Novo Testamento / I Coríntios

Recurso aos tribunais civis.

Capítulo 6

1Quando um de vós tem uma demanda contra um outro, ousa fazer processo perante os injustos e não diante dos santos? 2Ou não sabeis que os santos julgarão o mundo? E se é por vós que o mundo será julgado, sois indignos de vos pronunciardes sobre coisas sem importância? 3Não sabeis que julgaremos os anjos? Com mais razão os negócios desta vida! 4Se, pois, tendes demandas sobre coisas deste mundo, tomais como juízes pessoas sem autoridade na Igreja? 5Digo isso para vossa vergonha! Então, não existe entre vós nenhuma pessoa sábia, que possa servir de juiz entre seus irmãos? 6Em vez disso, um irmão abre processo contra o outro, e isso diante de infiéis! 7De qualquer forma, já é para vós uma desonra ter processos entre vós. Por que não sofrer antes a injustiça? Por que não se deixar, antes, espoliar? 8Sois vós, ao contrário, que praticais a injustiça e espoliais; e o fazeis contra irmãos! 9Não sabeis que os injustos não têm herança no Reino de Deus? Não vos enganeis! Nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, 10nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem difamadores, nem assaltantes herdarão o Reino de Deus. 11E isso eram alguns de vós. Mas fostes lavados, santificados, justificados pelo nome do Senhor Jesus Cristo e pelo Espírito de nosso Deus.

A desonestidade.

12“Tudo me é permitido”; mas nem tudo é proveitoso. “Tudo me é permitido”; mas não me deixarei dominar por coisa alguma. 13“Os alimentos são para o ventre, e o ventre para os alimentos”. E Deus destruirá tanto esses como aquele. Mas o corpo não é para a impureza; é para o Senhor. E o Senhor é para o corpo. 14E Deus, que ressuscitou o Senhor, há de ressuscitar também a nós por seu poder. 15Não sabeis que vossos corpos são membros de Cristo? Eu iria tomar os membros de Cristo para deles fazer membros de uma prostituta? De modo algum! 16Ou não sabeis que quem se une à prostituta torna-se com ela um só corpo? Diz a Escritura: “Os dois serão uma só carne”. 17Mas aquele que se une ao Senhor forma com ele um só espírito. 18Fugi da prostituição! Qualquer pecado que o homem comete é exterior a seu corpo; mas quem pratica a impureza peca contra seu próprio corpo. 19Ou não sabeis que vosso corpo é templo do Espírito Santo que está em vós, e que recebestes de Deus, e que, portanto, não pertenceis a vós mesmos? 20Fostes, na verdade, comprados por um preço. Glorificai, portanto, a Deus em vosso corpo.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital