Antigo Testamento / I Crônicas

Unção de Davi como rei de Israel.

Capítulo 11

1Todos os israelitas se reuniram em torno de Davi, em Hebron, e lhe disseram: “Vê, somos de teus ossos e de tua carne. 2Já no passado, quando Saul reinava sobre nós, eras tu que conduzias Israel de um lado para o outro, e Javé, teu Deus, te disse: ‘És tu que apascentarás Israel, meu povo; és tu que serás o chefe de meu povo, Israel’”. 3Todos os anciãos de Israel vieram, pois, para junto do rei em Hebron. Davi concluiu um pacto com eles em Hebron, na presença de Javé, e eles ungiram Davi como rei de Israel, segundo a palavra de Javé, transmitida por Samuel.

Davi conquista Jerusalém.

4Davi, com todo o Israel, avançou sobre Jerusalém – isto é, Jebus – onde estavam os jebuseus, habitantes daquela região. 5Os habitantes de Jebus disseram a Davi: “Tu não entrarás aqui”. Mas Davi se apoderou da fortaleza de Sião, que é a Cidade de Davi. 6Disse Davi: “Quem for o primeiro a atacar os jebuseus será chefe e príncipe”. Joab, filho de Sárvia, foi o primeiro a subir e tornou-se chefe. 7Davi estabeleceu-se na fortaleza que, por isso, foi chamada Cidade de Davi. 8Edificou a cidade ao redor, desde o Melo, completando o circuito, e Joab restaurou o resto da cidade. 9Davi tornava-se cada vez mais poderoso, e Javé dos Exércitos estava com ele.

Os valentes de Davi.

10São estes os chefes dos valentes de Davi, que se tornaram poderosos com ele em seu reinado e que, com todo o Israel, o haviam constituído rei, segundo a palavra de Javé a respeito de Israel. 11Eis a lista dos valentes de Davi: Jesbaam, filho de Hacamon, chefe dos Três; ele brandiu sua lança contra trezentos e os matou de uma só vez. 12Depois dele, Eleazar, filho de Dodô, o aoíta, que era um dos três valentes. 13Estava com Davi em Afes-Domim quando os filisteus se reuniram lá para o combate. Havia lá um campo todo plantado de cevada; o exército fugiu diante dos filisteus, 14mas eles se postaram no meio do campo, defenderam-no e abateram os filisteus. Javé efetuou lá uma grande vitória. 15Três dentre os trinta chefes desceram para perto de Davi, até o rochedo próximo à gruta de Odolam, enquanto o exército dos filisteus estava acampado no vale dos Rafaim. 16Davi estava então no refúgio e havia uma guarnição dos filisteus em Belém. 17Davi exprimiu este desejo: “Quem me dera beber da água do poço situado junto à porta de Belém!” 18Os três, abrindo passagem através do acampamento filisteu, tiraram água do poço situado junto à porta de Belém, levaram-na e ofereceram-na a Davi; mas ele não a quis beber e a derramou em libação a Javé, 19dizendo: “Deus me livre de fazer isso! Acaso hei de beber o sangue destes homens que arriscaram suas vidas? Pois foi com risco de vida que eles a trouxeram!” E não quis mesmo beber. Foi isso que fizeram esses três valentes. 20Abisaí, irmão de Joab, era o chefe dos Trinta. Ele brandiu a lança contra trezentos e os matou, tornando-se famoso entre os Três. 21Entre os Trinta era o mais respeitado e foi seu chefe, mas não chegou a igualar-se aos Três 22Banaías, filho de Joiada, guerreiro de muitas façanhas, natural de Cabseel, abateu os dois heróis de Moab; desceu dentro de uma cisterna, onde matou um leão num dia de neve. 23Matou também um egípcio, um gigante de cinco côvados de altura, que tinha nas mãos uma lança semelhante a um cilindro de tear; desceu contra ele com um bastão, arrebatou a lança da mão do egípcio e matou-o com sua própria lança. 24Eis o que fez Banaías, filho de Joiada, conquistando um nome entre os
trinta valentes.
25Era famoso entre
os Trinta, mas não chegou a igualar-se aos Três; Davi colocou-o no comando de sua guarda pessoal.
26São estes os heróis valorosos: Asael, irmão de Joab; Elcanã, filho de Dodô, de Belém; 27Samot, o harodita; Heles, o felonita; 28Ira, filho de Aces, de Técua; Abiezer, de Anatot; 29Sobocai, de Husa; Elai, de Ao; 30Maarai, de Netofa; Héled, filho de Baana, de Netofa; 31Etai, filho de Riblai, de Gabaá dos filhos de Benjamim; Banaías, de Faraton; 32Hurrai, das torrentes de Gaás; Abiel, de Arbat; 33Azmot, de Baurim; Eliaba, de Saalbon; 34Asem, de Gezon; Jônatas, filho de Saage, de Arar; 35Aiam, filho de Sacar, de Arar; Elifelet, filho de Ur; 36Héfer, de Maquera; Aías, o felonita; 37Hesron, do Carmelo; Naarai, filho de Azbai; 38Joel, irmão de Natã; Mibar, filho de Agarai; 39Selec, o amonita; Naarai, de Beerot, escudeiro de Joab, filho de Sárvia; 40Ira, de Jéter; Gareb, de Jéter; 41Urias, o heteu; Zabad, filho de Oolai; 42Adina, filho de Siza, o rubenita, chefe dos rubenitas e com ele outros trinta; 43Hanã, filho de Maaca; Josafá, o matanita; 44Ozias, de Astarot; Sama e Jaiel, filhos de Hotam, de Aroer; 45Jediel, filho de Samri, e Joás, seu irmão, o tasaíta; 46Eliel, o maumita; Jeribaal e Josaías, filhos de Elnaem; Etma, o moabita; 47Eliel, Obed e Jasiel, de Soba.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital