Antigo Testamento / Gênesis

Dina é desonrada.

Capítulo 34

1Dina, a filha que Lia havia dado à luz a Jacó, saiu para ver as moças daquela terra.  2Siquém, filho do heveu Hemor, soberano daquela região, viu-a, raptou-a e a estuprou, deitando-se com ela.  3Seu coração se apaixonou por Dina, filha de Jacó; amou a moça e falou-lhe ao coração.  4Disse, então, a seu pai, Hemor: “Obtém-me essa jovem por mulher”. 5Jacó ficou sabendo que Siquém tinha desonrado Dina, sua filha; como, porém, seus filhos estavam no campo com o rebanho, não disse nada até a volta deles.  6Hemor, pai de Siquém, veio conversar com Jacó.  7Quando os filhos de Jacó chegaram do campo e souberam do acontecido, sentiram-se ultrajados e se irritaram violentamente, porque Siquém havia cometido uma infâmia em Israel, estuprando a filha de Jacó, coisa que não se faz.   8Mas Hemor falou-lhes, dizendo: “Meu filho Siquém está enamorado de vossa filha; dai-lha por mulher, eu vo-lo peço.  9Contraí parentesco conosco, dando-nos vossas filhas e tomando as nossas.  10Habitareis conosco e a terra estará à vossa disposição; morai nela, negociai e adquiri propriedades”. 11Siquém disse ao pai e aos irmãos de Dina: “Que eu encontre favor a vossos olhos e vos darei o que me pedirdes.  12Seja qual for o valor do dote e das dádivas, eu os darei como pedirdes; mas dai-me a moça por esposa”.

Pacto com os siquemitas.

13Os filhos de Jacó responderam a Siquém e a seu pai, Hemor, com palavras enganadoras, porque Siquém havia desonrado Dina, sua irmã.  14Disseram-lhes, pois: “Não podemos fazer uma coisa dessas: dar nossa irmã por esposa a um incircunciso, porque seria para nós uma desonra. 15Só com esta condição poderemos atender a vossos desejos: se vos tornardes como nós, circuncidando-se todos os vossos homens; 16então, sim, vos daremos nossas filhas, tomaremos as vossas, moraremos juntos e formaremos um só povo.  17Mas se não nos ouvirdes e não vos deixardes circuncidar, tomaremos nossa filha e nos retiraremos”. 18A proposta agradou a Hemor e a seu filho Siquém. 19Sem demora o jovem executou o que se lhe pedia, porque estava enamorado da filha de Jacó. Ele era o homem mais respeitado em toda a casa de seu pai.

Vingança de Simeão e de Levi.

20Hemor e Siquém foram à porta da cidade e falaram assim a seus concidadãos: 21“Esses homens estão em paz conosco. Deixemos que se estabeleçam no país e circulem livremente; ele é muito extenso e amplo para eles. Poderemos receber suas filhas por esposas e dar-lhes nossas filhas. 22Mas eles só consentem em morar conosco, para formarmos um só povo, com uma condição: que todos os nossos homens sejam circuncidados como eles próprios o são. 23Seus rebanhos, seus bens e todos os seus animais, tudo será nosso. Consintamos, pois, a fim de que se estabeleçam entre nós”.  24Todos os que passavam pela porta da cidade deixaram-se convencer por Hemor e Siquém, seu filho, e todos os homens foram circuncidados.  25No terceiro dia, quando eles convalesciam, os dois filhos de Jacó, Simeão e Levi, irmãos de Dina, tomaram cada qual sua espada, penetraram na cidade sem encontrar oposição e mataram todos os homens.  26Passaram a fio de espada Hemor e Siquém, seu filho; tiraram Dina da casa de Siquém e partiram.  27Os outros filhos de Jacó investiram sobre os mortos e saquearam a cidade, porque haviam desonrado sua irmã.  28Tomaram suas ovelhas, seus bois, seus jumentos e tudo o que havia na cidade e no campo  29e todos os seus bens; levaram cativos seus filhos e suas mulheres e saquearam tudo o que se encontrava em suas casas.  30Jacó disse a Simeão e a Levi: “Vós me arruinastes e me tornastes odioso aos habitantes desta terra, aos cananeus e aos ferezeus. Tenho poucos homens; eles se reunirão contra mim e me atacarão e serei destruído eu e minha casa”. 31Eles responderam: “Deveríamos permitir que tratassem nossa irmã como uma prostituta?”.

Todos os direitos reservados - © Paróquia São José - Trabalhando para Evangelizar - Desenvolvido por RTS Soluções Digital