Antigo Testamento / I Macabeus

Matatias, pai dos Macabeus.

Capítulo 2

1Naquele tempo, Matatias, filho de João, filho de Simão, sacerdote da descendência de Joarib, deixou Jerusalém para se estabelecer em Modin. 2Tinha cinco filhos: João, apelidado Gadi; 3Simão, chamado Tassi; 4Judas, chamado Macabeu; 5Eleazar, chamado Auarã; Jônatas, chamado Afus. 6Ao ver as impiedades que se cometiam em Judá e em Jerusalém, 7exclamou: “Ai de mim! Por que eu nasci para ver a ruína de meu povo e a destruição da cidade santa, ficando aqui sentado, enquanto ela é entregue às mãos dos inimigos e o santuário às mãos de estrangeiros? 8Seu templo tornou-se como um homem sem glória,9os objetos que eram sua glória foram levados como despojos;
seus meninos foram mortos em suas praças,
seus jovens, pela espada do inimigo.
10Que nação não herdou uma parte de seu reino
e não se apoderou de seus despojos?
11Foi-lhe roubado todo o ornamento,
e de livre tornou-se escrava.
12Nosso lugar santo, nossa beleza, nossa glória,
foi devastado, e as nações o profanaram:
13para que ainda viver?”
14Matatias e seus filhos rasgaram as vestes, vestiram roupas de saco e choraram amargamente.

Zelo de Matatias.

15Os emissários do rei, encarregados de forçar à apostasia, vieram à cidade de Modin para os sacrifícios. 16Muitos israelitas juntaram-se a eles, porém, Matatias e seus filhos reuniram-se à parte. 17Tomando a palavra, os emissários do rei disseram a Matatias: “Tu és um chefe ilustre e poderoso nesta cidade, apoiado por filhos e parentes. 18Aproxima-te, pois, por primeiro e cumpre a ordem do rei, como têm feito todas as nações, como também os homens de Judá e os que ficaram em Jerusalém. Assim, tu e teus filhos sereis contados entre os amigos do rei; tu e teus filhos sereis honrados com prata, ouro e muitos outros presentes”.19Em resposta, disse Matatias em voz alta: “Ainda que todas as nações sob o domínio do rei lhe obedeçam, abandonando cada qual a religião de seus pais e aderindo às ordens do rei,20eu, meus filhos e meus parentes continuaremos a caminhar na aliança de nossos pais.21Deus nos livre de abandonar a lei e as tradições! 22Não daremos ouvido às palavras do rei para nos desviar de nosso culto, nem à direita e nem à esquerda”. 23Mal acabou de falar, um judeu adiantou-se à vista de todos para sacrificar sobre o altar de Modin, conforme o ordem do rei. 24Quando o viu, Matatias inflamou-se de zelo, estremeceram suas entranhas e, tomado de justa cólera, arremessou-se sobre ele e o matou sobre o altar.25Matou também na mesma hora o oficial do rei que forçava a sacrificar e destruiu o altar.26Agiu por zelo pela Lei, como havia feito Fineias com Zambri, filho de Salu. 27Depois Matatias pôs-se a gritar pela cidade: “Quem tem zelo pela Lei e quer defender a aliança siga-me!” 28Ele e seus filhos fugiram para os montes, abandonando na cidade tudo o que possuíam.

Preparação para a guerra.

29Então, muitos que buscavam a justiça e o direito desceram para morar no deserto,30levando consigo os filhos, as mulheres e os animais, porque os males pesavam sobre eles.31Foi referido aos oficiais do rei e às milícias que estavam em Jerusalém na cidade de Davi que aqueles homens, os quais haviam transgredido a ordem do rei, haviam descido para os esconderijos no deserto. 32Então saíram muitos em sua perseguição e, alcançando-os, acamparam defronte deles, preparando-se para dar-lhes combate em dia de sábado. 33E lhes diziam: “Agora basta! Saí, cumpri a ordem do rei e tereis salva a vida”. 34Mas eles responderam: “Não sairemos e não cumpriremos a ordem do rei, profanando o dia de sábado”. 35Então os inimigos sem demora os atacaram, 36mas eles não revidaram, não atiraram uma só pedra, nem barricaram seus esconderijos, 37dizendo: “Morramos todos em nossa inocência; o céu e a terra são testemunhas de que nos matais injustamente”. 38A tropa se lançou sobre eles, atacando-os em dia de sábado, e morreram eles, suas mulheres, seus filhos e seus animais em número de mil pessoas. 39Quando Matatias e seus filhos souberam disso, muito se entristeceram por eles. 40Disseram, depois, um ao outro: “Se todos fizermos como fizeram nossos irmãos, não combatendo contra os gentios por nossas vidas e por nossas tradições, em breve nos exterminarão da face da terra”. 41Tomaram naquele dia esta decisão: “Combateremos contra quem quer que nos ataque em dia de sábado e não morreremos todos, como pereceram nossos irmãos nos esconderijos”.

Os assideus se unem a Matatias.

42Então uniu-se a eles um grupo dos assideus, homens valentes de Israel, todos apegados à lei. 43Também todos os que fugiam por causa dos males juntaram-se a eles e lhes deram apoio. 44Formaram assim um exército e bateram, em sua ira, os pecadores e os homens ímpios com furor. Os restantes, para salvar-se, refugiaram-se junto aos gentios. 45Matatias e seus amigos percorreram o país, destruíram os altares 46e circuncidaram à força os meninos incircuncisos que encontraram no território de Israel. 47Deram caça aos soberbos, e por seu mérito a empresa foi bem-sucedida; 48defenderam a lei contra a prepotência das nações e dos reis e não permitiram que prevalecessem os pecadores.

Testamento de Matatias.

49Contudo, aproximavam-se de seu fim os dias de Matatias. Ele disse a seus filhos: “Agora triunfam a soberba e a injustiça, é o tempo da destruição e da explosão da cólera. 50Pois bem, caros filhos, mostrai zelo pela Lei e dai vossas vidas pela aliança de nossos pais.51Lembrai-vos dos grandes feitos de nossos pais em seus tempos e ganhareis uma grande glória e um renome eterno. 52Porventura Abraão não foi achado fiel na prova e isto não lhe foi imputado como justiça? 53José, no tempo de sua angústia, observou o preceito e tornou-se senhor do Egito. 54Fineias, nosso pai, pelo zelo demonstrado, obteve a aliança de um sacerdócio eterno. 55Josué, por ter cumprido a palavra divina, tornou-se juiz em Israel. 56Caleb, por haver testemunhado diante da assembleia, recebeu uma herança no país. 57Davi, por sua piedade, obteve o trono do reino para sempre.
58Elias foi elevado ao céu porque demonstrara um zelo ardente pela lei. 59Ananias, Azarias, Misael, por sua fé, foram salvos das chamas. 60Daniel, por sua retidão, foi libertado da boca dos leões. 61Compreendei assim que, de geração em geração, todos aqueles que esperam nele não sucumbem. 62Não tenhais medo das palavras do homem pecador, pois sua glória acabará em esterco e em vermes. 63Hoje é exaltado, mas amanhã terá desaparecido, porque voltará a seu pó, e seus projetos serão aniquilados. 64Filhos, sede valorosos e ficai firmes na lei, porque por ela sereis glorificados. 65Aí tendes vosso irmão Simão. Sei que é homem sábio; ouvi-o sempre; ele será vosso pai. 66Judas Macabeu, valente guerreiro desde a juventude, será para vós o comandante do exército e conduzirá a batalha contra os povos. 67Reuni em torno de vós todos os cumpridores da Lei e vingai vosso povo. 68Retribuí aos gentios o que merecem e estai sempre atentos às prescrições da Lei”. 69Depois os abençoou e foi reunido a seus pais. 70Morreu no ano cento e quarenta e seis e foi sepultado no sepulcro de seus pais em Modin. Todo o Israel o chorou com grande luto.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital