Antigo Testamento / Gênesis

Humanidade renovada.

Capítulo 9

1Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sede fecundos, multiplicai-vos e enchei a terra. 2Sereis causa de medo e de pavor para todos os animais da terra e para todas as aves do céu, para tudo o que rasteja pelo chão e para todos os peixes do mar: eu os ponho em vosso poder. 3Tudo o que se move e tem vida vos servirá de alimento: dou-vos tudo isto, como já vos dei as plantas. 4Mas não comereis a carne com sua vida, isto é, seu sangue.5De vosso sangue, ou seja, de vossa vida, eu pedirei contas; pedirei contas dele a todo animal; ao homem pedirei contas da vida do homem: a cada um, de seu irmão. 6Quem derrama o sangue do homem,
pelo homem terá seu sangue derramado.
Porque à imagem de Deus
foi feito o homem.
7Quanto a vós, sede fecundos e multiplicai-vos,
propagai-vos sobre a terra e dominai-a”.
Aliança de Deus com Noé.8Deus disse a Noé e a seus filhos: 9“Estabeleço minha aliança convosco e com vossos descendentes depois de vós; 10com todo ser vivo que está convosco: aves, animais domésticos e selvagens, com todos os animais da terra que saíram da arca. 11Estabeleço minha aliança convosco: não será mais exterminado nenhum ser vivo pelas águas do dilúvio, nem haverá mais dilúvio para devastar a terra”. 12Deus disse:
“Este é o sinal da aliança
que estabeleço entre mim e vós
e todos os seres vivos que estão convosco,
para todas as gerações futuras.
13Ponho meu arco nas nuvens
e este será o sinal da aliança
entre mim e a terra.
14Quando eu reunir as nuvens sobre a terra
e aparecer o arco nas nuvens,
15eu me lembrarei de minha aliança
que há entre mim e vós
e todos os seres de toda espécie;
e não haverá mais as águas do dilúvio
para destruir todo ser vivo
16O arco estará nas nuvens,
e eu o verei e me lembrarei da aliança eterna
entre Deus e todos os seres de toda espécie que há sobre a terra”.
17Disse Deus a Noé: “Este é o sinal da aliança que estabeleço entre mim e todos os seres vivos que estão sobre a terra”.

Maldição de Canaã.

18Os filhos de Noé, que saíram da arca, foram Sem, Cam e Jafé; Cam é o pai de Canaã.19Estes três são os filhos de Noé, e a partir deles foi povoada toda a terra. 20Noé, que cultivava a terra, plantou uma vinha. 21Tendo bebido vinho, embriagou-se e ficou despido no interior da tenda. 22Cam, pai de Canaã, viu o pai despido e foi contar aos dois irmãos que estavam fora. 23Então Sem e Jafé tomaram o manto, puseram-no sobre os ombros e, caminhando de costas, cobriram a nudez do pai; seus rostos estavam voltados para trás, e não viram o pai despido. 24Quando Noé despertou da embriaguez, ficou sabendo o que lhe tinha feito o filho mais novo; 25então disse:
“Maldito seja Canaã!
Será para seus irmãos
o último dos escravos!”
26E acrescentou:
“Bendito seja Javé, Deus de Sem,
e que Canaã seja seu escravo!
27Deus engrandeça Jafé,
que ele more nas tendas de Sem
e que Canaã seja seu escravo!”
28Noé viveu, depois do dilúvio, trezentos e cinquenta anos. 29O total dos dias de Noé foi de novecentos e cinquenta anos; depois morreu.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital