Antigo Testamento / Gênesis

Volta de Jacó a Betel.

Capítulo 35

1Deus disse a Jacó: “Levanta-te, sobe a Betel e fica ali. Ergue um altar nesse lugar ao Deus que te apareceu, quando fugias diante de teu irmão Esaú”.  2Jacó disse à sua família e à sua gente: “Tirai do meio de vós os deuses estrangeiros, purificai-vos e mudai vossas roupas. 3Vamos subir a Betel, onde levantarei um altar ao Deus que me ouviu no dia de minha aflição e que esteve comigo em minha viagem”. 4Eles entregaram a Jacó todos os deuses estrangeiros que tinham, assim como os brincos que traziam nas orelhas, e Jacó enterrou tudo debaixo de um carvalho perto de Siquém. 5Quando partiram dali, um terror divino se espalhou pelas cidades ao redor, de modo que não perseguiram os filhos de Jacó.  6Assim, com toda a sua gente, Jacó chegou a Luza, que é Betel, na terra de Canaã.  7Lá ele construiu um altar e deu a esse lugar o nome de El-Betel, porque foi aí que Deus lhe aparecera, quando fugia de seu irmão.  8Foi então que morreu Débora, ama de Rebeca. Ela foi sepultada ali, ao pé de Betel, debaixo de um carvalho, que foi chamado Carvalho dos Prantos.  9Depois que Jacó voltou de Padã-Aram, Deus apareceu-lhe novamente e o abençoou, dizendo:  10“Teu nome é Jacó. Tu não te chamarás mais assim, mas Israel”. E chamou-o Israel.  11Deus lhe disse: “Eu sou o Deus todo-poderoso. Sê fecundo e multiplica-te. De ti nascerá uma nação, uma comunidade de nações; e de tuas entranhas sairão reis.  12A terra que dei a Abraão e a Isaac, eu a darei a ti e a tua descendência”.  13Depois, Deus retirou-se de junto dele.  14No mesmo lugar onde Deus lhe falou, Jacó erigiu um monumento, sobre o qual fez uma libação e derramou óleo.  15Deu o nome de Betel ao lugar onde Deus lhe tinha falado.

Nascimento de Benjamim. Morte de Raquel.

16Eles partiram de Betel. Quando faltava pouco para chegarem a Éfrata, Raquel deu à luz, e seu parto foi penoso.  17Durante as dores do parto, a parteira disse-lhe: “Não temas, porque ainda terás este filho”. 18Estando prestes a morrer, porque estava já agonizante, ela deu ao filho o nome de Benoni; mas seu pai chamou-o Benjamim. 19Raquel morreu e foi sepultada no caminho de Éfrata, que é Belém. 20Jacó erigiu um monumento sobre seu túmulo: é o monumento do túmulo de Raquel, que ainda hoje existe.  21Israel partiu e armou sua tenda além de Magdol-Eder.  22Foi durante sua permanência nessa região que Rúben foi dormir com Bala, concubina de seu pai, e Israel o soube.  23Os filhos de Jacó foram em número de doze. Filhos de Lia: Rúben, primogênito de Jacó, Simeão, Levi, Judá, Issacar e Zabulon.  24Filhos de Raquel: José e Benjamim.  25Filhos de Bala, escrava de Raquel: Dã e Neftali.  26Filhos de Zelfa, escrava de Lia: Gad e Aser. Esses são os filhos nascidos a Jacó em Padã-Aram.  27Jacó foi para junto de seu pai Isaac em Mambré, em Cariat-Arbe, que é Hebron, onde tinham habitado Abraão e Isaac.  28Isaac viveu ao todo cento e oitenta anos  29e faleceu. Morreu e foi reunir-se a seus parentes, idoso e saciado de dias. Seus filhos Esaú e Jacó o sepultaram.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital