Antigo Testamento / Gênesis

A Corrupção da humanidade.

Capítulo 6

1Quando os homens começaram a se multiplicar sobre a terra e lhes nasceram filhas, 2os filhos de Deus viram que as filhas dos homens eram belas e tomaram como esposas todas as que escolheram. 3Javé disse: “Não ficará sempre no homem meu espírito, pois ele é carne; a duração de sua vida não será mais que cento e vinte anos”. 4Naquele tempo havia sobre a terra os gigantes, e também depois, quando os filhos de Deus se uniam às filhas dos homens e estas lhes geravam filhos: são esses os famosos heróis da Antiguidade. 5Javé viu que a maldade dos homens se multiplicava sobre a terra e que todos os projetos de seu coração tendiam continuamente para o mal. 6E Javé se arrependeu de ter feito o ser humano sobre a terra e seu coração se entristeceu. 7Javé disse: “Exterminarei da face da terra o ser humano que criei; e com ele também os animais, os répteis e as aves do céu, porque estou arrependido de os ter feito”. 8Mas Noé encontrou graça aos olhos de Javé. 9Esta é a história de Noé. Noé era um homem justo e íntegro entre seus contemporâneos, e andava com Deus. 10Noé gerou três filhos: Sem, Cam e Jafé. 11Mas a terra corrompeu-se diante de Deus e estava cheia de violência. 12Deus olhou para a terra e viu que estava corrompida, porque todo ser humano tinha pervertido sua conduta sobre a terra.

Intervenção de Deus para salvar o homem.

13Então Deus disse a Noé: “Decidi que é chegado o fim de todo ser criado, porque a terra, por sua causa, está cheia de violência. Vou exterminá-los junto com a terra. 14Faze para ti uma arca de madeira resinosa; divide a arca em compartimentos e calafeta-a com betume por dentro e por fora. 15Deves fazê-la assim: a arca terá trezentos côvados de comprimento, cinquenta de largura e trinta de altura. 16Farás na arca um teto e, a um côvado mais acima, a terminarás. De um lado porás a entrada da arca. Tu a farás com andares: inferior, segundo e terceiro. 17Eu mandarei o dilúvio, isto é, as águas sobre a terra, para destruir debaixo do céu todo ser com sopro de vida; tudo o que está sobre a terra perecerá. 18Mas contigo eu farei minha aliança. Entrarás na arca com teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos. 19De tudo o que vive, de todo ser vivo, introduzirás na arca dois de cada espécie, macho e fêmea, para conservá-los em vida contigo. 20De cada espécie de ave, de cada espécie de animais e de cada espécie de todos os répteis da terra, virá contigo um casal, para os conservares em vida. 21Quanto a ti, ajunta todo tipo de alimento e guarda-o junto de ti, para que sirva de comida para ti e para eles”. 22Noé fez tudo como Deus lhe tinha mandado.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital