durante todo aquele dia e toda a noite, e a cidade caiu em suas mãos. 51Passou a fio de espada todos os varões, destruiu a cidade totalmente e, tomando os despojos, atravessou-a, passando por sobre os cadáveres.52Depois passaram o rio Jordão rumo à grande planície defronte de Betsã. 53Judas ia reunindo os retardatários e encorajando o povo durante todo o trajeto até chegarem à terra de Judá. 54Subiram, então, com alegria e júbilo ao monte Sião e ofereceram holocaustos, porque tinham voltado em paz e sem ter perdido nenhum deles.

Ambição humilhada.

55No tempo em que Judas e Jônatas estavam em Galaad e Simão, seu irmão, na Galileia, diante de Ptolemaida, 56José, filho de Zacarias, e Azarias, comandante do exército, vieram a saber dos feitos gloriosos e das batalhas que tinham travado 57e disseram: “Celebrizemos também nosso nome; combatamos contra os gentios que nos rodeiam”.58Deram ordem aos soldados que estavam com eles e foram atacar Jâmnia. 59Mas Górgias saiu da cidade com seus homens, ao encontro deles, para combatê-los. 60José e Azarias foram vencidos e perseguidos até o território da Judeia, e naquele dia caíram cerca de dois mil israelitas. 61Foi uma grande derrota para o povo, porque não deram ouvidos a Judas e a seus irmãos, pensando realizar proezas. 62Mas eles não eram da estirpe daqueles aos quais era dado salvar Israel. 63O valente Judas e seus irmãos foram sumamente honrados diante de todo o Israel e de todas as nações que ouviram pronunciar seus nomes, 64de tal modo que se reuniam ao redor deles para congratular-se.

Vitórias sobre os idumeus e os filisteus.

65Depois, Judas foi com seus irmãos guerrear contra os filhos de Esaú, na região meridional; tomou Hebron com suas vilas, destruiu as fortalezas e incendiou as torres que as rodeavam.66Partiu de lá em direção à terra dos filisteus e atravessou Marisa. 67Naquela ocasião caíram mortos em combate alguns sacerdotes, que queriam fazer atos de bravura, indo combater de modo temerário. 68Judas dirigiu-se para Azoto, distrito dos filisteus; destruiu seus altares, queimou as estátuas de seus ídolos e, depois de recolher os despojos das cidades, voltou para a Judeia.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital