Antigo Testamento / Gênesis

Jacó vai para o Egito com toda a família.

Capítulo 46

1Israel partiu, levando tudo o que possuía. Chegando a Bersabeia, ofereceu sacrifícios ao Deus de seu pai Isaac.  2Deus disse a Israel numa visão noturna: “Jacó! Jacó!” “Eis-me aqui”, respondeu ele.  3Continuou Deus: “Eu sou Deus, o Deus de teu pai. Não temas descer ao Egito, porque lá farei de ti uma grande nação.  4Descerei contigo ao Egito e eu mesmo certamente te farei subir de lá; e a mão de José te fechará os olhos”.  5Jacó partiu de Bersabeia. Os filhos de Israel levaram Jacó, seu pai, os próprios filhinhos e as mulheres nos carros que o faraó enviara para transportá-los.  6Levaram também consigo os rebanhos e os bens que adquiriram na terra de Canaã; foram para o Egito Jacó e todos os seus descendentes com ele:  7seus filhos e netos, suas filhas e netas, e toda a sua descendência.  8 Estes são os nomes dos israelitas que foram para o Egito: Jacó e seus filhos; o primogênito de Jacó, Rúben.  9Os filhos de Rúben: Henoc, Falu, Hesron e Carmi.  10Os filhos de Simeão: Jamuel, Jamin, Aod, Jaquin, Soar e Saul, filho da cananeia.  11Os filhos de Levi: Gérson, Caat e Merari.  12Os filhos de Judá: Her, Onã, Sela, Farés e Zara. Her e Onã, porém, morreram na terra de Canaã; e os filhos de Farés: Hesron e Hamul.  13Os filhos de Issacar: Tola, Fua, Jasub e Semron.  14Os filhos de Zabulon: Sared, Elon e Jaelel;  15esses são os filhos que Lia deu a Jacó em Padã-Aram, além de sua filha Dina; ao todo, entre filhos e filhas, trinta e três pessoas.  16Os filhos de Gad: Safon, Hagi, Suni, Esebon, Eri, Arodi e Areli. 17Os filhos de Aser: Jamne, Jesua, Jessui, Beria e Sera, irmã deles. Os filhos de Beria: Héber e Melquiel.  18Esses são os filhos de Zelfa, que Labão deu a sua filha Lia; e esses ela deu à luz a Jacó, dezesseis pessoas.  19Os filhos de Raquel, mulher de Jacó: José e Benjamim.  20Nasceram a José no Egito Manassés e Efraim, que lhe deu à luz Asenet, filha de Putifar, sacerdote de On. 21Os filhos de Benjamim: Bela, Bocor, Asbel, Gera, Naamã, Equi, Ros, Mofim, Ofim e Ared.  22Esses são os filhos de Raquel, nascidos a Jacó; ao todo quatorze  23Os filhos de Dã: Husim.  24Os filhos de Neftali: Jasiel, Guni, Jeser e Salém. 25Esses são os filhos de Bala, que Labão deu a sua filha Raquel, e esses ela deu à luz a Jacó; ao todo, sete pessoas.  26Os que foram com Jacó para o Egito, descendentes seus, sem contar suas noras, eram ao todo sessenta e seis.  27Os filhos de José, nascidos no Egito, eram dois. Ao todo, as pessoas da família de Israel, que foram para o Egito, eram setenta.

 

Encontro de Jacó com José.

 28Jacó enviou Judá na frente a José, para que viesse a seu encontro em Gessen. Quando chegaram à região de Gessen, 29José preparou seu carro e foi se encontrar com Israel, seu pai, em Gessen. Logo que o viu, lançou-se-lhe ao pescoço e, assim abraçado, chorou longamente.  30Israel disse a José: “Agora posso morrer, porque ainda estás vivo e eu vi teu rosto”.  31Então José disse a seus irmãos e à família de seu pai: “Vou avisar o faraó, dizendo: Meus irmãos e a família de meu pai, que estavam na terra de Canaã, vieram para junto de mim.  32São pastores, possuem animais, e trouxeram consigo suas ovelhas, seus bois e tudo o que possuíam.  33E assim, quando o faraó vos chamar e vos perguntar: ‘Qual é vossa profissão?  34respondereis: ‘Teus servos sempre foram criadores de animais desde a juventude até agora, tanto nós como nossos pais’. Assim podereis morar na região de Gessen, porque os egípcios detestam todos os pastores de ovelhas”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital